O discurso em que Isabel II anuncia a III Guerra Mundial está pronto (há 35 anos)

Facundo Arrizabalaga / EPA

A Rainha Isabel II

Um discurso da era da Guerra Fria que teria sido dado pela rainha no caso de um ataque nuclear no Reino Unido será exibido publicamente esta semana pela primeira vez.

Escrito em 1983, o discurso – apelidado de “Ma’amageddon” por funcionários públicos – fazia parte de uma série de planos “ridicularizados em Whitehall enquanto o mundo ainda vivia com medo de um conflito apocalíptico entre os EUA e a Rússia”, segundo o The Sun.

Noutro cenário, o político de esquerda e líder trabalhista Michael Foot teria sido levado sob custódia policial num comício de paz ao lado do arcebispo de Canterbury Robert Runcie, segundo o Daily Mail.

O discurso da rainha abre com uma referência à II Guerra Mundial. “Nunca esqueci a tristeza e o orgulho que senti quando eu e a minha irmã ouvimos as palavras inspiradoras do meu pai naquele dia fatídico em 1939. Nem por um único momento imaginei que esse solene e terrível dever um dia cairia sobre mim”.

O rascunho do discurso termina numa nota positiva. No entanto, insta os britânicos a cuidarem uns dos outros nos dias sombrios que se seguiriam. “Ajudem aqueles que senão podem ajudar, consolem os solitários e os sem-abrigo e deixem a vossa família tornar-se o foco de esperança e vida para aqueles que precisam dela”, teria dito antes de assinar: “Deus vos abençoe”.

O documento está a ser exibido numa nova exposição, chamada “Guerra Fria da Grã-Bretanha Revelada”, no National Archives em Londres. A exposição abre na quinta-feira, o 70º aniversário da formação da NATO e vai até o final de novembro de 2019, marcando 30 anos desde a queda do Muro de Berlim.

Outros documentos originais do período em exibição incluem memorandos políticos, confissões de espiões, cartazes de defesa civil e o “documento impertinente” de Churchill – um relatório manuscrito que descrevia os planos do então primeiro-ministro de dividir a Europa com o líder russo Josef Stalin.

O pacto secreto foi escrito quando os Aliados se aproximaram da Alemanha nazi em 1944 e listava os países e as percentagens que a Rússia e os aliados ocidentais reivindicariam.

“A ameaça generalizada da guerra nuclear impactou a vida quotidiana de milhões de pessoas e esta exposição instigante oferecerá um olhar único sobre as tensões políticas e ideológicas entre o Oriente e o Ocidente”, referiu o curador da exposição, Mark Dunton.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não vai faltar muito para infelizmente esse mesmo discurso ter que ser lido com as intenções inicias…
    O mundo esta cada vez mais perigoso.

    • Fica tranquila a biblia da a resposta 1 o mundo esta sendo governado pelo seu deus note sff (1 Joao 5:19 ) e
      2, na oracao do PAI NOSSO DIZ como se deve recordar SEJA FEITA A SUA VONTADE AQUI NA TERRA COMO NO CEU, È SO ESPERAR, acreditando ou nao e nao temos como controlar NADA.

RESPONDER

R abaixo de 1 em Portugal. Um milhão de pessoas pode já ter tido contacto com o vírus

Um doente covid-19 em Portugal está a infetar, em média, menos de uma pessoa, segundo dados do Instituto Ricardo Jorge revelados esta quinta-feira, que mostram que o Rt voltou a estar abaixo do 1. “Atualmente, o …

EUA aprovam legislação que pode excluir firmas chinesas do seu mercado de capitais

O Congresso norte-americano aprovou esta quinta-feira legislação que força as empresas chinesas a saírem dos índices bolsistas norte-americanos a menos que cumpram as regras de contabilidade nos Estados Unidos. A legislação, que pode afetar dezenas de …

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Vila Verde

A Polícia Judiciária está a fazer buscas na Câmara de Vila Verde, no distrito de Braga, relacionadas com "adjudicações a juntas de freguesia", confirmou esta quarta-feira à Lusa fonte daquela força policial. Segundo a mesma fonte, …

Reino Unido começa a vacinar já na próxima semana

O Reino Unido vai começar a vacinar a sua população contra a covid-19 na próxima semana. Depois da aprovação do uso da vacina da Pfizer, os primeiros a receber a vacina serão os trabalhadores e …

Governo já garantiu 370 camas no setor privado

O Governo já garantiu 370 camas no setor privado, sendo que quase metade, 164, são para doentes covid. Há atualmente 3.338 pacientes infetados com o novo coronavírus internados em hospitais. A informação foi confirmada por fonte …

Covid-19 pode ter chegado aos EUA em dezembro de 2019. País prepara-se para o pior inverno da história

Depois de ter sido confirmado que o novo coronavírus já circulava em Itália desde setembro de 2019, agora surge um relatório que refere que a covid-19 pode ter infetado um pequeno número de pessoas nos …

Maior parte dos médicos aposentados que voltam ao SNS prefere trabalhar em tempo reduzido

A maior parte dos médicos aposentados que regressa ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) opta por trabalhar em tempo reduzido, adianta o Jornal de Notícias. De acordo com o Jornal de Notícias, do total de 216 …

Bruxelas ameaça avançar com Fundo de Recuperação sem Hungria e Polónia

A Comissão Europeia (CE) está a perder a paciência e, caso não haja progressos nas negociações, ameaça avançar com o Fundo de Recuperação europeu sem a 'luz verde' da Hungria e da Polónia. O ultimato foi …

Empresas que reforcem lay-off não podem fechar portas, mas podem reduzir horários a 100%

O chamado “apoio à retoma progressiva” vai permitir que em dezembro as empresas saltem para o escalão seguinte, que garante mais financiamento, mas o Governo exige que mantenham atividade. Contudo, garante que tal não condiciona …

Reunião no Infarmed. Pico foi atingido em 25 de novembro, peritos pedem que não haja medo das vacinas

Especialistas, dirigentes dos partidos políticos e parceiros sociais voltaram esta quinta-feira a reunir-se para analisar a situação epidemiológica da covid-19, em vésperas de nova renovação do estado de emergência e da decisão sobre as medidas …