O discurso em que Isabel II anuncia a III Guerra Mundial está pronto (há 35 anos)

Facundo Arrizabalaga / EPA

A Rainha Isabel II

Um discurso da era da Guerra Fria que teria sido dado pela rainha no caso de um ataque nuclear no Reino Unido será exibido publicamente esta semana pela primeira vez.

Escrito em 1983, o discurso – apelidado de “Ma’amageddon” por funcionários públicos – fazia parte de uma série de planos “ridicularizados em Whitehall enquanto o mundo ainda vivia com medo de um conflito apocalíptico entre os EUA e a Rússia”, segundo o The Sun.

Noutro cenário, o político de esquerda e líder trabalhista Michael Foot teria sido levado sob custódia policial num comício de paz ao lado do arcebispo de Canterbury Robert Runcie, segundo o Daily Mail.

O discurso da rainha abre com uma referência à II Guerra Mundial. “Nunca esqueci a tristeza e o orgulho que senti quando eu e a minha irmã ouvimos as palavras inspiradoras do meu pai naquele dia fatídico em 1939. Nem por um único momento imaginei que esse solene e terrível dever um dia cairia sobre mim”.

O rascunho do discurso termina numa nota positiva. No entanto, insta os britânicos a cuidarem uns dos outros nos dias sombrios que se seguiriam. “Ajudem aqueles que senão podem ajudar, consolem os solitários e os sem-abrigo e deixem a vossa família tornar-se o foco de esperança e vida para aqueles que precisam dela”, teria dito antes de assinar: “Deus vos abençoe”.

O documento está a ser exibido numa nova exposição, chamada “Guerra Fria da Grã-Bretanha Revelada”, no National Archives em Londres. A exposição abre na quinta-feira, o 70º aniversário da formação da NATO e vai até o final de novembro de 2019, marcando 30 anos desde a queda do Muro de Berlim.

Outros documentos originais do período em exibição incluem memorandos políticos, confissões de espiões, cartazes de defesa civil e o “documento impertinente” de Churchill – um relatório manuscrito que descrevia os planos do então primeiro-ministro de dividir a Europa com o líder russo Josef Stalin.

O pacto secreto foi escrito quando os Aliados se aproximaram da Alemanha nazi em 1944 e listava os países e as percentagens que a Rússia e os aliados ocidentais reivindicariam.

“A ameaça generalizada da guerra nuclear impactou a vida quotidiana de milhões de pessoas e esta exposição instigante oferecerá um olhar único sobre as tensões políticas e ideológicas entre o Oriente e o Ocidente”, referiu o curador da exposição, Mark Dunton.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não vai faltar muito para infelizmente esse mesmo discurso ter que ser lido com as intenções inicias…
    O mundo esta cada vez mais perigoso.

    • Fica tranquila a biblia da a resposta 1 o mundo esta sendo governado pelo seu deus note sff (1 Joao 5:19 ) e
      2, na oracao do PAI NOSSO DIZ como se deve recordar SEJA FEITA A SUA VONTADE AQUI NA TERRA COMO NO CEU, È SO ESPERAR, acreditando ou nao e nao temos como controlar NADA.

RESPONDER

Thomas Cook anuncia falência e obriga a repatriamento maciço de 600 mil turistas

O operador turístico britânico Thomas Cook anunciou falência depois de não ter conseguido encontrar, durante o fim de semana, fundos necessários para garantir a sua sobrevivência e, por isso, entrará em “liquidação imediata”. “Apesar dos esforços …

Dar à luz era mais fácil há 2 milhões de anos

Como humanos modernos, desenvolvemos a habilidade de caminhar em duas pernas e temos cérebros grandes. Estas características ajudam-nos a chegar à prateleira de cima e a resolver quebra-cabeças - mas vêm com um preço. As nossas …

Lotes de medicamentos para azia com possível carcinogénio retirados do mercado

O Infarmed ordenou este sábado a recolha e retirada imediata de uma série de lotes de medicamentos protetores gástricos contendo o princípio ativo ranitidina do mercado, depois de ter sido detetada a presença de uma …

Ator de Star Trek morre aos 50 anos

Aron Eisenberg, o Nog de Star Trek: Deep Space Nine, morreu este sábado, com apenas 50 anos. A causa de morte do ator ainda não foi revelada. Morreu Aron Eisenberg, ator que interpretou a personagem Nog, …

Mesmo que não beba, o seu fígado pode sofrer danos causados por álcool

A lesão hepática é uma das consequências bem conhecidas do consumo excessivo de álcool. Mas nem sempre é preciso beber para sofrer delas. Algumas bactérias intestinais produzem álcool e podem danificar o nosso fígado sem lhe …

Colisão gigante de asteróides no Espaço provocou um boom de vida na Terra

Os asteróides desempenharam um "papel divino" na história da vida na Terra. Um novo estudo sugere que um gigantesco boom de biodiversidade na Terra, há cerca de 470 milhões de anos, poderá ter acontecido devido …

Alguns planetas podem orbitar um buraco negro supermassivo em vez de uma estrela

Estamos habituados à ideia de que um planeta orbita estrelas. No entanto, estes corpos celestes podem também existir em torno de buracos negros supermassivos. Os cientistas já haviam adotado a ideia de que há planetas a …

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …