O discurso em que Isabel II anuncia a III Guerra Mundial está pronto (há 35 anos)

Facundo Arrizabalaga / EPA

A Rainha Isabel II

Um discurso da era da Guerra Fria que teria sido dado pela rainha no caso de um ataque nuclear no Reino Unido será exibido publicamente esta semana pela primeira vez.

Escrito em 1983, o discurso – apelidado de “Ma’amageddon” por funcionários públicos – fazia parte de uma série de planos “ridicularizados em Whitehall enquanto o mundo ainda vivia com medo de um conflito apocalíptico entre os EUA e a Rússia”, segundo o The Sun.

Noutro cenário, o político de esquerda e líder trabalhista Michael Foot teria sido levado sob custódia policial num comício de paz ao lado do arcebispo de Canterbury Robert Runcie, segundo o Daily Mail.

O discurso da rainha abre com uma referência à II Guerra Mundial. “Nunca esqueci a tristeza e o orgulho que senti quando eu e a minha irmã ouvimos as palavras inspiradoras do meu pai naquele dia fatídico em 1939. Nem por um único momento imaginei que esse solene e terrível dever um dia cairia sobre mim”.

O rascunho do discurso termina numa nota positiva. No entanto, insta os britânicos a cuidarem uns dos outros nos dias sombrios que se seguiriam. “Ajudem aqueles que senão podem ajudar, consolem os solitários e os sem-abrigo e deixem a vossa família tornar-se o foco de esperança e vida para aqueles que precisam dela”, teria dito antes de assinar: “Deus vos abençoe”.

O documento está a ser exibido numa nova exposição, chamada “Guerra Fria da Grã-Bretanha Revelada”, no National Archives em Londres. A exposição abre na quinta-feira, o 70º aniversário da formação da NATO e vai até o final de novembro de 2019, marcando 30 anos desde a queda do Muro de Berlim.

Outros documentos originais do período em exibição incluem memorandos políticos, confissões de espiões, cartazes de defesa civil e o “documento impertinente” de Churchill – um relatório manuscrito que descrevia os planos do então primeiro-ministro de dividir a Europa com o líder russo Josef Stalin.

O pacto secreto foi escrito quando os Aliados se aproximaram da Alemanha nazi em 1944 e listava os países e as percentagens que a Rússia e os aliados ocidentais reivindicariam.

“A ameaça generalizada da guerra nuclear impactou a vida quotidiana de milhões de pessoas e esta exposição instigante oferecerá um olhar único sobre as tensões políticas e ideológicas entre o Oriente e o Ocidente”, referiu o curador da exposição, Mark Dunton.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não vai faltar muito para infelizmente esse mesmo discurso ter que ser lido com as intenções inicias…
    O mundo esta cada vez mais perigoso.

    • Fica tranquila a biblia da a resposta 1 o mundo esta sendo governado pelo seu deus note sff (1 Joao 5:19 ) e
      2, na oracao do PAI NOSSO DIZ como se deve recordar SEJA FEITA A SUA VONTADE AQUI NA TERRA COMO NO CEU, È SO ESPERAR, acreditando ou nao e nao temos como controlar NADA.

RESPONDER

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …