O discurso em que Isabel II anuncia a III Guerra Mundial está pronto (há 35 anos)

Facundo Arrizabalaga / EPA

A Rainha Isabel II

Um discurso da era da Guerra Fria que teria sido dado pela rainha no caso de um ataque nuclear no Reino Unido será exibido publicamente esta semana pela primeira vez.

Escrito em 1983, o discurso – apelidado de “Ma’amageddon” por funcionários públicos – fazia parte de uma série de planos “ridicularizados em Whitehall enquanto o mundo ainda vivia com medo de um conflito apocalíptico entre os EUA e a Rússia”, segundo o The Sun.

Noutro cenário, o político de esquerda e líder trabalhista Michael Foot teria sido levado sob custódia policial num comício de paz ao lado do arcebispo de Canterbury Robert Runcie, segundo o Daily Mail.

O discurso da rainha abre com uma referência à II Guerra Mundial. “Nunca esqueci a tristeza e o orgulho que senti quando eu e a minha irmã ouvimos as palavras inspiradoras do meu pai naquele dia fatídico em 1939. Nem por um único momento imaginei que esse solene e terrível dever um dia cairia sobre mim”.

O rascunho do discurso termina numa nota positiva. No entanto, insta os britânicos a cuidarem uns dos outros nos dias sombrios que se seguiriam. “Ajudem aqueles que senão podem ajudar, consolem os solitários e os sem-abrigo e deixem a vossa família tornar-se o foco de esperança e vida para aqueles que precisam dela”, teria dito antes de assinar: “Deus vos abençoe”.

O documento está a ser exibido numa nova exposição, chamada “Guerra Fria da Grã-Bretanha Revelada”, no National Archives em Londres. A exposição abre na quinta-feira, o 70º aniversário da formação da NATO e vai até o final de novembro de 2019, marcando 30 anos desde a queda do Muro de Berlim.

Outros documentos originais do período em exibição incluem memorandos políticos, confissões de espiões, cartazes de defesa civil e o “documento impertinente” de Churchill – um relatório manuscrito que descrevia os planos do então primeiro-ministro de dividir a Europa com o líder russo Josef Stalin.

O pacto secreto foi escrito quando os Aliados se aproximaram da Alemanha nazi em 1944 e listava os países e as percentagens que a Rússia e os aliados ocidentais reivindicariam.

“A ameaça generalizada da guerra nuclear impactou a vida quotidiana de milhões de pessoas e esta exposição instigante oferecerá um olhar único sobre as tensões políticas e ideológicas entre o Oriente e o Ocidente”, referiu o curador da exposição, Mark Dunton.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não vai faltar muito para infelizmente esse mesmo discurso ter que ser lido com as intenções inicias…
    O mundo esta cada vez mais perigoso.

    • Fica tranquila a biblia da a resposta 1 o mundo esta sendo governado pelo seu deus note sff (1 Joao 5:19 ) e
      2, na oracao do PAI NOSSO DIZ como se deve recordar SEJA FEITA A SUA VONTADE AQUI NA TERRA COMO NO CEU, È SO ESPERAR, acreditando ou nao e nao temos como controlar NADA.

RESPONDER

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …