/

Presidente dos colégios GPS investigado por compra de ouro

1

O administrador dos colégios GPS, o ex-deputado socialista António Calvete, está a ser investigado pelo Ministério Público por suspeitas de branqueamento de capitais ligadas à compra de ouro por familiares seus.

Este novo inquérito foi aberto no Departamento Central de Investigação e Ação Penal, onde se investiga a criminalidade económico-financeira altamente organizada e diz respeito a ordens de compra de ouro no valor de 400 mil euros dadas pelos titulares de várias contas do Novo Banco – dois filhos do administrador do grupo GPS e a sua companheira.

De acordo com o Público, antes destas ordens terem sido dadas, há cerca de um ano, António Calvete tinha transferido avultadas quantias para as contas bancárias em causa.

Num requerimento que fez ao juiz de instrução criminal Ivo Rosa para que o magistrado lhe facultasse cópias da investigação patrimonial e financeira feita a este arguido, a procuradora explicava quais eram as suspeitas: o antigo governante tinha tentado adquirir ouro com o objetivo de “subtrair à ação da justiça vantagens obtidas de forma ilícita”.

A operação terá, porém, falhado: os elevados montantes transferidos, num total de perto de um milhão de euros, fizeram disparar os alertas bancários automáticos usados precisamente para prevenir o branqueamento de capitais. O Público tentou apurar se estão em causa os colégios, mas sem sucesso. “O inquérito encontra-se em investigação, com diligências em curso, e está em segredo de justiça”, limitou-se a responder a Procuradoria-Geral da República.

António Calvete e outros quatro administradores dos colégios GPS têm julgamento marcado para 12 de setembro. Responderão por burla qualificada, falsificação de documentos e peculato.

O MP calcula que os administradores dos colégios se tenham apoderado para seu uso pessoal de 30 dos 300 milhões de euros que o GPS recebeu do Estado entre 2005 e 2013 por conta dos chamados contratos de associação, que são os apoios que o Estado concede ao ensino privado que faz as vezes do público nas localidades onde este último não existe ou não chega para todas as crianças que estão na escolaridade obrigatória.

A um dos administradores do grupo foram apreendidas seis dezenas de automóveis. Da frota de veículos faziam parte dois Porsches, e ainda vários Audis e Mercedes de topo de gama. Segundo a acusação, parte dos carros foram “posteriormente revendidos pelos arguidos, por preço inferior, a familiares ou pessoas da sua confiança”.

O MP apontava também o dedo a um antigo secretário de Estado, bem como a um ex-diretor regional de educação, tendo acusado ambos de corrupção. Apesar de o juiz de instrução Ivo Rosa ter ilibado os dois arguidos, por considerar não existirem indícios suficientes para os levar a julgamento, a decisão ainda pode ser revertida, uma vez que o MP recorreu dela para o Tribunal da Relação de Lisboa.

Na origem das suspeitas de corrupção imputadas pelo Ministério Público ao ex-secretário de Estado da Educação José Manuel Canavarro e ao seu diretor regional de Educação de Lisboa estão os contratos de associação que ambos viabilizaram com colégios do grupo GPS, para o qual viriam depois a trabalhar.

A técnica que aparece a assinar dois desses pareceres em fevereiro de 2005 garantiu repetidamente, nas várias inquirições a que foi submetida pela Polícia Judiciária e pelo MP na qualidade de testemunha, que nunca os redigiu, muito embora reconheça ser sua a assinatura que deles consta.

A trabalhar na altura no departamento da direção regional que se dedica à organização da rede escolar, a professora invocou duas ordens de razões para nunca se ter pronunciado sobre a necessidade de abertura de dois colégios no concelho de Mafra, outros no das Caldas da Rainha e ainda sobre a extensão da área de influência de um quinto estabelecimento do grupo GPS em Santarém, o Infante Santo, tudo com o objetivo de suprir a carência de escolas públicas.

Por um lado não estava nas suas funções pronunciar-se sobre escolas privadas. Por outro, a zona geográfica que lhe competia não era esta. Uma colega contou, porém, ao MP que a técnica em causa foi mesmo encarregue pelo diretor regional de emitir parecer sobre aqueles colégios.

Embora reconheça que os colégios faziam falta em Mafra e nas Caldas, o MP defende que o mesmo não sucedia no caso de Santarém. Um funcionário da direção regional referiu-se a este estabelecimento como “um disparate sem tempo num sítio sem população, um monstro arquitetónico que se vê a quilómetros de distância”.

Até ter sido contactado pelo jornal, António Calvete ignorava estar a ser alvo de uma segunda investigação, garante o seu advogado, Mário Diogo.

“A suposta imputação de uma infração relacionada com branqueamento de capitais não tem sentido: não só não foi praticada qualquer conduta que possa ser considerada um ato de branqueamento ou de dissimulação de capitais, como tal crime exige uma conduta ilícita anterior que tenha produzido vantagens, conduta essa que de todo não ocorreu”.

“Será, pois, na fase de julgamento, que, seguramente, se comprovará que não existiu qualquer crime que possa ser válida e legitimamente imputado a António Calvete, o que implicará a sua absolvição”, diz ainda Mário Diogo.

O Ministério da Educação continua a financiar vários destes colégios através dos contratos de associação, muito embora o grupo GPS já não tenha existência formal.

ZAP //

1 Comment

  1. Ainda bem que o fecho deste processo foi positivo para ambas as partes que protegeram o ensino pedagogico mesmo privado e nao poseram em risco a escolaridade dos estudantes durante todo este processo. Devo informar tambem que as rendas dos imoveis arrendados, alugados depositadas na Caixa Geral de Depositos, meu conhecimento na figueira da foz, sao para conservacao dos predios, conservacao de infraestruturas esgotos,alteracao dentro das habitacoes, elevadores, limpeza de escadas e manutencao e pagamento de ordenados ao pessoal de limpeza. A Global e a Mutual sao antigas seguradoras – aonde ainda se encontra predios registados nestas seguradoras e que ainda se encontram ainda no activo em 2024. Foi com saldo positivo e ainda bem que houve este processo e se fechou este processo com saldo positivo – para as escolas ,para as empresas e para o Estado.
    De: Maria dulce Pereira Santo
    21-03-2024

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.