//

Isabel dos Santos perde poder na Unitel

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

A filha do ex-presidente José Eduardo dos Santos perdeu influência: Isabel dos Santos mantém-se na administração da Unitel e como acionista de referência, mas fica sem qualquer pelouro.

Depois de oito horas de reunião, houve uma mudança na governação da Unitel, a empresa líder de telecomunicações móveis em Angola. O papel da filha do ex-presidente José Eduardo dos Santos fica agora reduzido à dimensão de acionista representada na administração da companhia, mas sem capacidade de interferência na gestão.

Isabel dos Santos não mais determinará os destinos da empresa e não deverá falar em nome da Unitel sem que seja mandatada, e para tal terá de ter obrigatoriamente o aval da PTV e da Sonangol”, afirmou fonte próxima do processo ao Jornal de Negócios, depois da reunião de acionistas da empresa, em Luanda, na qual a empresária não marcou presença.

Além da diminuição de poderes próprios, Isabel dos Santos perde também dois administradores com posições importantes na empresa que eram da sua confiança: Antony Dalton, que era diretor-geral, e Diogo Santa Marta, responsável financeiro, avança o Público esta quinta-feira.

Com isto, a PT Ventures, participada da brasileira Oi e que estava há alguns anos arredada da gestão, passa a ter a maioria dos representantes no conselho de administração, adianta o comunicado da empresa.

As mudanças na Unitel serão efetuadas no dia 6 de maio. Além da Oi e da Sonangol, a empresa tem também como acionistas a Vidatel – da qual Isabel dos Santos faz parte – e a Geni. O novo conselho terá mandato até dezembro de 2021.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.