Isabel dos Santos perde poder na Unitel

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

A filha do ex-presidente José Eduardo dos Santos perdeu influência: Isabel dos Santos mantém-se na administração da Unitel e como acionista de referência, mas fica sem qualquer pelouro.

Depois de oito horas de reunião, houve uma mudança na governação da Unitel, a empresa líder de telecomunicações móveis em Angola. O papel da filha do ex-presidente José Eduardo dos Santos fica agora reduzido à dimensão de acionista representada na administração da companhia, mas sem capacidade de interferência na gestão.

Isabel dos Santos não mais determinará os destinos da empresa e não deverá falar em nome da Unitel sem que seja mandatada, e para tal terá de ter obrigatoriamente o aval da PTV e da Sonangol”, afirmou fonte próxima do processo ao Jornal de Negócios, depois da reunião de acionistas da empresa, em Luanda, na qual a empresária não marcou presença.

Além da diminuição de poderes próprios, Isabel dos Santos perde também dois administradores com posições importantes na empresa que eram da sua confiança: Antony Dalton, que era diretor-geral, e Diogo Santa Marta, responsável financeiro, avança o Público esta quinta-feira.

Com isto, a PT Ventures, participada da brasileira Oi e que estava há alguns anos arredada da gestão, passa a ter a maioria dos representantes no conselho de administração, adianta o comunicado da empresa.

As mudanças na Unitel serão efetuadas no dia 6 de maio. Além da Oi e da Sonangol, a empresa tem também como acionistas a Vidatel – da qual Isabel dos Santos faz parte – e a Geni. O novo conselho terá mandato até dezembro de 2021.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …

Um Papa na "Terra de Abraão" pela primeira vez na História. Francisco em viagem inédita ao Iraque

Depois de 15 meses em Itália, o Papa Francisco regressou às viagens pastorais com uma visita de quatro dias ao Iraque, uma viagem inédita de um líder da Igreja Católica ao Iraque.  O Papa Francisco desafiou …

Jesus não "perdoa" Vlachodimos pelo erro no dérbi. Vieira já definiu preço para o guardião

O jornal O Jogo escreve este sábado que o treinador do Benfica, Jorge Jesus, ainda não esqueceu o erro do guardião Odysseas Vlachodimos frente ao Sporting, numa partida para o campeonato que acabou com a …

Abandonar Aeroporto do Montijo e apostar em Alcochete custará ao Estado tanto como "15 hospitais"

O Aeroporto do Montijo está, de novo, em águas de bacalhau, mas se o Governo tiver mesmo de abandonar o projecto, o Estado terá de desembolsar uma indemnização de 10 mil milhões de euros. Além …

Equipas móveis vão percorrer o país para testarem alunos, professores e funcionários de escolas públicas

Equipas móveis - compostas por enfermeiros, técnicos e administrativos - vão percorrer o país para testarem todas as escolas públicas do continente. Numa primeira fase, o universo de testados rondará as 500 mil pessoas. O Público …