/

Shutdown prossegue. Senado norte-americano não chegou a acordo e chumbou duas moções

Michael Reynolds / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O shutdown vai prosseguir nos EUA. Esta quinta-feira, os membros do Senado norte-americano não conseguiram chegar a acordo e duas moções para retomar o financiamento da administração pública não receberam votos suficientes.

O Senado norte-americano reprovou os planos concorrentes dos democratas e dos republicanos para terminar com o encerramento dos serviços do governo federal – shutdown – , que já dura há 35 dias, o mais longo de sempre.

A proposta democrata recebeu mais dois votos que o plano dos republicanos, o que enfraquece a posição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Entre os republicanos registaram-se seis votos a favor dos democratas, entre eles do senador Mitt Romney, do Utah, em choque com Trump.

O senado rejeitou primeiro um plano republicano de reabertura do governo até setembro e que disponibilizasse os 5,7 mil milhões que Trump exige para construir o muro na fronteira com o México. A votação desta proposta foi de 50-47, sendo rejeitada, uma vez que necessitava de 60 votos para ter sucesso.

Pouco depois os senadores votaram uma proposta democrata que pretendia abrir os serviços do governo até 8 de fevereiro, sem dinheiro para o muro. A proposta foi rejeita por 52-44, ficando oito votos abaixo dos 60 necessários.

O objetivo desta proposta era dar tempo de se chegar a um acordo, permitindo aos cerca de 800 mil trabalhadores receberem os seus ordenados, que estão a um dia de ficarem sem receber pelo segundo período de pagamento consecutivo.

O Governo norte-americano está em encerramento parcial devido à insistência do republicano Donald Trump em obter financiamento para a construção de um muro na fronteira com o México, o que tem a oposição dos democratas.

Cerca de 800 mil funcionários públicos não receberam salário, o que aumentou as ansiedades relativas ao pagamento de crédito imobiliário e outras contas, e metade deles nem está a trabalhar, o que provocou o encerramento de vários serviços governamentais.

Trump assegura que não reabre o governo enquanto não tiver o dinheiro para o muro.Os democratas dizem que são a favor de medidas para reforçar a segurança fronteiriça, mas opõem-se ao muro.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.