Segundo revela o Instituto do Cinema e do Audiovisual, numa análise feita no que toca a 2018, as salas de cinema portuguesas perderam quase um milhão de espectadores no ano passado
Segundo a mesma entidade, houve quase menos um milhão de espectadores nas salas de cinema portuguesas no ano passado, o que também resultou numa quebra de 3,3 milhões de euros de bilheteira em relação a 2017.
Esta é, de resto, uma tendência que já se vinha a verificar no decorrer do ano passado.
Sendo mais concretos, registaram-se 14,6 milhões de espectadores, um decréscimo de menos 920 mil bilhetes vendidos em relação a 2017. Já a receita bruta, no que concerne a vendas de bilheteira, desceu 4%, de 81,6 milhões de euros de 2017 para os 78,3 milhões de euros do ano passado.
Ao todo, estrearam-se 398 filmes em Portugal. The Incredibles 2: Os Super-heróis, foi a longa-metragem mais vista, contando com 605 mil espectadores, o que resultou em 3,1 milhões de euros de receita de bilheteira.
No Top 10 dos filme mais vistos, temos ainda Bohemian Rhapsody, Deadpool 2, Vingadores: Guerra do Infinito, Missão: Impossível – Fallout, entre outros. Ou seja, apenas filmes mais comerciais. No que toca a películas portuguesas, Pedro & Inês foi a mais vista, contando com 46.717 espectadores em sala.
A título de curiosidade, refira-se os dez filmes portugueses mais vistos no cinema no ano passado renderam somente 990 mil euros em receitas de bilheteira.
Mais grave é perceber que as 574 salas de exibição do país registaram 662.488 sessões, o que perfaz uma média desastrosa de apenas 22 espectadores por sessão. De realçar que, graças à Festa do Cinema, outubro foi o mês que levou mais público às salas.
// Echo Boomer
Continuem a exibir porcaria, e hão-de perder muito mais no futuro.