/

Os alemães gostam de pagar impostos, os brasileiros não

1

dizznbonn / Flickr

Um estudo recentemente publicado pela ONU revela que os cidadãos alemães são os que melhor aceitam pagar taxas para financiar bens públicos. O Brasil aparece no lado oposto do ranking.

Os alemães são os que melhor aceitam o pagamento de impostos para financiar bens públicos, segundo revela um estudo publicado esta quinta-feira pela ONU. Por sua vez, os brasileiros estão entre os menos satisfeitos com a obrigatoriedade do pagamento de taxas.

A investigação, realizada pelo Basel Institute of Commons and Economics, na Suíça, mostrou, numa escala de 1 a 10, o nível de aceitação dos cidadãos de 14 países em pagar impostos que, posteriormente, são convertidos em infraestruturas, saúde, educação e outros bens públicos.

Os cidadãos da Alemanha aparecem em primeiro lugar, com 7 de pontuação, sugerindo que o pagamento de impostos é feito de bom grado naquele país.

Atrás, aparecem o Cambodja (6,7), Áustria (6,4), Kosovo (5,6), Bangladesh (5,5), Afeganistão e Paquistão (ambos com 5,2). Também foram publicados os resultados do Nepal (4,9), Bósnia-Herzegovina (4,7), Albânia (4,5), Sérvia (4,1) e Montenegro (3,9).

De acordo com a Deutsche Welle, os brasileiros surgem em penúltimo lugar, com a pontuação 3,4, ficando apenas à frente dos cidadãos da Macedónia, cujo nível de aceitação cifrou-se nos 3,2.

O instituto suíço calculou os resultados com base numa pesquisa realizada com mais de 16 mil entrevistados em 141 países. Os questionários foram aplicados ao longo de três anos com a ajuda de universidades e organizações não governamentais.

Os participantes tiveram de responder, também numa escala de 1 a 10 e levando em conta a sua própria opinião, o quão os cidadãos do seu país “aceitam pagar impostos e contribuições para financiar bens públicos”. Os resultados completos do estudo, com as pontuações dos 141 países envolvidos, devem ser publicados em março.

ZAP //

1 Comment

  1. “cidadãos alemães são os que melhor aceitam pagar taxas para financiar bens públicos”
    é porque nao têm nem tiveram governos como o de Portugal.
    andamos a pagar salvamentos de bancos e a pagar obras publicas que foram adjudicadas por um preçoe quando acabaram ficaram umas 5 vezes mais caras

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.