/

Oito dos dez mais ricos do mundo estão mais pobres

Shawn Thew / EPA

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, no Senado norte-americano

Polémicas e turbulência no mercado levaram a que oito dos dez mais ricos do mundo sofressem quedas no valor do seu património em 2018.

O ano de 2018 não foi favorável para os dez grandes que encabeçam a lista dos mais ricos do mundo. De acordo com a Bloomberg, oito dos dez milionários mais ricos registaram grandes perdas, sendo que apenas dois conseguiram aumentar o valor do seu património: Jeff Bezos, criador da Amazon, e o dono da Louis Vuitton, Bernard Arnault.

Mark Zuckerberg, criador do Facebook, foi o que mais perdeu: menos 20,7 mil milhões de dólares, cerca de 18 mil milhões de euros, fixando o seu património líquido em 52 mil milhões de dólares, quase 45 mil milhões de euros.

A segunda maior queda pertence ao empresário espanhol Amancio Ortega, dono do grupo Inditex que detém a Zara e a Massimo Dutti. Ortega perdeu 16,7 mil milhões de dólares (14 mil milhões de euros), ocupando o quinto lugar da tabela com um património total de 58,6 mil milhões de dólares.

Segundo o Público, não há nenhum português na lista dos 500 mais ricos do mundo.

Jeff Bezos mantém, pelo segundo ano, o título de mais rico do mundo, apesar de o segundo semestre do ano ter sido tumultuoso. A sua fortuna duplicou em apenas dois anos e o seu património subiu 25,9 mil milhões de dólares em 2018 (22,6 mil milhões de euros), estando agora valorizado em 125 mil milhões de dólares (109 mil milhões de euros).

Este valor corresponde a mais 34,6 mil milhões de dólares do que o segundo classificado, Bill Gates, que no ano passado registou uma ligeira queda de 1,37 mil milhões de dólares (1,1 mil milhões de euros).

Tim Sweeney surge pela primeira vez na tabela dos 500 mais ricos do mundo, no 195º lugar, graças à popularidade e sucesso do jogo online Fortnite. Em 2018, o seu património subiu 3,86 mil milhões de dólares (3,37 mil milhões de euros), totalizando 7,16 mil milhões de dólares (6,2 mil milhões de euros).

Apesar das polémicas, Elon Musk também registou uma das maiores subidas do seu património líquido: foram 4,01 mil milhões de dólares (3,5 mil milhões de euros), culminando num total de 24 mil milhões de dólares (20,9 mil milhões de euros).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.