Oito dos dez mais ricos do mundo estão mais pobres

Shawn Thew / EPA

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, no Senado norte-americano

Polémicas e turbulência no mercado levaram a que oito dos dez mais ricos do mundo sofressem quedas no valor do seu património em 2018.

O ano de 2018 não foi favorável para os dez grandes que encabeçam a lista dos mais ricos do mundo. De acordo com a Bloomberg, oito dos dez milionários mais ricos registaram grandes perdas, sendo que apenas dois conseguiram aumentar o valor do seu património: Jeff Bezos, criador da Amazon, e o dono da Louis Vuitton, Bernard Arnault.

Mark Zuckerberg, criador do Facebook, foi o que mais perdeu: menos 20,7 mil milhões de dólares, cerca de 18 mil milhões de euros, fixando o seu património líquido em 52 mil milhões de dólares, quase 45 mil milhões de euros.

A segunda maior queda pertence ao empresário espanhol Amancio Ortega, dono do grupo Inditex que detém a Zara e a Massimo Dutti. Ortega perdeu 16,7 mil milhões de dólares (14 mil milhões de euros), ocupando o quinto lugar da tabela com um património total de 58,6 mil milhões de dólares.

Segundo o Público, não há nenhum português na lista dos 500 mais ricos do mundo.

Jeff Bezos mantém, pelo segundo ano, o título de mais rico do mundo, apesar de o segundo semestre do ano ter sido tumultuoso. A sua fortuna duplicou em apenas dois anos e o seu património subiu 25,9 mil milhões de dólares em 2018 (22,6 mil milhões de euros), estando agora valorizado em 125 mil milhões de dólares (109 mil milhões de euros).

Este valor corresponde a mais 34,6 mil milhões de dólares do que o segundo classificado, Bill Gates, que no ano passado registou uma ligeira queda de 1,37 mil milhões de dólares (1,1 mil milhões de euros).

Tim Sweeney surge pela primeira vez na tabela dos 500 mais ricos do mundo, no 195º lugar, graças à popularidade e sucesso do jogo online Fortnite. Em 2018, o seu património subiu 3,86 mil milhões de dólares (3,37 mil milhões de euros), totalizando 7,16 mil milhões de dólares (6,2 mil milhões de euros).

Apesar das polémicas, Elon Musk também registou uma das maiores subidas do seu património líquido: foram 4,01 mil milhões de dólares (3,5 mil milhões de euros), culminando num total de 24 mil milhões de dólares (20,9 mil milhões de euros).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal foi o país da Europa que mais pagou a agentes de futebol

Em 2019, Portugal foi o país da Europa que mais gastou em comissões a agentes nos processos de venda de jogadores de futebol. Os números são de um relatório FIFA, citado esta quinta-feira pelo Jornal de …

"Agregar, agregar, agregar". Se vencer, Pinto Luz conta com Rio e Montengro

O candidato à liderança do PSD Miguel Pinto Luz disse que caso vença as diretas de 11 de janeiro quer contar os seus adversários nesta corrida - o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o …

Açores são o único arquipélago do mundo com certificado de destino turístico sustentável

Os Açores são a primeira região do país certificada como destino turístico sustentável, distinção atribuída a apenas 13 regiões no mundo e entregue esta quinta-feira com a categoria de "prata" pela certificadora Earthcheck. "É com profundo …

Kendrick Lamar atua em data extra do Alive

O rapper norte-americano Kendrick Lamar vai atuar a 8 de julho, num dia extra do festival Alive, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras. Esta será a terceira vez que o rapper atua em Portugal, tendo …

Hugh Grant em campanha porta a porta contra Boris Johnson e o Brexit

Hugh Grant está em campanha contra o primeiro-ministro do seu país. O ator britânico decidiu juntar-se aos trabalhistas e liberais democratas para derrotar Boris Johnson e, nos últimos dias, tem participado em ações de campanha …

Sarah previu a vitória de Trump em 2016. Agora, alerta para o perigo das redes sociais

Sarah Kendzior, que previu a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2016, diz que as redes sociais podem ser utilizadas como uma arma política. Quando quase todos menosprezavam a corrida eleitoral de Donald Trump …

Marcelo "afasta-se" do encontro entre Pompeo e Netanyahu

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, garantiu esta quinta-feira que o encontro, que decorre em Lisboa, entre o secretário de estado dos Estados Unidos e o primeiro ministro israelita "é uma realidade que …

Economia portuguesa cresce acima da média europeia

As economias da zona euro e da União Europeia (UE) mantiveram, no terceiro trimestre, o ritmo de crescimento do período homólogo, respetivamente 1,2% e 1,4%, com Portugal a avançar acima da média (1,9%). Segundo revelou o …

Atendimento a sem-abrigo passa a ser feito independentemente da morada

O atendimento de emergência a pessoas sem-abrigo passa a poder ser feito em qualquer centro distrital da Segurança Social, independentemente da morada em que a pessoa está registada ou da existência de um processo familiar, …

Catarina Martins presente na contra-cimeira do clima em Madrid

A coordenadora do BE integra a comitiva bloquista que, na sexta-feira, vai a Madrid para a manifestação da contra-cimeira do clima, enquanto decorre na capital espanhola a cimeira da Organização das Nações Unidas, a COP25. Em …