O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou nesta terça-feira paralisar o próprio Governo caso não consiga fundos suficiente para a construção do muro na fronteira com o México, iniciativa contestada pelos democratas.
“Se não conseguir o que quero, vou fechar [shutdown] o Governo . Estou orgulhoso de fechar o Governo devido à segurança nas fronteiras”, disse Donald Trump citado pelo jornal norte-americano The New York Times.
A posição do líder norte-americano foi vincada na tarde de ontem, numa reunião com os líderes democratas Nancy Pelosi e Chuck Schumer que decorreu sala oval da Casa Branca, em Washington. Em causa está a construção do muro na fronteira com o México, iniciativa que Trump fez de bandeira durante a sua campanha eleitoral em 2015. A construção está estimada em mais de 4 mil milhões de euros.
Nancy Pelosi criticou a ameaça do Presidente, dizendo tratar-se de uma “paralisação Trump” e não do Governo. “O povo americano reconhece que temos de manter o governo aberto e que uma paralisação não vale de nada”, defendeu a democrata.
Já Chuck Schumer, referiu que Trump fez “uma birra” sobre o muro e que tudo isso significa “gastar muito dinheiro e não resolver o problema”.
“É difícil acreditar que Trump queira dar uma paralisação da máquina pública como presente de Natal para o povo americano. O shutdown é um luxo que o povo americano não pode suportar”, acrescentou ainda a deputada democrata.
O congresso deverá aprovar novos fundos para o Governo norte-americano antes do dia 21 de dezembro e Trump exige que esse orçamento inclua uma fatia de pelo menos cinco mil milhões de dólares – mais de quatro mil milhões de euros – para a construção do muro.
A paralisação do governo federal, proposta pelo Presidente norte-americano, pode ter como consequência o encerramento de vários serviços públicos.
Através do Twitter, Donald Trump disse que a população não percebe quanto do muro já foi construído, reiterando que caso não consiga os votos dos democratas, o exército construirá as partes que faltam concluir. Esta mensagem foi publicada pouco antes de uma reunião na Casa Branca com os líderes democratas da Câmara dos Representantes e do Senado, Nancy Pelosi e Chuck Schumer, respetivamente.
Norte-americanos preferem que Trump desista
Uma maioria de norte-americanos (57%) prefere que Trump desista da construção de um muro fronteiriço, com o México, em vez da suspensão de funções do Governo por ausência de acordo orçamental no Congresso.
De acordo com uma sondagem divulgada nesta terça-feira, esta opinião mantém 21 pontos de vantagem sobre a posição que defende uma atitude de firmeza do Presidente, mesmo que implique a suspensão das funções governativas (36%).
Os democratas apoiam em 71% que não se ponha em risco a estabilidade económica do país ao encerrar as instituições governamentais perante a insistência num muro fronteiriço, enquanto 65% dos republicanos dizem o contrário.
Trump voltou a insistir nas últimas semanas que caso o orçamento não inclua uma alínea específica para a construção do muro fronteiriço, poderia não assinar o documento, o que implicaria uma nova interrupção da atividade governativa.
ZAP // Lusa
«que decorreu sala oval da Casa Branca, em Washington.» decorreu na* sala