Maior estátua do Mundo inaugurada (sob protestos dos agricultores)

4

Divyakant Solanki / EPA

Estátua da Unidade em homenagem ao líder da independência da Índia, Sardar Vallabhbhai Patel

A Índia inaugurou esta quarta-feira a estátua mais alta do mundo, com 182 metros de altura. Os agricultores não pouparam os protestos, queixando-se do custo da escultura, que ultrapassou os 358 milhões de euros.

A obra tem sido motivo de atrito entre o governo e agricultores locais, que se queixam do facto de o Estado ter gasto tanto dinheiro enquanto muitos têm enfrentado dificuldades.

Metade do custo do tributo ao líder da independência indiana Sardar Vallabhbhai Patel foram financiados pelo governo do Estado, tendo o resto vindo do governo federal ou de doações.

“Em vez de gastar dinheiro numa estátua gigante, o governo deveria usá-lo para melhorar as condições dos agricultores e do distrito”, diz Tadvi, que afirma que os agricultores da área não têm nem a infraestrutura mais básica de irrigação.

Vijendra Tadvi, um dos moradores do Estado de Gujarat – onde o monumento foi erguido, no oeste do país -, lutou durante anos para ter acesso a água para irrigar a sua quinta.

Como milhões de agricultores na Índia, depende das chuvas das monções para irrigar as colheitas. No resto do tempo, retira água do lençol freático, que corresponde a 80% da oferta de água para irrigação.

O monumento foi apelidado de “estátua da unidade” e é a peça principal de uma série de homenagens a Patel. O líder nacionalista nasceu em Gujarat e tornou-se primeiro ministro do interior da Índia independente. O atual primeiro ministro indiano, Narenda Modi, encomendou a estátua quando foi ministro chefe do Estado, em 2010.

Divyakant Solanki / EPA

A estátua tem o dobro do tamanho da Estátua da Liberdade

Nos últimos anos, o partido de Modi, o partido hindu nacionalista BJP (Partido Bharatiya Janata) tem evocado a figura de Patel e acusado a oposição, o Partido do Congresso, de deixar a imagem Patel de lado para beneficiar os descendentes de Nehru, três dos quais serviram como primeiros-ministros.

Os planos para o memorial a Patel incluem um hotel três estrelas, um museu e um centro de investigação de assuntos sobre os quais o homenageado se interessava – como a governação e desenvolvimento agrário.

Muitas das famílias na região continuam a sofrer com fome e má nutrição. O índice de crianças matriculadas em escolas primárias tem diminuído, de acordo com um relatório de 2016 publicado pelo próprio governo do Estado.

O governo diz que o memorial vai melhorar a economia do distrito, já que esperam cerca de 2,5 milhões de visitantes por ano. “Vai gerar oportunidades de emprego para os locais e aumentar o turismo na área”, diz Sandeep Kumar, um dos membros do governo envolvidos no projeto.

Mas os moradores da região não estão convencidos. “Porque não podem investir num projeto para ajudar os agricultores e melhorar as suas condições de vida?”, diz Lakhan, um ativista local. “Prometeram água para a irrigação, mas a situação continua na mesma.”

De acordo com um censo de 2011, cerca de 85% da população economicamente ativa do distrito trabalha com agricultura – um setor dominado por pequenos agricultores. Apesar de metade da população da Índia trabalhar como na agricultura, esta atividade é responsável por apenas 15% do PIB do país.

Na verdade, o setor encolheu 1,2% neste ano. As quintas empregam muitas pessoas, mas produzem muito pouco. Em 2017, agricultores do distrito de Tamil Nadu, que foi muito afetado pela seca, protestaram usando caveiras humanas com ratos vivos presos entre os dentes.

Em Gujarat, na sombra da estátua de Patel, muitos chegam a furtar água, desviando-a ilegalmente. “Não temos opção a não ser roubar a água, já que não outras fontes de água para nós”, admitiu um dos trabalhadores rurais.

A estátua, com o dobro do tamanho da Estátua da Liberdade em Nova Iorque, pesa quase 100 mil toneladas e foi fabricada em parte na China, tendo exigido quatro anos de trabalho e o esforço de três mil trabalhadores.

Estátua mais alta do Mundo, mas não por muito tempo

A estátua de Sardar Patel é a maior do mundo, mas o recorde não vai durar muito tempo. Também na Índia, mas na costa de Bombaim, numa ilha artificial, irá nascer uma estátua de Shivaji, o monarca fundador do império Maratha, no século XVII.

O memorial, com inauguração prevista em 2021, vai ter 212 metros de altura e representar a figura histórica a cavalo. À volta será construído um museu, uma praça de alimentação e um anfiteatro, num projeto orçado em 425 milhões de euros.

Também aqui já se levantaram vozes contra o projeto. “Isto é dinheiro dos contribuintes e tenho a certeza de que todos gostaríamos que fosse gasto em algo melhor, como educação, infraestruturas e alimentação”, escreveu o jornalista Khrisma Upadhyay numa petição online que se opõe à ideia, citado pelo DN.

ZAP // BBC

4 Comments

  1. Bom dia ZAP. No subtítulo parece haver confusão no valor gasto na construção da estátua, que foi de 29,8 mil milhões de rúpias, aproximadamente 356 milhões de euros, não 356 mil milhões…
    Abraço e continuação de bom trabalho.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.