A maior escultura do mundo está quase pronta (e tem o dobro do tamanho da Estátua da Liberdade)

A estrutura daquela que será a mais alta estátua do mundo está a ganhar forma na Índia. A estátua, prestes a ser concluída, foi projetada para ter 182 metros – o equivalente a um prédio com mais de 50 andares.  

Este será um tributo a Sardar Vallabhbhai Patel, herói e símbolo da luta pela independência do país. Quando estiver concluída, a estátua vai destronar o lugar até agora ocupado pelo Buda do Templo da Primavera, na China, que mede 128 metros, considerado até então o maior do mundo, revela a BBC.

Para quebrar este recorde, a Índia estima gastar cerca de 350 milhões de euros. O monumento, com inauguração marcada para o próximo dia 31 de outubro, é visto como um projeto pessoal do primeiro-ministro Narendra Modi.

Patel foi o primeiro vice-presidente da Índia após a independência em 1947. A estátua em homenagem à figura histórica tem sido apelidada com a “estátua da unidade”. O líder é conhecido como o “homem de ferro da Índia”, uma vez que conseguiu persuadir regiões rivais a unirem-se e tornarem-se parte do país após a independência.

O político nasceu na zona rural de Gujarate, um dos 28 estados da Índia onde está a ser erguido o seu tributo. Mais de 2.500 trabalhadores estão envolvidos na construção.

Nacionalistas hindus, que assumiram o governo da Índia com o Partido do Povo Indiano em 2014, alegaram que o lugar de Patel na História tinha sido esquecido em detrimento de membros da dinastia Nehru, que dominou a política indiana durante anos.

Durante a campanha, em 2013, o agora primeiro-ministro disse que “todos os indianos lamentam o facto de Sardar Patel não ter chegado a primeiro-ministro”.

Quando estiver terminada, a estátua de bronze vai ter quase duas vezes o tamanho da estátua da Liberdade, um dos principais símbolos de Nova York, nos Estados Unidos.

Acredita-se que o local escolhido para abrigar a estátua vai transformar-se numa atração turística em Gujarate. À altura do peito da estátua haverá uma galeria para visitação, com vista panorâmica para a paisagem em volta.

ZAP // BBC

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. “… a Índia estima gastar cerca de 350 milhões de euros ,,,”
    num pais em que ha tanta pobreza e o estado vai gastar tanto dinheiro para fazer uma estatua com esta grandeza.
    pelo que vejo para os governantes é mais importante esta estatua e o dinheiro gasto que que tirar da pobreza algumas pessoas
    é para mostrar ao mundo que também têm direito a um “brinquedo”?

  2. Entretanto chega-se há conclusão de que a independência nada de proveitoso lhes trouxe, mentalidade retrógrada e miséria parece ser o forte daquele país, esse dinheiro gasto em benefício da população certamente beneficiaria muitos milhares ou milhões de cidadãos que por sua vez também estão divididos em lutas religiosas e políticas que jamais se entenderão como um só povo.

    • QUEM DECIDE ESTAS COISAS SÃO OS POLÍTICOS… E NENHUM POLÍTICO SE INTERESSA PELO BEM ESTAR, A NÃO SER O DELES…. GASTAR O QUE OS OUTROS TRABALHARAM PARA GANHAR TAMBÉM É SINÓNIMO DE POLÍTICO…. DAÍ NÃO VEJO ADMIRAÇÃO NENHUMA…… POLÍTICOS HÁ MUITOS…. DOS BONS NEM SEQUER DÁ PARA CONTAR PELOS DEDOS…

RESPONDER

Muito mais do que tabaco. Cientistas identificam drogas tomadas pelos maias em recipientes antigos

Uma equipa de cientistas da Washington State University identificou a presença de planta que não é do tabaco em recipientes de drogas dos antigos maias. Os investigadores detetaram "marigold mexicana" (Tagetes lucida) em resíduos retirados de …

Pico na primeira semana de fevereiro. Mesmo confinando, modelo prevê 1154 doentes em UCI

Portugal deverá ter 1.154 doentes internados em cuidados intensivos num pico na primeira semana de fevereiro, mesmo com um confinamento igual ao de março, avança um modelo da NOVA Information Management School. Portugal deverá duplicar o …

Biden assume leme dos EUA. Trump concede 140 perdões (e pede que se "reze" pelo sucessor)

Joe Biden assume esta quarta-feira o leme dos Estados Unidos. Porém, antes de sair, o Presidente cessante, Donald Trump, perdoou e comutou penas a mais de 140 pessoas. Nas horas finais da sua presidência, Donald Trump …

Ouvir música clássica enquanto faz exercício? A Ciência sugere que sim

Estudos sugerem que, ao contrário daquilo que pensa, ouvir música clássica enquanto se pratica exercício físico pode ajudá-lo no seu treino. Para muitas pessoas, uma parte essencial de qualquer regime de exercício é a música que …

“Não queiram fazer mistérios onde não existem”. UE encerrou caso do procurador europeu

A União Europeia (UE) deu por "encerrado" o caso do procurador europeu José Guerra e dos lapsos no seu currículo enviado pelo Governo. “A reunião dos membros do Conselho da UE decorreu na segunda-feira e …

Jack Ma reaparece após estar "desaparecido" quase três meses

O bilionário fundador do gigante do comércio eletrónico chinês Alibaba reapareceu, esta quarta-feira, numa reunião virtual com professores rurais, após meses de incerteza sobre o seu paradeiro. No vídeo, publicado no site do jornal chinês Tianmu …

Jesus voltou a testar negativo. Benfica confirma presença na Taça da Liga

O treinador do Benfica voltou a testar negativo ao novo coronavírus, num segundo teste realizado esta terça-feira, dia em que o clube anunciou ter 17 casos de infeção na sua estrutura profissional de futebol. "O Benfica …

Novas regras do confinamento entram em vigor esta quarta-feira (mas há exceções nos horários)

As novas medidas de restrição para travar a pandemia de covid-19 em Portugal entraram em vigor às 0h desta quarta-feira no âmbito do estado de emergência em vigor no país.  O primeiro-ministro anunciou esta segunda-feira que …

Ratos paraplégicos voltam a caminhar graças a proteína inovadora

Cientistas criaram e injetaram uma proteína no cérebro de ratos paraplégicos. Após um par de semanas, os ratos recuperaram a capacidade de caminhar. Não, não é milagre. Uma equipa de investigadores alemães conseguiu restaurar a capacidade …

Sporting vai apresentar queixa à Ordem dos Médicos do diretor clínico da Unilabs

O presidente do Sporting anunciou, esta terça-feira, a intenção de denunciar à Ordem dos Médicos o comportamento do diretor clínico da Unilabs, devido aos testes à covid-19 que impediram Nuno Mendes e Sporar de defrontar …