A maior escultura do mundo está quase pronta (e tem o dobro do tamanho da Estátua da Liberdade)

A estrutura daquela que será a mais alta estátua do mundo está a ganhar forma na Índia. A estátua, prestes a ser concluída, foi projetada para ter 182 metros – o equivalente a um prédio com mais de 50 andares.  

Este será um tributo a Sardar Vallabhbhai Patel, herói e símbolo da luta pela independência do país. Quando estiver concluída, a estátua vai destronar o lugar até agora ocupado pelo Buda do Templo da Primavera, na China, que mede 128 metros, considerado até então o maior do mundo, revela a BBC.

Para quebrar este recorde, a Índia estima gastar cerca de 350 milhões de euros. O monumento, com inauguração marcada para o próximo dia 31 de outubro, é visto como um projeto pessoal do primeiro-ministro Narendra Modi.

Patel foi o primeiro vice-presidente da Índia após a independência em 1947. A estátua em homenagem à figura histórica tem sido apelidada com a “estátua da unidade”. O líder é conhecido como o “homem de ferro da Índia”, uma vez que conseguiu persuadir regiões rivais a unirem-se e tornarem-se parte do país após a independência.

O político nasceu na zona rural de Gujarate, um dos 28 estados da Índia onde está a ser erguido o seu tributo. Mais de 2.500 trabalhadores estão envolvidos na construção.

Nacionalistas hindus, que assumiram o governo da Índia com o Partido do Povo Indiano em 2014, alegaram que o lugar de Patel na História tinha sido esquecido em detrimento de membros da dinastia Nehru, que dominou a política indiana durante anos.

Durante a campanha, em 2013, o agora primeiro-ministro disse que “todos os indianos lamentam o facto de Sardar Patel não ter chegado a primeiro-ministro”.

Quando estiver terminada, a estátua de bronze vai ter quase duas vezes o tamanho da estátua da Liberdade, um dos principais símbolos de Nova York, nos Estados Unidos.

Acredita-se que o local escolhido para abrigar a estátua vai transformar-se numa atração turística em Gujarate. À altura do peito da estátua haverá uma galeria para visitação, com vista panorâmica para a paisagem em volta.

ZAP // BBC

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. “… a Índia estima gastar cerca de 350 milhões de euros ,,,”
    num pais em que ha tanta pobreza e o estado vai gastar tanto dinheiro para fazer uma estatua com esta grandeza.
    pelo que vejo para os governantes é mais importante esta estatua e o dinheiro gasto que que tirar da pobreza algumas pessoas
    é para mostrar ao mundo que também têm direito a um “brinquedo”?

  2. Entretanto chega-se há conclusão de que a independência nada de proveitoso lhes trouxe, mentalidade retrógrada e miséria parece ser o forte daquele país, esse dinheiro gasto em benefício da população certamente beneficiaria muitos milhares ou milhões de cidadãos que por sua vez também estão divididos em lutas religiosas e políticas que jamais se entenderão como um só povo.

    • QUEM DECIDE ESTAS COISAS SÃO OS POLÍTICOS… E NENHUM POLÍTICO SE INTERESSA PELO BEM ESTAR, A NÃO SER O DELES…. GASTAR O QUE OS OUTROS TRABALHARAM PARA GANHAR TAMBÉM É SINÓNIMO DE POLÍTICO…. DAÍ NÃO VEJO ADMIRAÇÃO NENHUMA…… POLÍTICOS HÁ MUITOS…. DOS BONS NEM SEQUER DÁ PARA CONTAR PELOS DEDOS…

RESPONDER

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …

Quase cinco meses depois, a Champions está de volta

A Liga dos Campeões é retomada esta sexta-feira, quase cinco meses depois da suspensão devido à pandemia de covid-19. Suspensa logo depois do jogo Leipzig-Tottenham, disputado a 11 de março, a prova milionária está de regresso …