A maior escultura do mundo está quase pronta (e tem o dobro do tamanho da Estátua da Liberdade)

A estrutura daquela que será a mais alta estátua do mundo está a ganhar forma na Índia. A estátua, prestes a ser concluída, foi projetada para ter 182 metros – o equivalente a um prédio com mais de 50 andares.  

Este será um tributo a Sardar Vallabhbhai Patel, herói e símbolo da luta pela independência do país. Quando estiver concluída, a estátua vai destronar o lugar até agora ocupado pelo Buda do Templo da Primavera, na China, que mede 128 metros, considerado até então o maior do mundo, revela a BBC.

Para quebrar este recorde, a Índia estima gastar cerca de 350 milhões de euros. O monumento, com inauguração marcada para o próximo dia 31 de outubro, é visto como um projeto pessoal do primeiro-ministro Narendra Modi.

Patel foi o primeiro vice-presidente da Índia após a independência em 1947. A estátua em homenagem à figura histórica tem sido apelidada com a “estátua da unidade”. O líder é conhecido como o “homem de ferro da Índia”, uma vez que conseguiu persuadir regiões rivais a unirem-se e tornarem-se parte do país após a independência.

O político nasceu na zona rural de Gujarate, um dos 28 estados da Índia onde está a ser erguido o seu tributo. Mais de 2.500 trabalhadores estão envolvidos na construção.

Nacionalistas hindus, que assumiram o governo da Índia com o Partido do Povo Indiano em 2014, alegaram que o lugar de Patel na História tinha sido esquecido em detrimento de membros da dinastia Nehru, que dominou a política indiana durante anos.

Durante a campanha, em 2013, o agora primeiro-ministro disse que “todos os indianos lamentam o facto de Sardar Patel não ter chegado a primeiro-ministro”.

Quando estiver terminada, a estátua de bronze vai ter quase duas vezes o tamanho da estátua da Liberdade, um dos principais símbolos de Nova York, nos Estados Unidos.

Acredita-se que o local escolhido para abrigar a estátua vai transformar-se numa atração turística em Gujarate. À altura do peito da estátua haverá uma galeria para visitação, com vista panorâmica para a paisagem em volta.

ZAP ZAP // BBC

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. “… a Índia estima gastar cerca de 350 milhões de euros ,,,”
    num pais em que ha tanta pobreza e o estado vai gastar tanto dinheiro para fazer uma estatua com esta grandeza.
    pelo que vejo para os governantes é mais importante esta estatua e o dinheiro gasto que que tirar da pobreza algumas pessoas
    é para mostrar ao mundo que também têm direito a um “brinquedo”?

  2. Entretanto chega-se há conclusão de que a independência nada de proveitoso lhes trouxe, mentalidade retrógrada e miséria parece ser o forte daquele país, esse dinheiro gasto em benefício da população certamente beneficiaria muitos milhares ou milhões de cidadãos que por sua vez também estão divididos em lutas religiosas e políticas que jamais se entenderão como um só povo.

    • QUEM DECIDE ESTAS COISAS SÃO OS POLÍTICOS… E NENHUM POLÍTICO SE INTERESSA PELO BEM ESTAR, A NÃO SER O DELES…. GASTAR O QUE OS OUTROS TRABALHARAM PARA GANHAR TAMBÉM É SINÓNIMO DE POLÍTICO…. DAÍ NÃO VEJO ADMIRAÇÃO NENHUMA…… POLÍTICOS HÁ MUITOS…. DOS BONS NEM SEQUER DÁ PARA CONTAR PELOS DEDOS…

RESPONDER

Governo vai usar empréstimos para capitalizar empresas a fundo perdido. Estradas terão financiamento nacional

O Governo pode vir a usar os 2,3 mil milhões adicionais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para reforçar os capitais próprios das empresas e este dinheiro pode ser canalizado via subvenções a fundo …

Clubes que desistiram da Superliga vão ter de pagar multa (que pode ser de 300 milhões)

Os clubes que desistiram da ideia de formar uma Superliga Europeia vão ter de pagar uma multa. Apenas Real Madrid e Barcelona ainda não anunciaram a sua saída. Os relatos relativamente ao valor da coima variam …

Antiga moradia do Gerês de CR7 não vai ser demolida. O crime prescreveu

Apesar da IGAMAOT considerar que a construção foi executada à revelia do projeto aprovado, o Ministério Público diz que o caso tem de ser arquivado porque o crime prescreveu. De acordo com o que noticia o …

"Passaporte dourado". Férias, doações ou investimentos: o esquema de Malta para vender a sua nacionalidade

Malta, membro da União Europeia e do espaço Schengen, começou a vender a nacionalidade maltesa há mais de oito anos. Contudo, e-mails da empresa facilitadora, a Henley & Partners, mostram que a "ligação genuína" ao …

Aprovadas alterações à lei eleitoral autárquica. Eleitores em confinamento podem votar em casa e em lares

A Assembleia da República aprovou esta quinta-feira, por maioria, as alterações à lei eleitoral autárquica, que dá resposta às reivindicações dos movimentos de autarcas independentes que se queixavam de dificultar as candidaturas. Votaram a favor PS, …

Sporting interessado em Claudinho, estrela da Red Bull

O Sporting está à procura de reforços para o ataque, tendo em vista já a próxima temporada. Claudinho, do Red Bull Bragantino, é um dos favoritos. O principal foco do Sporting para esta temporada é conquistar …

Sondagem. Operação Marquês faz PS cair e PSD subir

O PSD subiu quatro pontos percentuais na mais recente sondagem, enquanto o PS desceu dois pontos. A decisão da Operação Marquês pode ter tido influência nas intenções de voto. A mais recente sondagem ICS/ISCTE para o …

Cristiano Ronaldo quer regressar ao Manchester United, avança imprensa italiana

O jornal Gazzetta dello Sport escreve que Cristiano Ronaldo quer regressar ao Manchester United, podendo fazê-lo já no final desta temporada. Não seria a primeira vez que se falava do interesse do Manchester United em Cristiano …

Os antigos egípcios tinham uma fixação por gatos. A explicação é mórbida

Os antigos egípcios são conhecidos pela sua adoração por gatos. Ao contemplar peças elaboradas por este povo, são muitas as homenagens aos bichos de quatro patas: desde estátuas gigantescas a joias complexas. Mas por que …

Governo aceita mudanças no teletrabalho. Quer evitar mais uma coligação da oposição

O Governo admite vir a fazer ajustes no decreto-lei que estende até ao final do ano a obrigatoriedade do teletrabalho. O objetivo é evitar uma coligação negativa no Parlamento. Miguel Cabrita, secretário de Estado Adjunto e …