A maior escultura do mundo está quase pronta (e tem o dobro do tamanho da Estátua da Liberdade)

A estrutura daquela que será a mais alta estátua do mundo está a ganhar forma na Índia. A estátua, prestes a ser concluída, foi projetada para ter 182 metros – o equivalente a um prédio com mais de 50 andares.  

Este será um tributo a Sardar Vallabhbhai Patel, herói e símbolo da luta pela independência do país. Quando estiver concluída, a estátua vai destronar o lugar até agora ocupado pelo Buda do Templo da Primavera, na China, que mede 128 metros, considerado até então o maior do mundo, revela a BBC.

Para quebrar este recorde, a Índia estima gastar cerca de 350 milhões de euros. O monumento, com inauguração marcada para o próximo dia 31 de outubro, é visto como um projeto pessoal do primeiro-ministro Narendra Modi.

Patel foi o primeiro vice-presidente da Índia após a independência em 1947. A estátua em homenagem à figura histórica tem sido apelidada com a “estátua da unidade”. O líder é conhecido como o “homem de ferro da Índia”, uma vez que conseguiu persuadir regiões rivais a unirem-se e tornarem-se parte do país após a independência.

O político nasceu na zona rural de Gujarate, um dos 28 estados da Índia onde está a ser erguido o seu tributo. Mais de 2.500 trabalhadores estão envolvidos na construção.

Nacionalistas hindus, que assumiram o governo da Índia com o Partido do Povo Indiano em 2014, alegaram que o lugar de Patel na História tinha sido esquecido em detrimento de membros da dinastia Nehru, que dominou a política indiana durante anos.

Durante a campanha, em 2013, o agora primeiro-ministro disse que “todos os indianos lamentam o facto de Sardar Patel não ter chegado a primeiro-ministro”.

Quando estiver terminada, a estátua de bronze vai ter quase duas vezes o tamanho da estátua da Liberdade, um dos principais símbolos de Nova York, nos Estados Unidos.

Acredita-se que o local escolhido para abrigar a estátua vai transformar-se numa atração turística em Gujarate. À altura do peito da estátua haverá uma galeria para visitação, com vista panorâmica para a paisagem em volta.

ZAP // BBC

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. “… a Índia estima gastar cerca de 350 milhões de euros ,,,”
    num pais em que ha tanta pobreza e o estado vai gastar tanto dinheiro para fazer uma estatua com esta grandeza.
    pelo que vejo para os governantes é mais importante esta estatua e o dinheiro gasto que que tirar da pobreza algumas pessoas
    é para mostrar ao mundo que também têm direito a um “brinquedo”?

  2. Entretanto chega-se há conclusão de que a independência nada de proveitoso lhes trouxe, mentalidade retrógrada e miséria parece ser o forte daquele país, esse dinheiro gasto em benefício da população certamente beneficiaria muitos milhares ou milhões de cidadãos que por sua vez também estão divididos em lutas religiosas e políticas que jamais se entenderão como um só povo.

    • QUEM DECIDE ESTAS COISAS SÃO OS POLÍTICOS… E NENHUM POLÍTICO SE INTERESSA PELO BEM ESTAR, A NÃO SER O DELES…. GASTAR O QUE OS OUTROS TRABALHARAM PARA GANHAR TAMBÉM É SINÓNIMO DE POLÍTICO…. DAÍ NÃO VEJO ADMIRAÇÃO NENHUMA…… POLÍTICOS HÁ MUITOS…. DOS BONS NEM SEQUER DÁ PARA CONTAR PELOS DEDOS…

RESPONDER

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …