Maior estátua do Mundo inaugurada (sob protestos dos agricultores)

Divyakant Solanki / EPA

Estátua da Unidade em homenagem ao líder da independência da Índia, Sardar Vallabhbhai Patel

A Índia inaugurou esta quarta-feira a estátua mais alta do mundo, com 182 metros de altura. Os agricultores não pouparam os protestos, queixando-se do custo da escultura, que ultrapassou os 358 milhões de euros.

A obra tem sido motivo de atrito entre o governo e agricultores locais, que se queixam do facto de o Estado ter gasto tanto dinheiro enquanto muitos têm enfrentado dificuldades.

Metade do custo do tributo ao líder da independência indiana Sardar Vallabhbhai Patel foram financiados pelo governo do Estado, tendo o resto vindo do governo federal ou de doações.

“Em vez de gastar dinheiro numa estátua gigante, o governo deveria usá-lo para melhorar as condições dos agricultores e do distrito”, diz Tadvi, que afirma que os agricultores da área não têm nem a infraestrutura mais básica de irrigação.

Vijendra Tadvi, um dos moradores do Estado de Gujarat – onde o monumento foi erguido, no oeste do país -, lutou durante anos para ter acesso a água para irrigar a sua quinta.

Como milhões de agricultores na Índia, depende das chuvas das monções para irrigar as colheitas. No resto do tempo, retira água do lençol freático, que corresponde a 80% da oferta de água para irrigação.

O monumento foi apelidado de “estátua da unidade” e é a peça principal de uma série de homenagens a Patel. O líder nacionalista nasceu em Gujarat e tornou-se primeiro ministro do interior da Índia independente. O atual primeiro ministro indiano, Narenda Modi, encomendou a estátua quando foi ministro chefe do Estado, em 2010.

Divyakant Solanki / EPA

A estátua tem o dobro do tamanho da Estátua da Liberdade

Nos últimos anos, o partido de Modi, o partido hindu nacionalista BJP (Partido Bharatiya Janata) tem evocado a figura de Patel e acusado a oposição, o Partido do Congresso, de deixar a imagem Patel de lado para beneficiar os descendentes de Nehru, três dos quais serviram como primeiros-ministros.

Os planos para o memorial a Patel incluem um hotel três estrelas, um museu e um centro de investigação de assuntos sobre os quais o homenageado se interessava – como a governação e desenvolvimento agrário.

Muitas das famílias na região continuam a sofrer com fome e má nutrição. O índice de crianças matriculadas em escolas primárias tem diminuído, de acordo com um relatório de 2016 publicado pelo próprio governo do Estado.

O governo diz que o memorial vai melhorar a economia do distrito, já que esperam cerca de 2,5 milhões de visitantes por ano. “Vai gerar oportunidades de emprego para os locais e aumentar o turismo na área”, diz Sandeep Kumar, um dos membros do governo envolvidos no projeto.

Mas os moradores da região não estão convencidos. “Porque não podem investir num projeto para ajudar os agricultores e melhorar as suas condições de vida?”, diz Lakhan, um ativista local. “Prometeram água para a irrigação, mas a situação continua na mesma.”

De acordo com um censo de 2011, cerca de 85% da população economicamente ativa do distrito trabalha com agricultura – um setor dominado por pequenos agricultores. Apesar de metade da população da Índia trabalhar como na agricultura, esta atividade é responsável por apenas 15% do PIB do país.

Na verdade, o setor encolheu 1,2% neste ano. As quintas empregam muitas pessoas, mas produzem muito pouco. Em 2017, agricultores do distrito de Tamil Nadu, que foi muito afetado pela seca, protestaram usando caveiras humanas com ratos vivos presos entre os dentes.

Em Gujarat, na sombra da estátua de Patel, muitos chegam a furtar água, desviando-a ilegalmente. “Não temos opção a não ser roubar a água, já que não outras fontes de água para nós”, admitiu um dos trabalhadores rurais.

A estátua, com o dobro do tamanho da Estátua da Liberdade em Nova Iorque, pesa quase 100 mil toneladas e foi fabricada em parte na China, tendo exigido quatro anos de trabalho e o esforço de três mil trabalhadores.

Estátua mais alta do Mundo, mas não por muito tempo

A estátua de Sardar Patel é a maior do mundo, mas o recorde não vai durar muito tempo. Também na Índia, mas na costa de Bombaim, numa ilha artificial, irá nascer uma estátua de Shivaji, o monarca fundador do império Maratha, no século XVII.

O memorial, com inauguração prevista em 2021, vai ter 212 metros de altura e representar a figura histórica a cavalo. À volta será construído um museu, uma praça de alimentação e um anfiteatro, num projeto orçado em 425 milhões de euros.

Também aqui já se levantaram vozes contra o projeto. “Isto é dinheiro dos contribuintes e tenho a certeza de que todos gostaríamos que fosse gasto em algo melhor, como educação, infraestruturas e alimentação”, escreveu o jornalista Khrisma Upadhyay numa petição online que se opõe à ideia, citado pelo DN.

ZAP ZAP // BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia ZAP. No subtítulo parece haver confusão no valor gasto na construção da estátua, que foi de 29,8 mil milhões de rúpias, aproximadamente 356 milhões de euros, não 356 mil milhões…
    Abraço e continuação de bom trabalho.

RESPONDER

Com Pizarro e Carneiro na calha para o Porto, Costa pode ter de desempatar

O primeiro-ministro e secretário-geral do PS, António Costa, pode-se ver obrigado a escolher o candidato do PS à Câmara Municipal do Porto. As estruturas locais parecem alinhadas no apoio a Manuel Pizarro, mas o secretário-geral adjunto …

Abel Ferreira leva Palmeiras à conquista da Taça do Brasil

O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, conquistou a Taça do Brasil de futebol, ao vencer por 2-0 na receção ao Grêmio, em jogo da segunda mão da final. Depois do triunfo por 1-0 no confronto …

Myanmar: Exército dispara munições reais contra manifestantes

O exército birmanês disparou este domingo contra vários manifestantes com munições reais em Bagan, a cidade histórica na área central de Myanmar, causando um ferido leve, segundo os organizadores do protesto. Milhares de birmaneses voltaram às …

Cientistas criam um "relógio" que mede a idade biológica

Dois cientistas do CECAD Cluster of Excellence in Aging Research desenvolveram um método que pode determinar a idade biológica de um organismo com uma precisão sem precedentes. Todos conhecemos a idade cronológica - a nossa idade …

"Das palavras aos atos". Marcelo com mais de 60% de mulheres na sua equipa no segundo mandato

O Presidente da República considerou este domingo que os passos dados para salvaguardar a igualdade de género em Portugal não são ainda suficientes e afirmou que quis passar "das palavras aos atos" com mais mulheres …

Governo dá 19,8 milhões às escolas para testes rápidos. Ensino privado também quer

O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução que permite às escolas e ao setor solidário efetuar despesa na realização de testes rápidos de antigénio à covid-19, num montante global de 19,8 milhões de …

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …