/

Marcelo sugere que Cavaco não teve “sentido de Estado”

13

Toms Kalnins / EPA

O Presidente da República lembrou esta quinta-feira que a decisão de nomear a nova procuradora-geral da República (PGR) foi dele e não do Governo, escusando-se a comentar a crítica de Cavaco Silva sobre o assunto.

“Todos sabemos que quem nomeia as procuradoras-gerais da República são os Presidentes, não são os governos. Portanto, a nomeação da procuradora-geral da República foi minha e de mais ninguém”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas à margem da IV Cimeira do Turismo, organizada pela Confederação do Turismo de Portugal, que decorreu em Lisboa.

O ex-Presidente da República Cavaco Silva considerou, nestaa quarta-feira, que a não recondução da PGR, Joana Marques Vidal, foi a decisão “mais estranha do Governo que geralmente é conhecido como gerigonça”.

Cavaco Silva, que falava à margem de um congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, disse ainda que a não recondução de Marques Vidal é algo “muito estranho, estranhíssimo, tendo em atenção a forma competente como exerceu as suas funções e o seu contributo decisivo para a credibilização do Ministério Público”.

“O que me está a dizer é que o presidente Cavaco Silva, no fundo, disse que era a mais estranha decisão do meu mandato”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

“Perante isso, tenho sempre o mesmo comportamento: entendo que, desde que exerço estas funções, não devo comentar nem ex-Presidentes, nem amanhã quando o deixar de o ser, futuros presidentes, por uma questão de cortesia e de sentido de Estado, e não me vou afastar dessa orientação”, acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa.

Na semana passada, o chefe de Estado nomeou Lucília Gago procuradora-geral da República, com efeitos a partir de 12 de outubro, sob proposta do Governo. Lucília Gago irá suceder no cargo a Joana Marques Vidal, que termina o seu mandato de seis anos nessa data.

ZAP // Lusa

13 Comments

  1. Nada me admira vindo desse que se diz foi da pide.
    Foi uma resposta adequada do presidente Marcelo.
    Só mentes doentias ainda admiram e ouvem Cavaco.

  2. não gosto do cavaco mas também não gosto do marcelo, o cavaco não é perfeito mas o marcelo engana todos, acha se perfeito e é convencido, e para passeio com o dinheiro do contribuinte não há melhor que ele,
    com os tugas de olhos tapados é de aproveitar.

  3. Não tem sentido de estado é o Marcelo .O professor Cavaco Silva diz que o processo de destituição de Joana Marques Vidal foi o mais opaco da geringonça.Não deregiu palavra o presidente .Mas foi com os dos votos de Cavaco que ele chegou a presidente de todos os portugueses Não presidente da geringonça .

  4. O Cavaco, mais um vez, não teve sentido de Estado – nem sentido nenhum!!
    Ele está tão senil que até se esqueceu que é o PR que nomeia o/a PGR – ainda por cima, foi ele que nomeou o Pinto Monteiro e a Joana Marques Vidal!…
    Mas, de um tonto que, além de tudo o resto, num das últimas intervenções como PR disse: «Os portugueses podem confiar no Banco Espírito Santo», não se pode esperar nada de positivo/útil para o país!…

  5. Marcelo só quer beijinhos, selfies e abraços, é só para tapar os olhos aos portugueses, não gostei do Cavaco, mas o Marcelo só passeia a gastar o dinheiro dos contribuintes.
    Sabem que o Marcelo está ligado ao António Costa e aos seus seguidores, que não é de algum partido em Portugal, mas sim ao partido dos tachos e panelas.
    Sai a Procuradora Geral Marques Vidal uma grande Senhora que foi a melhor Procuradora Geral após o 25 de Abril, dito por o Marcelo!!!
    E o mesmo não a quer, mas sim vem outra, mas que estilo!!!!
    Pois já sabemos que o Juiz Carlos Alexandre já não está nos Processos de Sócrates etc…
    Assim estamos a saber de avanço que a Justiça vai fraquejar não haverá julgamento e assim os processos serão arquivados e sabemos que estão a festejar com champanhe e etc…
    TUDO PAGA O POVO PORTUGUÊS!!!!!!

  6. O professor Cavaco Silva, melhor primeiro ministro depois de 25/4 e a Dra. Joana Marques Vidal a melhor PGR, também no tempo.
    Agora, convenhamos. que não é entendivel a resposta do actual PR, ou seja será que algum portuga, amante da geringonça, considera Sua Excelência componente da mesma? Então mas é que Marcelo toma as dores da esquerdalhada e aí vai falta de sentido de estado.
    Que os jogos de sombras na nomeação da PGR foram mais que muitos lá isso é verdadinha e se calhar é por essas e por outras que a prima Mecinha diz: Meus filhos eu cá no Marcelinho só voto se um comuna estiver com um pé no estribo para Belém. Aí cá vou eu com o papelinho, de outra forma olárilole.

    estas e por outras

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.