//

Israa pode ser a primeira ativista saudita condenada à morte

1

Cinco ativistas dos direitos humanos estão a ser julgados na Arábia Saudita, incluindo uma mulher que pode vir a ser a primeira a ser condenada à morte no país por ativismo.

Segundo o The Guardian, os procuradores sauditas querem a pena de morte para estes cinco ativistas, incluindo uma mulher que se pensa ser a primeira no país a enfrentar este tipo de condenação.

Israa al-Ghomgham, ativista xiita que foi detida juntamente com o marido em 2015, vai ser julgada no tribunal de terrorismo da Arábia Saudita, apesar das acusações que enfrenta estarem ligadas a ações de ativismo pacífico, explica a Human Rights Watch.

“Qualquer sentença é chocante, mas pedir a pena de morte para ativistas como a Israa al-Ghomgham, que nem sequer são acusados de comportamento violento, é monstruoso“, afirma Sarah Leah Whitson, diretora da HRW no Médio Oriente.

Juntamente com o marido, Moussa al-Hashem, e outros três ativistas, al-Ghomgham enfrenta acusações que “não se assemelham a crimes reconhecíveis”, explica a HRW.

Em causa está a participação em protestos, entoar slogans hostis ao regime, tentar inflamar a opinião pública e filmar protestos e publicar nas redes sociais, escreve o jornal.

Os cidadãos xiitas sauditas são sistematicamente discriminados numa nação de maioria sunita, sofrendo diversos obstáculos no mercado de trabalho e na educação, assim como várias restrições à prática religiosa. Ghomgahm tinha-se juntado e documentado grandes protestos pelos direitos xiitas que começaram em 2011, quando a Primavera Árabe varreu a região.

Israa al-Ghomgham / Twitter

Israa al-Ghomgham em criança. Esta é a única fotografia tornada pública da ativista saudita

A ativista será a próxima a ser julgada, no dia 28 de outubro, e o julgamento lançará mais uma sombra sobre os esforços do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman para se promover como um reformador liberal.

Recorde-se que o príncipe saudita tem promovido algumas alterações no regime como, por exemplo, quando deixou que as mulheres sauditas pudessem conduzir ou quando voltou a abrir salas de cinema no país.

Antes de acabar com a proibição de as mulheres não poderem conduzir, as autoridades sauditas prenderam mais de uma dúzia de ativistas que tinham precisamente feito campanha por essa mudança. Vários estão agora há quase cem dias na prisão, sem representação legal, e são rotulados de “traidores” pelos media locais, adianta o jornal.

“Se o príncipe quer ser verdadeiramente sério na sua reforma, devia imediatamente tentar garantir que nenhum ativista é injustamente preso pelo seu trabalho na defesa dos direitos humanos”, acrescenta Whitson.

Esta não é a primeira vez que uma mulher é condenada à morte na Arábia Saudita, aliás, este é um país com uma das mais altas taxas de execução: suspeitas de terrorismo, homicídio, violação, assalto à mão armada e tráfico de droga são alguns dos casos.

No entanto, no caso de al-Ghomgham, esta é a primeira vez que uma mulher enfrenta a pena de morte por ser ativista e, por isso, outros ativistas temem que o seu julgamento possa levantar um precedente perigoso.

ZAP //

1 Comment

  1. A Arábia Saudita é um dos países mais retrógrado e fundamentalistas do médio oriente.
    Aliado por conveniência do ocidente e principalmente dos USA, não deixa de fomentar o terrorismo por todo o mundo, e é um viveiro de terroristas como Bin Laden.
    Mas o petróleo sobrepõe-se a defesa dos direitos humanos….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.