O furacão Lane atingiu a categoria 5, a máxima possível, e continua a aproximar-se do Havaí, com ameaças de provocar chuvas torrenciais, inundações e deslizamentos de terra, alertou o serviço de meteorologia.
De acordo com os boletins mais recentes, o centro do furacão Lane passará muito perto ou sobre as principais ilhas havaianas entre quinta-feira e sábado. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos prevê “fortes chuvas torrenciais” e ventos “potencialmente devastadores” nas próximas horas.
“O olho do furacão Lane vai passar de forma muito perigosa perto das ilhas de quinta a sábado”, explicaram os especialistas através de um comunicado divulgado hoje.
Lane, com ventos de 260 km/h, estava a 860 km ao sudeste de Honolulu às 6h00, informou o Centro de Furacões do Pacífico Central.
As autoridades emitiram alertas de furacão para a Ilha Grande do Havai, a maior do arquipélago, Maui, Lanai, Molokai e Kahoolawe.
Está previsto que o olho da tempestade passe perto da Ilha Grande e Maui na quinta-feira, com ventos, chuvas fortes e grandes ondas.
Poder ser “o maior de sempre”
O forte furacão está a caminho dos arquipélago norte-americano, localizado na Pacífico e, de acordo com os meteorologistas este pode ser “o maior de sempre a atingir” o Havai.
A mais poderosa tempestade a atingir o arquipélago foi registada em setembro de 1992, tendo provocado seis vítimas mortais e danos em mais de 14 mil habitações.
Os furacões raramente atingem o Havai. Desde 1959, foram apenas registados dois furacões e duas tempestades tropicais, recorda a CNN. A mesma ilha depara-se há meses com outro fenómeno natural: a erupção do vulcão Kilauea, que agora está em pausa.
Esta é apenas a segunda vez na história que há registo de furação de nível 5 fica a 530 metros do estado norte-americano – o primeiro foi o furacão John, registado 1994.
Perante os avisos meteorológicos, o Presidente norte-americano, Donald Trump, deixou avisos à população através de uma mensagem difundida no seu Twitter.
ZAP // Lusa