/

“Cavalo de batalha” de Hitler encontrado no fundo do mar Egeu

(dr) CEN/aegeantec

“Iron Annie”, avião nazi encontrado no fundo do mar Egeu

Afundado há mais de sete décadas, o Junkers JU-52, o principal avião de transporte alemão da época nazi, foi encontrado no fundo do mar Egeu, perto da ilha grega de Rodes, em excelente estado de conservação.

Não se sabe o que o avião alemão fazia na região quando caiu, podia estar a participar numa missão de fornecimento de combustível ou podia também transportar tropas durante o ocupação alemã em Rodes, na Grécia, iniciada em 1943, aponta o Daily Mail.

Em igual sentido, também não são conhecidos os motivos que levaram à queda do avião, nem quantos tripulantes estariam a bordo.

A aeronave, que se encontra a cerca de 74 metros de profundidade a leste da ilha, foi detetada por mergulhadores da empresa Aegean Tec que recorreram a GPS para encontrá-la. As imagens recolhidas pelos especialistas mostram o avião no fundo do mar.

O avião parece estar em excelente estado de conservação, faltando apenas um dos três motores, que ainda não foi encontrado, e o vidro da cabine de pilotagem.

Iron Annie, o “cavalo de batalha” de Hitler

Durante a II Guerra Mundial, a maioria das empresas de aviação foram direcionadas para uso militar, direcionando a produção para esse mesmo fim. Os JU-52, apelidados de Iron Annie, tinham quase 19 metros de comprimento, pesavam mais de seis toneladas e eram capazes de transportar 18 soldados armados.

Estes aviões eram componentes principais na frota militar alemã, tendo mesmo sido usados para transportar o próprio Fuhrer. Por este motivo, este modelo tornou-se o “cavalo de batalha” de Hitler. A aeronave foi fabricada entre 1931 e 1952 e serviu o serviço militar e civil.

A ocupação da Grécia pelos países do Eixo fascista começou em abril de 1941, quando a Alemanha nazista interveio para ajudar a sua aliada, a Itália de Mussolini, que estava em guerra com a Grécia desde outubro de 1940.

Posteriormente, depois da conquista de Creta, a Grécia foi ocupada em junho de 1941 e permaneceu nas mãos das potências do Eixo até outubro de 1944.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.