“Cavalo de batalha” de Hitler encontrado no fundo do mar Egeu

(dr) CEN/aegeantec

“Iron Annie”, avião nazi encontrado no fundo do mar Egeu

Afundado há mais de sete décadas, o Junkers JU-52, o principal avião de transporte alemão da época nazi, foi encontrado no fundo do mar Egeu, perto da ilha grega de Rodes, em excelente estado de conservação.

Não se sabe o que o avião alemão fazia na região quando caiu, podia estar a participar numa missão de fornecimento de combustível ou podia também transportar tropas durante o ocupação alemã em Rodes, na Grécia, iniciada em 1943, aponta o Daily Mail.

Em igual sentido, também não são conhecidos os motivos que levaram à queda do avião, nem quantos tripulantes estariam a bordo.

A aeronave, que se encontra a cerca de 74 metros de profundidade a leste da ilha, foi detetada por mergulhadores da empresa Aegean Tec que recorreram a GPS para encontrá-la. As imagens recolhidas pelos especialistas mostram o avião no fundo do mar.

O avião parece estar em excelente estado de conservação, faltando apenas um dos três motores, que ainda não foi encontrado, e o vidro da cabine de pilotagem.

Iron Annie, o “cavalo de batalha” de Hitler

Durante a II Guerra Mundial, a maioria das empresas de aviação foram direcionadas para uso militar, direcionando a produção para esse mesmo fim. Os JU-52, apelidados de Iron Annie, tinham quase 19 metros de comprimento, pesavam mais de seis toneladas e eram capazes de transportar 18 soldados armados.

Estes aviões eram componentes principais na frota militar alemã, tendo mesmo sido usados para transportar o próprio Fuhrer. Por este motivo, este modelo tornou-se o “cavalo de batalha” de Hitler. A aeronave foi fabricada entre 1931 e 1952 e serviu o serviço militar e civil.

A ocupação da Grécia pelos países do Eixo fascista começou em abril de 1941, quando a Alemanha nazista interveio para ajudar a sua aliada, a Itália de Mussolini, que estava em guerra com a Grécia desde outubro de 1940.

Posteriormente, depois da conquista de Creta, a Grécia foi ocupada em junho de 1941 e permaneceu nas mãos das potências do Eixo até outubro de 1944.

PARTILHAR

RESPONDER

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …