/

México retalia e impõe tarifas a produtos norte-americanos

Presidencia de la República Mexicana / Flickr

Enrique Peña Nieto, Presidente do México

O Governo mexicano respondeu aos Estados Unidos e anunciou novas tarifas à carne de porco, aço, whisky, queijo e outros produtos norte-americanos.

Esta quarta-feira, o Governo mexicano anunciou que vai impor taxas alfandegárias no valor de cerca de três mil milhões de dólares, cerca de 2,6 mil milhões de euros, à carne de porco, ao aço, ao whisky, ao queijo e a outros produtos norte-americanos.

Esta medida surge como resposta às tarifas para o aço e o alumínio da União Europeia, Canadá e México, confirmadas por Donald Trump na passada quinta-feira, aplicando taxas de 25% sobre o aço e de 10% sobre o alumínio importados.

O México resolveu então responder, depois de o Canadá ter efetuado uma queixa perante a Organização Mundial do Comércio (OMC). A União Europeia também já anunciou que irá reagir “de forma proporcional”.

Segundo o The New York Times, a escolha dos produtos norte-americanos não foi feita por acaso, tendo sido escolhidos a dedo de forma a causar grande impacto nas regiões dos Estados Unidos representadas por republicanos.

Assim, a lista de impostos inclui uma tarifa de 20% sobre a carne de porco (cujo mercado mexicano é o seu principal destino de exportação), maçãs e batatas e entre 20 a 25% em relação a queijos e whisky, adianta o Público.

A Farmers for Free Trade já emitiu um comunicado, no qual garante que a classe de agricultores será a mais afetada pelas tarifas mexicanas. “Estas tarifas vão ter consequências imediatas e dolorosas para muitos agricultores norte-americanos”, escreveu Angela Hofmann, líder da organização, citada pelo Observador.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.