/

Familiares das vítimas do voo MH17 levam Rússia a tribunal

3

(cv) Euronews / YouTube

Esta sexta-feira, cerca de 270 familiares de vítimas da queda do avião da Malaysia Airlines (MH17), anunciou que vai levar a Rússia perante o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, em Estrasburgo.

Jerry Skinner, o advogado especialista em temas aeronáuticos e que há dois anos também apresentou uma queixa em representação de algumas vítimas da Malásia, Austrália e Nova Zelândia, entregará a denúncia “no máximo até 13 de junho”.

Há dois anos, Skinner levou uma queixa de 33 familiares ao Tribunal Europeu, um processo que ainda está a ser analisado. Desta vez, o grupo de 270 pessoas que vão levar a Rússia a tribunal é composto por mais de 100 familiares holandeses, a nacionalidade com mais vítimas no abate do avião.

Segundo explica o Jornal de Notícias, o Tribunal de Estrasburgo é o único que permite que particulares apresentem uma queixa. A intenção do advogado é exigir quantias “milionárias” à Rússia pelos prejuízos causados.

Esta quinta-feira, a equipa de investigação internacional confirmou que o sistema de mísseis aéreos que derrubou o avião pertencia a uma unidade militar russa, que o levou de Kursk (Rússia) para Donetsk (Ucrânia) um mês antes do ataque.

Tanto o Governo holandês como o Governo australiano responsabilizaram formalmente a Rússia esta sexta-feira, pelo abate do MH17.

“Exigimos que a Rússia assuma a sua responsabilidade e coopere plenamente com a descoberta da verdade e para fazer justiça com as vítimas do voo MH17 e seus familiares”, afirmou o ministro holandês dos Assuntos Exteriores, Stef Blok, em comunicado.

Putin garante que míssil não era russo

Vladimir Putin, presidente da Rússia, afirmou esta sexta-feira que o míssil que atingiu o avião da Malaysia Arlines não era russo. “Claro que não”, garantiu.

Há várias versões, incluindo a de que foi um míssil do exército ucraniano. Não há nada que inspire a nossa confiança como sendo conclusões finais, e não haverá sem a nossa plena participação na investigação”, disse Putin no Fórum Económico Internacional.

O governante nega que tenha sido um míssil russo a atingir o avião e volta a reivindicar a participação da Rússia na investigação internacional para aceitar as conclusões finais. “Desde o princípio que propusemos trabalhar conjuntamente para resolver esta tragédia, mas, para nossa surpresa, não nos deixaram participar“, afirmou Putin.

Segundo o Diário de Notícias, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, acusou a Holanda de aproveitamento político ao responsabilizar Moscovo pela queda do avião da Malaysia Airlines, em 2014, e negou qualquer envolvimento no caso.

ZAP //

 

3 Comments

  1. Estes russos têm uma lata…
    É a mesma coisa que o suspeito de um assassinato de 1 pessoa querer participar na investigação…
    Obviamente que vão querer safar-se!
    Eles sabem bem o que fizeram… Acham que podem fazer de tudo, anexar a Crimeia, matar inocentes, abater aviões comerciais!
    Estes tipos são perigosos, o que vale é que ninguém dura para sempre e o Putin está cada vez mais perto do seu derradeiro dia!
    Atenção que não são os únicos, os EUA também são muito sabidos… e já cometeram muito crime!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.