/

Sismos abalam zona do vulcão havaiano em erupção

Bruce Omori / EPA

Vulcão Kilauea, no Havai

Um novo terramoto com magnitude de 6,9 graus na escala de Richter sacudiu a zona do vulcão Kilauea, que entrou em erupção na quinta-feira e provocou a retirada de 1.700 pessoas.

O sismo ocorreu a cinco quilómetros de profundidade às 12h32 horas locais (22h32 de Lisboa) e o seu epicentro situou-se 16 quilómetros a sudoeste de Leilani Estates, a localidade cujos habitantes foram retirados na quinta-feira.

Não há relatos de vítimas ou estragos materiais. O terramoto foi precedido de numerosos abalos, entre os quais um de 5,4 graus ocorrido uma hora antes. Foi depois seguido por uma dezena de réplicas, com entre 2,5 e 4,9 graus.

Segundo o Diário de Notícias, o governador do Havai já decretou estado de emergência na ilha. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) alertou logo de manhã que áreas abaixo do declive da erupção estariam sob risco de serem totalmente cobertas por lava.

Para já, ainda não foi lançado qualquer alerta de tsunami.

O vulcão Kilauea entrou em erupção na quinta-feira, depois de vários dias de tremores na terra. Em resposta, as autoridades do Havai expandiram as ordens de evacuação das zonas urbanas, pelo que mais de dez mil habitantes foram instados a sair de casa.

O vulcão, um dos maiores do mundo, está localizado no sudeste da ilha de Havai, que é a maior do arquipélago, na qual vivem cerca de 185 mil pessoas. As erupções têm sido frequentes desde 1983.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.