Sismos abalam zona do vulcão havaiano em erupção

Bruce Omori / EPA

Vulcão Kilauea, no Havai

Um novo terramoto com magnitude de 6,9 graus na escala de Richter sacudiu a zona do vulcão Kilauea, que entrou em erupção na quinta-feira e provocou a retirada de 1.700 pessoas.

O sismo ocorreu a cinco quilómetros de profundidade às 12h32 horas locais (22h32 de Lisboa) e o seu epicentro situou-se 16 quilómetros a sudoeste de Leilani Estates, a localidade cujos habitantes foram retirados na quinta-feira.

Não há relatos de vítimas ou estragos materiais. O terramoto foi precedido de numerosos abalos, entre os quais um de 5,4 graus ocorrido uma hora antes. Foi depois seguido por uma dezena de réplicas, com entre 2,5 e 4,9 graus.

Segundo o Diário de Notícias, o governador do Havai já decretou estado de emergência na ilha. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) alertou logo de manhã que áreas abaixo do declive da erupção estariam sob risco de serem totalmente cobertas por lava.

Para já, ainda não foi lançado qualquer alerta de tsunami.

O vulcão Kilauea entrou em erupção na quinta-feira, depois de vários dias de tremores na terra. Em resposta, as autoridades do Havai expandiram as ordens de evacuação das zonas urbanas, pelo que mais de dez mil habitantes foram instados a sair de casa.

O vulcão, um dos maiores do mundo, está localizado no sudeste da ilha de Havai, que é a maior do arquipélago, na qual vivem cerca de 185 mil pessoas. As erupções têm sido frequentes desde 1983.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …

Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter. Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives …

Sporting paga 5 milhões e "rouba" Bruno Tabata ao Braga

O Sporting conseguiu 'roubar' Bruno Tabata ao Sporting de Braga. O extremo do Portimonense assina pelos 'leões' num contrato válido por cinco temporadas. Bruno Tabata está a caminho do Sporting CP, avança este sábado o jornal …

Há (pelo menos) 16 escolas com casos de covid-19, mas não há dados oficiais

Nem o Ministério da Educação, nem a Direcção Geral de Saúde (DGS) revelam o número de casos de covid-19 nas escolas, depois da reabertura do ano lectivo. Mesmo sem dados oficiais, é possível contabilizar, pelo …

Deixar Bilbau não dá bom resultado (lembra-se da grande equipa de Bielsa?)

Javi Martínez tenta contrariar a tendência dos seus antigos companheiros de equipa no famoso Atlético de Bilbau, que só aceita no seu plantel futebolistas nascidos no País Basco ou com ascendência familiar basca. Javi Martínez, herói …

Tatuagens racistas, saias curtas, cabelos e bigodes estranhos proibidos na PSP

Os polícias que tenham tatuagens com símbolos, palavras ou desenhos de natureza partidária, extremista, racista ou que incentivem à violência têm seis meses para as remover, de acordo com novas normas da PSP que também …

Republicação das caricaturas de Maomé foi o motivo do ataque junto ao Charlie Hebdo

A republicação das caricaturas de Maomé terá estado na origem do ataque junto ao edifício da antiga redação do jornal satírico Charlie Hebdo, confessou o principal suspeito. Quatro pessoas foram esta sexta-feira feridas, duas das quais …