Depois de conquistar o pódio dos países com maior instalação fotovoltaica, a China inaugura agora uma autoestrada feita com painéis solares.
Localizada em Jinan, a capital da província de Shandong, esta autoestrada tem uma extensão de dois quilómetros, com uma área total de 5.875 metros quadrados, e é composta por três camadas: betão transparente em cima, painéis fotovoltaicos no meio e isolamento em baixo.
A estrada chinesa tem duas vias destinadas à circulação normal e uma para emergências, tendo sido desenhada para transportes públicos e para veículos elétricos.
De acordo com o The Greenest Post, a luz solar é convertida em eletricidade que é diretamente direcionada para a rede elétrica. Os mais de cinco mil metros quadrados de painéis solares têm o potencial de gerar um milhão de kWH por ano, o suficiente para satisfazer as necessidades domésticas de 800 casas.
Esta eletricidade será utilizada para alimentar a iluminação das ruas, o sistema de derretimento de neve e os postos de carga dos carros elétricos. Mas, embora seja um projeto empreendedor, é também um projeto ambicioso.
Cada metro quadrado desta autoestrada tem um custo de 458 dólares, cerca de 377 euros, o que torna esta autoestrada um projeto dispendioso.
Embora possa parecer uma via frágil, Zhang Hongchao, um dos responsáveis do projeto e especialista em Engenharia de Transporte da Universidade de Tongji, afirma que esta autoestrada aguenta dez vezes mais pressão do que o asfalto normal.
A China junta-se assim à França, Holanda e outros países a experimentar este projeto. Uma solução para melhorar a qualidade das rodovias e incorporar nelas um propósito ambiental.
Caro Zap,
cada metro quadrado de autoestrada custa 377 e não 377000 Euros (384 para ser mais preciso).
Cumprimentos.
Do carvalho… Os Árabes já foram
Mesmo assim, ficou mais barata esta autoestrada por metro na China do que em Portugal com só alcatrão!
Pois… e as luvas?!… para o frio…
Que grande trapalhada! Ou isto ficou muito mais barato que em Portugal ou há contas mal feitas.
– Segundo os números apresentados, a largura média desta autoestrada seria inferior a 3 metros, o que é menos de metade da maioria das ruas urbanas. Só assim dá 5.875 m2 em 2 km de extensão!
– Por outro lado, estes 2 km custaram 2,215 M€ (= 5.875 x 377€), o que dá 1/4 dos valores em Portugal, onde o custo médio de construção duma AE tradicional é de 4,5 M€ por km.
Se calhar o artigo foi escrito pelo Guterres…