O número de mortos por legionella no surto do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, subiu para cinco, anunciou esta segunda-feira a Direção-geral da Saúde.
A Diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, confirmou esta segunda-feira a morte da quinta pessoa devido ao surto de legionella que se iniciou no Hospital São Francisco de Xavier.
A quinta vítima mortal será uma mulher de 76 anos que se encontrava internada naquele hospital, informou a DGS em comunicado.
Desde que o surto foi detetado, a 31 de outubro, já 46 pessoas foram contaminadas pela bactéria. Até ao momento, nove dos pacientes já tiveram alta, sendo que 32 continuam hospitalizados.
A DGS sublinha ainda que “as indicações epidemiológicas apontam para um abrandamento e resolução do surto”.
Legionella volta a ser detetada em Mangualde
Há pouco mais de um ano, no Centro de Saúde de Mangualde, em Viseu, tinha sido detetada a bactéria da legionella. Agora, a bactéria voltou a ser encontrada, segundo confirmação da Administração Regional de Saúde do Centro à TSF.
A Administração Regional de Saúde do Centro adianta que foi no âmbito da vigilância implementada depois do primeiro caso de 2016 que “foi novamente detetada legionella ambiental na colheita efetuado a 19 de outubro”.
Apesar disso, a Administração garante que não há qualquer “risco iminente para a saúde pública” e o delegado de saúde da zona adianta que depois deste novo surgimento da legionella foram fechadas as torneiras de água quente e alguns setores do centro de saúde.
A solução passará agora por fazer obras no centro de saúde.
porra e os gajos nao fezem nada
dao a dose e vao-se embora com o rabinho entre as pernas