/

Legionella faz quinta vítima mortal

2

Janice Haney Carr / CDC

Bacterias Gram-negativas de Legionella pneumophila

O número de mortos por legionella no surto do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, subiu para cinco, anunciou esta segunda-feira a Direção-geral da Saúde.

A Diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, confirmou esta segunda-feira a morte da quinta pessoa devido ao surto de legionella que se iniciou no Hospital São Francisco de Xavier.

A quinta vítima mortal será uma mulher de 76 anos que se encontrava internada naquele hospital, informou a DGS em comunicado.

Desde que o surto foi detetado, a 31 de outubro, já 46 pessoas foram contaminadas pela bactéria. Até ao momento, nove dos pacientes já tiveram alta, sendo que 32 continuam hospitalizados.

A DGS sublinha ainda que “as indicações epidemiológicas apontam para um abrandamento e resolução do surto”.

Legionella volta a ser detetada em Mangualde

Há pouco mais de um ano, no Centro de Saúde de Mangualde, em Viseu, tinha sido detetada a bactéria da legionella. Agora, a bactéria voltou a ser encontrada, segundo confirmação da Administração Regional de Saúde do Centro à TSF.

A Administração Regional de Saúde do Centro adianta que foi no âmbito da vigilância implementada depois do primeiro caso de 2016 que “foi novamente detetada legionella ambiental na colheita efetuado a 19 de outubro”.

Apesar disso, a Administração garante que não há qualquer “risco iminente para a saúde pública” e o delegado de saúde da zona adianta que depois deste novo surgimento da legionella foram fechadas as torneiras de água quente e alguns setores do centro de saúde.

A solução passará agora por fazer obras no centro de saúde.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.