O Governo está a preparar um novo aumento no preço do tabaco para 2018, depois de, em 2016, ter arrecadado mais de 1,5 mil milhões de euros com impostos aplicados neste sector.
A publicação em Diário da República dos novos valores das estampilhas fiscais que são colocadas nos maços de tabaco, que ocorreu nesta segunda-feira, abre caminho a um novo aumento de imposto neste sector, conforme atesta o Correio da Manhã. Está em causa uma “subida de 0,9% em relação ao registado em 2016“.
O Imposto sobre o Tabaco inclui a taxa do elemento específico, que é aplicada por cada mil cigarros e que é de 93,58 euros, e a taxa ‘ad valorem’ que é de 16%. Estas duas componentes deverão ser actualizadas no Orçamento do Estado para 2018, sublinha o CM.
A estas taxas adiciona-se ainda o IVA normal, de 23%, sendo que a carga fiscal sobre o tabaco ronda os 80% do preço final que os fumadores pagam.
Em 2016, o Estado arrecadou mais de 1,5 mil milhões de euros com o Imposto sobre o Tabaco, segundo números apurados pelo jornal.
Acho bem!
Grande negocio, melhor que narcotráfico, ja que não arriscam nada…
todas as semanas temos um novo escandalo financeiro ! devios ,luvas, corrupçao ,banca etc , aguem tem de os pagar ! afinal rico negocio ! um maço de tabaco sem impostos e taxas custa a volta de 50 centimos ,para cerca de 5 euros !