A Coreia do Norte relembrou uma mensagem do presidente norte-americano Donald Trump, publicada há cinco meses no Twitter, para ameaçar um ataque contra a cidade de Nova York. Para Pyongyang, o ataque “deve ser comprovado na prática”.
“A Coreia do Norte está a cerca de 10.400 quilómetros de distância de Nova York. Mas isso actualmente já não é uma grande distância para os nossos ataques”, diz um artigo de opinião do jornal estatal norte-coreano Rodong Sinmun.
Intitulado “A política hostil dos EUA está condenada a ir à falência“, o artigo vai mais longe e afirma que “os norte-americanos estão a sentir-se desconfortáveis porque um tal ataque é possível de comprovar na prática”.
“Isso acontece porque a política hostil dos americanos vai mostrar-se uma futilidade, quando a República da Coreia do Norte realizar o lançamento de um míssil intercontinental capaz de atingir com precisão qualquer parte do território dos EUA”.
O texto faz referência a um tweet publicado por Trump em janeiro, no qual o presidente norte-americano desdenha do anúncio de Pyongyang de que estaria na “fase final” de criação de uma arma nuclear capaz de atingir qualquer parte dos Estados Unidois, e diz que tal ataque “não vai acontecer”.
“Trump ficou nervoso no início deste ano quando soube que a Coreia do Norte está próximo de ter uma arma nuclear que pode atingir todo o continente americano, e disse que isso nunca acontecerá. Mas os testes estratégicos de armas que realizámos demonstraram que o tempo de testar um ICBM não está muito distante”, diz o texto.
Desde o início do ano, os norte-coreanos realizaram já uma dezena de testes balísticos, o que, segundo especialistas, será parte do trabalho de aperfeiçoamento da tecnologia que Pyongyang espera poder levar o país a ter o seu próprio míssil balístico intercontinental.
Os mísseis balísticos norte-coreanos conhecidos, capazes de transportar ogivas nucleares, têm um alcance de até 10 mil quilómetros, podendo atingir a maior parte dos países da Ásia, América do Norte e Europa.
Nova Iorque, tal como a capital norte-americana, Washington, encontram-se na costa leste dos EUA – aparentemente a salvo, para já, dos ICBMs norte-coreanos.
Os mísseis norte-coreanos são capazes de atingir todo o território do Japão, da Coreia do Sul, da Rússia e da China, e cobrem metade do território norte-americano. A América do Sul é o único continente que está completamente fora do alcance das armas balísticas da Coreia do Norte.
Esta não é a primeira vez que a Coreia do Norte ameaça atacar especificamente uma cidade norte-americana. Há cerca de um ano, Pyongyang divulgou um vídeo de propaganda no qual mostrava o seu “triunfante ataque nuclear a Washington“.
ZAP // Sputnik News
cabeça de porco.
Look at that smile! So cute!
No worries.
Quando eu era estudante ensinavam-nos que havia 6 continentes: Europa, África, Ásia, América, Oceania e Antárctida. Ora, apesar do mapa que aparece no artigo nem apresentar a Antárctida, não há dúvidas que este continente também está a salvo dos mísseis!
Quando é que andaste na escola??? É que estudaste algo diferente do que eu estudei (5 continentes e 5 oceanos)
E qual é a admiração? Existe ou não existe um continente chamado Antárctida?