/

Presidente da Proteção Civil demitiu-se por “falta de confiança” na ministra

7

Tiago Petinga / Lusa

A Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa

A Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa

O ex-presidente da Proteção Civil disse ter perdido a “confiança institucional” na ministra da Administração Interna por causa do inquérito aos helicópteros Kamov.

O ex-presidente da Proteção Civil disse, numa carta enviada à ministra da Administração Interna Constança Urbano de Sousa, ter “perdido a confiança institucional” por não lhe ter dado conhecimento das conclusões do inquérito ao caso dos helicópteros Kamov.

“Registo com profundo desagrado o facto de Vossa Excelência ter objetivamente optado por me manter no desconhecimento desta matéria, que se refere diretamente à ANPC e a seus elementos”, escreveu Francisco Grave Pereira, numa carta a que o Diário de Notícias teve acesso.

“Considero esta posição de uma absoluta falta de consideração institucional e pessoal, para mim incompreensível e inaceitáveis”, frisa ainda o antigo responsável pela ANPC.

Nesse sentido, o ex-presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) realça na carta ter perdido a “confiança institucional” na ministra.

Francisco Grave Pereira, que pediu a demissão do cargo na passada terça-feira, afirma na carta ter tido conhecimento no dia 2 de setembro pelo chefe de Estado-Maior do Exército, Rovisco Duarte, do inquérito conduzido pelo Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI).

Na carta, o ex-presidente adianta: “Não podendo ignorar o que a imprensa tem vindo a veicular, não posso deixar de reiterar que as causas do pedido de demissão nada têm a ver com o inquérito da IGAI, cujas recomendações ou conclusões, aparentemente já do domínio jornalístico, ainda desconheço por completo“, sublinhou.

Segundo o DN, esta demissão já levou quer o PSD quer o CDS a anunciar que pretendem ouvir no Parlamento a ministra da Administração Interna e o ex-presidente da ANPC.

Numa altura em que o país continua a ser fustigado pelas chamas, os dois partidos da oposição dizem estar surpreendidos com esta demissão e querem justificações sobre este incidente.

A abertura do inquérito surgiu após a ANPC ter detetado problemas “graves no estado das aeronaves”, que ditaram a impossibilidade de os helicópteros estarem em plena condição de serem operados, durante o processo de transferência dos Kamov para a empresa que ganhou o concurso público de operação e manutenção dos aparelhos para os próximos quatro anos.

O inquérito incidia sobre “as circunstâncias descritas e apuradas durante o processo de consignação dos meios aéreos próprios pesados do Estado, tendo em vista o apuramento de responsabilidades a que haja lugar nesse âmbito”.

Dos seis helicópteros Kamov da frota do Estado, apenas três estão aptos para voar, estando dois inoperacionais por avaria e outro acidentado desde 2012.

ZAP / Lusa

7 Comments

  1. E fez muito bem Sr. Gneral..:Enquanto o Sr e os seus homens davam ao caneco a Srª Ministra andava nas revistas sociais a pavonear-se, em festas do social. Mas nada se passa, fosse noutro registo e o BE e o PCP apareciam logo a exigir as demissões de tudo e de todos.

    Mudam-se os tempos e mudam-se as vontades….Hipocrisia pura e dura desta gente de esquerda unidos apenas pelos mínimos olímpicos que era afastar quem ganhou as eleições….

    • Só quem é burro é que não consegue entender a estratégia do BE e PCP. Querem mas é que o estado tome conta dos montes como acontece nos países com a política deles! Quando se corta uma árvore, metade vai para o estado, por isso, a limpeza deveria ser feita pelo mesmo. Onde estão os guardas florestais? Enganem-me que eu gosto.

  2. Esta ministra nao tem sentido do dever, porque se tivesse, nos momentos críticos , neste caso incêndios, devia estar no local a dar animo e apoio as pessoas, mas a não, estava a tirar fotos numa festarola de revista cor de rosa. E é isto uma ministra. So nesta republica das bananas.

  3. Comprova-se mais uma vez a impreparação , incapacidade e mais não digo , de quem ocupa cargos “de ministro” . É assim , lamentavel , pouco ´lá fazem .

  4. Pois olha, eu, como contribuinte, perdi a confiançaem ti ó nodoa!
    Temos sido fustigados por incendios em barda neste ano, e este cretino, ao que sabe, só tem dado barraca.
    Se há criticas injustas esta é uma delas. Embora esta senhora tenha uma evidente falta de dotes de comunicação com os “media” , tem um trabalho reconhecido e meritoso junto das polícias e dos bombeiros voluntários. Este cromo deve ter é inveja.
    Quanto aos Kamov, acho graça a estes imbecis do PSD/CDS. Foi no governo deles, com o ministro Macedo, que atribuiram a operacionalidade dos mesmos, o que incluia revisões etc, a uma empresa de amigos deles. Agora que deu merda, a culpa é desta ministra? Vão se mas é catar! Caras de pau, sem vergonha!

  5. Então este pedaço de lixo é que não tem confiança na ministra?!
    O país é que não tem confiança nenhuma em ti, seu mafioso incompetente!!
    Basta ver o “excelente” serviço que tens feito…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.