Presidente da Protecção Civil demite-se por causa dos Kamov

Nuno André Ferreira / Lusa

Um helicóptero Kamov combate o fogo em São Pedro do Sul, Viseu

O presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) demitiu-se do cargo na sequência do inquérito ao caso dos helicópteros Kamov.

Segundo fonte do Ministério da Administração Interna (MAI), Francisco Grave Pereira apresentou na segunda-feira à ministra da Administração Interna o pedido de demissão, que foi aceite.

Esta decisão surge depois de o relatório da Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) ter concluído que Grave Pereira violou o dever de zelo no processo de transferência de seis helicópteros pesados Kamov para a Everjets, que actualmente os opera, conforme avança o Público.

O diário acrescenta que “a IGAI concluiu que a Protecção Civil não acautelou devidamente os interesses do Estado neste processo”, sugerindo assim, a abertura de um processo disciplinar a Grave Pereira.

A IGAI também propõe a abertura de outro processo disciplinar a “um ex-director nacional, que entretanto deixou a instituição”, sublinha o Público.

A ministra dará mais pormenores sobre o assunto na conferência de imprensa que está agendada para as 12 horas, na Protecção Civil, para o balanço operacional intercalar da Fase Charlie do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais de 2016 relativo ao mês de Agosto.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Ou sou muito estúpido ou não percebo nada de hierarquia nestes Organismos do Estado.
    Então um responsável de um Organismo Público inicia um processo que é lesivo ao Estado e o/a Ministro/a da tutela não o manda parar com ele?

    Ou este “negócio” só é lesivo do Estado porque ….. deu para o torto no que diz respeito ao combate aos incêndios?

    E é só o Presidente da ANPC que é responsabilizado?
    Ou os Políticos que lhe deram cobertura estavam a banhos em Marte e não sabiam de nada?

    • Desde o inicio que se percebeu que este negócio com a Everjets era uma burla do pior!!
      O ministro já lá não está (era o “conhecido” sr. vistos GOLD – Miguel Macedo) e, por acaso, até é amigo do dono da Everjets…
      Mais um excelente trabalho do governo anterior que acabou com a EMA (que estava mal), mas ainda fez bem pior…

  2. Tem muita razão, Beaver. Também pergunto o mesmo.
    Há dias debateu-se a preparação do país para um grande sismo em Lisboa.
    Sempre levantei grandes dúvidas sobre a operacionalidade da Protecção Civil, que sempre vi como um organismo poleiro para alguns “amigos”, mas totalmente incompetente para os objectivos para que foi criada.
    Este é só mais um caso a fazer parte da regra.

  3. Pois Pois demissão mas e o resto, que tal devolverem o dinheiro que de certeza muitos meteram ao bolso, e que tal averiguar para onde e para quem foi esse dinheiro, de quem é essa empresa?
    Pais de corruptos que nunca mais acabam devido aos governos e partidos esconderem esses próprios personagens para não serem ainda mais denegridos.
    1-Deveriam averiguar a fundo quem está por trás desta empresa
    2-Se foi um contrato lesivo e falcatruado tribunal e acabar já com ele sem qualquer tipo de indeminizações.
    3-Toda mas toda a gente envolvida nele verificar se receberam algo em troca e se sim prisão efetiva pois enquanto não acontecer continuamos sempre igual.

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …