Presidente da Protecção Civil demite-se por causa dos Kamov

Nuno André Ferreira / Lusa

Um helicóptero Kamov combate o fogo em São Pedro do Sul, Viseu

O presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) demitiu-se do cargo na sequência do inquérito ao caso dos helicópteros Kamov.

Segundo fonte do Ministério da Administração Interna (MAI), Francisco Grave Pereira apresentou na segunda-feira à ministra da Administração Interna o pedido de demissão, que foi aceite.

Esta decisão surge depois de o relatório da Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) ter concluído que Grave Pereira violou o dever de zelo no processo de transferência de seis helicópteros pesados Kamov para a Everjets, que actualmente os opera, conforme avança o Público.

O diário acrescenta que “a IGAI concluiu que a Protecção Civil não acautelou devidamente os interesses do Estado neste processo”, sugerindo assim, a abertura de um processo disciplinar a Grave Pereira.

A IGAI também propõe a abertura de outro processo disciplinar a “um ex-director nacional, que entretanto deixou a instituição”, sublinha o Público.

A ministra dará mais pormenores sobre o assunto na conferência de imprensa que está agendada para as 12 horas, na Protecção Civil, para o balanço operacional intercalar da Fase Charlie do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais de 2016 relativo ao mês de Agosto.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Ou sou muito estúpido ou não percebo nada de hierarquia nestes Organismos do Estado.
    Então um responsável de um Organismo Público inicia um processo que é lesivo ao Estado e o/a Ministro/a da tutela não o manda parar com ele?

    Ou este “negócio” só é lesivo do Estado porque ….. deu para o torto no que diz respeito ao combate aos incêndios?

    E é só o Presidente da ANPC que é responsabilizado?
    Ou os Políticos que lhe deram cobertura estavam a banhos em Marte e não sabiam de nada?

    • Desde o inicio que se percebeu que este negócio com a Everjets era uma burla do pior!!
      O ministro já lá não está (era o “conhecido” sr. vistos GOLD – Miguel Macedo) e, por acaso, até é amigo do dono da Everjets…
      Mais um excelente trabalho do governo anterior que acabou com a EMA (que estava mal), mas ainda fez bem pior…

  2. Tem muita razão, Beaver. Também pergunto o mesmo.
    Há dias debateu-se a preparação do país para um grande sismo em Lisboa.
    Sempre levantei grandes dúvidas sobre a operacionalidade da Protecção Civil, que sempre vi como um organismo poleiro para alguns “amigos”, mas totalmente incompetente para os objectivos para que foi criada.
    Este é só mais um caso a fazer parte da regra.

  3. Pois Pois demissão mas e o resto, que tal devolverem o dinheiro que de certeza muitos meteram ao bolso, e que tal averiguar para onde e para quem foi esse dinheiro, de quem é essa empresa?
    Pais de corruptos que nunca mais acabam devido aos governos e partidos esconderem esses próprios personagens para não serem ainda mais denegridos.
    1-Deveriam averiguar a fundo quem está por trás desta empresa
    2-Se foi um contrato lesivo e falcatruado tribunal e acabar já com ele sem qualquer tipo de indeminizações.
    3-Toda mas toda a gente envolvida nele verificar se receberam algo em troca e se sim prisão efetiva pois enquanto não acontecer continuamos sempre igual.

RESPONDER

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …