Presidente da Protecção Civil demite-se por causa dos Kamov

Nuno André Ferreira / Lusa

Um helicóptero Kamov combate o fogo em São Pedro do Sul, Viseu

O presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) demitiu-se do cargo na sequência do inquérito ao caso dos helicópteros Kamov.

Segundo fonte do Ministério da Administração Interna (MAI), Francisco Grave Pereira apresentou na segunda-feira à ministra da Administração Interna o pedido de demissão, que foi aceite.

Esta decisão surge depois de o relatório da Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) ter concluído que Grave Pereira violou o dever de zelo no processo de transferência de seis helicópteros pesados Kamov para a Everjets, que actualmente os opera, conforme avança o Público.

O diário acrescenta que “a IGAI concluiu que a Protecção Civil não acautelou devidamente os interesses do Estado neste processo”, sugerindo assim, a abertura de um processo disciplinar a Grave Pereira.

A IGAI também propõe a abertura de outro processo disciplinar a “um ex-director nacional, que entretanto deixou a instituição”, sublinha o Público.

A ministra dará mais pormenores sobre o assunto na conferência de imprensa que está agendada para as 12 horas, na Protecção Civil, para o balanço operacional intercalar da Fase Charlie do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais de 2016 relativo ao mês de Agosto.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Ou sou muito estúpido ou não percebo nada de hierarquia nestes Organismos do Estado.
    Então um responsável de um Organismo Público inicia um processo que é lesivo ao Estado e o/a Ministro/a da tutela não o manda parar com ele?

    Ou este “negócio” só é lesivo do Estado porque ….. deu para o torto no que diz respeito ao combate aos incêndios?

    E é só o Presidente da ANPC que é responsabilizado?
    Ou os Políticos que lhe deram cobertura estavam a banhos em Marte e não sabiam de nada?

    • Desde o inicio que se percebeu que este negócio com a Everjets era uma burla do pior!!
      O ministro já lá não está (era o “conhecido” sr. vistos GOLD – Miguel Macedo) e, por acaso, até é amigo do dono da Everjets…
      Mais um excelente trabalho do governo anterior que acabou com a EMA (que estava mal), mas ainda fez bem pior…

  2. Tem muita razão, Beaver. Também pergunto o mesmo.
    Há dias debateu-se a preparação do país para um grande sismo em Lisboa.
    Sempre levantei grandes dúvidas sobre a operacionalidade da Protecção Civil, que sempre vi como um organismo poleiro para alguns “amigos”, mas totalmente incompetente para os objectivos para que foi criada.
    Este é só mais um caso a fazer parte da regra.

  3. Pois Pois demissão mas e o resto, que tal devolverem o dinheiro que de certeza muitos meteram ao bolso, e que tal averiguar para onde e para quem foi esse dinheiro, de quem é essa empresa?
    Pais de corruptos que nunca mais acabam devido aos governos e partidos esconderem esses próprios personagens para não serem ainda mais denegridos.
    1-Deveriam averiguar a fundo quem está por trás desta empresa
    2-Se foi um contrato lesivo e falcatruado tribunal e acabar já com ele sem qualquer tipo de indeminizações.
    3-Toda mas toda a gente envolvida nele verificar se receberam algo em troca e se sim prisão efetiva pois enquanto não acontecer continuamos sempre igual.

RESPONDER

Os animais começaram a fazer sons para poderem conversar no escuro

O reino animal está cheio de diferentes vocalizações. A produção sonora apareceu há entre 100 milhões e 200 milhões de anos e a sua origem está fortemente ligada à vida no escuro. Os vertebrados são animais …

O novo líder do CDS reclama uma nova direita (e quer um partido "sexy")

Francisco Rodrigues dos Santos sagrou-se este domingo o 10º presidente do CDS, reclamando no seu discurso de vitória a herança de todos os seus antecessores, desde o fundador, Freitas do Amaral, a Assunção Cristas. O tom …

Paços 0 - 2 Benfica | “Águia” não vacila e passa pressão

O Benfica foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0, colocando pressão sobre o FC Porto, segundo classificado, que na próxima terça-feira recebe o Gil Vicente. A formação “encarnada” foi superior na maioria dos principais momentos …

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …