Presidente da Protecção Civil demite-se por causa dos Kamov

Nuno André Ferreira / Lusa

Um helicóptero Kamov combate o fogo em São Pedro do Sul, Viseu

O presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) demitiu-se do cargo na sequência do inquérito ao caso dos helicópteros Kamov.

Segundo fonte do Ministério da Administração Interna (MAI), Francisco Grave Pereira apresentou na segunda-feira à ministra da Administração Interna o pedido de demissão, que foi aceite.

Esta decisão surge depois de o relatório da Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) ter concluído que Grave Pereira violou o dever de zelo no processo de transferência de seis helicópteros pesados Kamov para a Everjets, que actualmente os opera, conforme avança o Público.

O diário acrescenta que “a IGAI concluiu que a Protecção Civil não acautelou devidamente os interesses do Estado neste processo”, sugerindo assim, a abertura de um processo disciplinar a Grave Pereira.

A IGAI também propõe a abertura de outro processo disciplinar a “um ex-director nacional, que entretanto deixou a instituição”, sublinha o Público.

A ministra dará mais pormenores sobre o assunto na conferência de imprensa que está agendada para as 12 horas, na Protecção Civil, para o balanço operacional intercalar da Fase Charlie do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais de 2016 relativo ao mês de Agosto.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Ou sou muito estúpido ou não percebo nada de hierarquia nestes Organismos do Estado.
    Então um responsável de um Organismo Público inicia um processo que é lesivo ao Estado e o/a Ministro/a da tutela não o manda parar com ele?

    Ou este “negócio” só é lesivo do Estado porque ….. deu para o torto no que diz respeito ao combate aos incêndios?

    E é só o Presidente da ANPC que é responsabilizado?
    Ou os Políticos que lhe deram cobertura estavam a banhos em Marte e não sabiam de nada?

    • Desde o inicio que se percebeu que este negócio com a Everjets era uma burla do pior!!
      O ministro já lá não está (era o “conhecido” sr. vistos GOLD – Miguel Macedo) e, por acaso, até é amigo do dono da Everjets…
      Mais um excelente trabalho do governo anterior que acabou com a EMA (que estava mal), mas ainda fez bem pior…

  2. Tem muita razão, Beaver. Também pergunto o mesmo.
    Há dias debateu-se a preparação do país para um grande sismo em Lisboa.
    Sempre levantei grandes dúvidas sobre a operacionalidade da Protecção Civil, que sempre vi como um organismo poleiro para alguns “amigos”, mas totalmente incompetente para os objectivos para que foi criada.
    Este é só mais um caso a fazer parte da regra.

  3. Pois Pois demissão mas e o resto, que tal devolverem o dinheiro que de certeza muitos meteram ao bolso, e que tal averiguar para onde e para quem foi esse dinheiro, de quem é essa empresa?
    Pais de corruptos que nunca mais acabam devido aos governos e partidos esconderem esses próprios personagens para não serem ainda mais denegridos.
    1-Deveriam averiguar a fundo quem está por trás desta empresa
    2-Se foi um contrato lesivo e falcatruado tribunal e acabar já com ele sem qualquer tipo de indeminizações.
    3-Toda mas toda a gente envolvida nele verificar se receberam algo em troca e se sim prisão efetiva pois enquanto não acontecer continuamos sempre igual.

RESPONDER

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …