Presidente da Protecção Civil demite-se por causa dos Kamov

Nuno André Ferreira / Lusa

Um helicóptero Kamov combate o fogo em São Pedro do Sul, Viseu

O presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) demitiu-se do cargo na sequência do inquérito ao caso dos helicópteros Kamov.

Segundo fonte do Ministério da Administração Interna (MAI), Francisco Grave Pereira apresentou na segunda-feira à ministra da Administração Interna o pedido de demissão, que foi aceite.

Esta decisão surge depois de o relatório da Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) ter concluído que Grave Pereira violou o dever de zelo no processo de transferência de seis helicópteros pesados Kamov para a Everjets, que actualmente os opera, conforme avança o Público.

O diário acrescenta que “a IGAI concluiu que a Protecção Civil não acautelou devidamente os interesses do Estado neste processo”, sugerindo assim, a abertura de um processo disciplinar a Grave Pereira.

A IGAI também propõe a abertura de outro processo disciplinar a “um ex-director nacional, que entretanto deixou a instituição”, sublinha o Público.

A ministra dará mais pormenores sobre o assunto na conferência de imprensa que está agendada para as 12 horas, na Protecção Civil, para o balanço operacional intercalar da Fase Charlie do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais de 2016 relativo ao mês de Agosto.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Ou sou muito estúpido ou não percebo nada de hierarquia nestes Organismos do Estado.
    Então um responsável de um Organismo Público inicia um processo que é lesivo ao Estado e o/a Ministro/a da tutela não o manda parar com ele?

    Ou este “negócio” só é lesivo do Estado porque ….. deu para o torto no que diz respeito ao combate aos incêndios?

    E é só o Presidente da ANPC que é responsabilizado?
    Ou os Políticos que lhe deram cobertura estavam a banhos em Marte e não sabiam de nada?

    • Desde o inicio que se percebeu que este negócio com a Everjets era uma burla do pior!!
      O ministro já lá não está (era o “conhecido” sr. vistos GOLD – Miguel Macedo) e, por acaso, até é amigo do dono da Everjets…
      Mais um excelente trabalho do governo anterior que acabou com a EMA (que estava mal), mas ainda fez bem pior…

  2. Tem muita razão, Beaver. Também pergunto o mesmo.
    Há dias debateu-se a preparação do país para um grande sismo em Lisboa.
    Sempre levantei grandes dúvidas sobre a operacionalidade da Protecção Civil, que sempre vi como um organismo poleiro para alguns “amigos”, mas totalmente incompetente para os objectivos para que foi criada.
    Este é só mais um caso a fazer parte da regra.

  3. Pois Pois demissão mas e o resto, que tal devolverem o dinheiro que de certeza muitos meteram ao bolso, e que tal averiguar para onde e para quem foi esse dinheiro, de quem é essa empresa?
    Pais de corruptos que nunca mais acabam devido aos governos e partidos esconderem esses próprios personagens para não serem ainda mais denegridos.
    1-Deveriam averiguar a fundo quem está por trás desta empresa
    2-Se foi um contrato lesivo e falcatruado tribunal e acabar já com ele sem qualquer tipo de indeminizações.
    3-Toda mas toda a gente envolvida nele verificar se receberam algo em troca e se sim prisão efetiva pois enquanto não acontecer continuamos sempre igual.

RESPONDER

Nunca chegou a vaguear no mar. Ford encontra mensagem centenária em garrafa numa estação de comboios nos EUA

Há muitas mensagens engarrafadas que começam e terminam a sua vida em barcos, na costa ou até mesmo no mar. Recentemente, a Ford Motor Company encontrou uma mensagem numa garrafa na antiga Estação Central de …

Há uma estranha petição a pedir que Jeff Bezos compre a Mona Lisa (e a coma)

Está a circular na Internet uma estranha petição que incentiva Jeff Bezos, fundador da Amazon, a comprar o quadro da Mona Lisa para o comer. A petição online "Queremos que Jeff Bezos compre e coma a …

Depois da reforma de Magawa, há uma nova recruta de ratos gigantes que detetam minas no Camboja

O Camboja recrutou uma nova equipa de ratos farejadores de minas para substituir os já "aposentados", num esforço para impulsionar as operações de desminagem no país. O país, atormentado durante décadas por munições não detonadas, recrutou …

Coca-Cola responde a Ronaldo: "Toda a gente tem direito às suas preferências"

Depois de Cristiano Ronaldo ter afastado duas garrafas de Coca-Cola durante uma conferência de imprensa, a marca respondeu ao jogador, dizendo que "toda a gente tem direito às suas preferências de bebidas". Numa conferência de imprensa …

Mochila voadora elétrica passa no primeiro teste em praia australiana

Qualquer um dava tudo para poder voar. Recentemente, uma startup australiana revelou o vídeo do primeiro voo de teste do seu dispositivo voador pessoal, com uma configuração totalmente elétrica que o torna mais amigo do …

"Lamento profundamente." Ex-diretor da BBC pede desculpas ao Príncipe William pela entrevista com Diana

Tony Hall, ex-diretor geral da BBC, lamentou "profundamente a dor" que a entrevista feita em 1995 a Diana de Gales causou ao príncipe William. O ex-diretor geral da rede BBC Tony Hall expressou, esta terça-feira, …

Fernando Santos: "O jogo esteve muito difícil"

Falta de eficácia durante a primeira parte poderia ter estragado os planos da campeã europeia, no jogo contra a Hungria. Portugal ganhou contra a Hungria por 3-0 mas, até aos 83 minutos, não houve golos em …

A partir de 2024, clientes vão pagar taxa pelas embalagens de take away

A partir de 2024, os clientes que comprarem comida através do take away vão passar a pagar uma taxa sobre as embalagens. A notícia é avançada esta terça-feira pelo Jornal de Notícias, que adianta que o …

Primeira-ministra da Nova Zelândia diz ter sido enganada por autora de biografia

A primeira-ministra da Nova Zelândia distanciou-se na segunda-feira do livro "Jacinda Ardern: Liderar com Empatia", a sua mais recente biografia, alegadamente baseado em entrevistas exclusivas. Esta é a terceira biografia sobre Jacinda Ardern. As duas primeiras, …

Hungria 0-3 Portugal | Entrada de Rafa e Renato arrasa magiares

A seleção portuguesa de futebol iniciou hoje a defesa do título com um triunfo por 3-0 sobre a Hungria, na Puskás Arenas, em Budapeste, em encontro da primeira jornada do Grupo F do Euro2020. Raphaël Guerreiro, …