Centenas de carros arderam esta quarta-feira num incêndio de grandes proporções no Festival Andanças, em Castelo de Vide, Portalegre.
O fogo deflagrou cerca das 15 horas e terá consumido centenas de viaturas, adiantou à agência Lusa o comandante distrital de operações de socorro, Belo Costa.
“Estavam quatro mil pessoas no recinto, que foram retiradas por precaução”, referiu o comandante, frisando que foi acionado o plano de emergência do festival e que “funcionou”.
Segundo as autoridades, o incêndio terá começado numa das viaturas do parque de estacionamento do festival.
Cerca de 171 operacionais, com o apoio de 50 viaturas e quatro meios aéreos, estiveram a combater as chamas. Até à data, não há informação de mortos ou feridos.
O “Andanças” – Festival Internacional de Danças Populares decorre desde segunda-feira nas margens da albufeira de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide.
Promovida pela PédeXumbo, Associação para a Promoção da Música e Dança, a 21.ª edição do festival esperava receber, até domingo, 40 mil visitantes, numa área de 28 hectares.
Em declarações aos jornalistas, Graça Gonçalves, da organização, diz que a edição deste ano do Festival deverá ser retomada ainda hoje.
A responsável explicou que “há condições para manter o festival em funcionamento” e que “está tudo a postos para continuar”, aguardando-se apenas a autorização das diferentes forças de segurança e socorro.
Haverá, no entanto, algumas alterações na programação.
ZAP / Lusa / Move
Incêndio no Andanças
-
2 Fevereiro, 2017 Arquivado inquérito ao incêndio no festival “Andanças”