Quão absurda é esta moda nova de fotografar a comida e partilhar imagens do nosso repasto em tudo o que é rede social? Muito. E a mais recente campanha da IKEA mostra-o de forma categórica.
Algures no século XVII, uma aristocrática família prepara-se para saborear um apetitoso jantar. Mas eis que um contratempo surge – é preciso chamar o pintor de serviço, que se apressa a fazer o retrato da refeição.
Uma vez concluído, o retrato é passado aos pajens da família, que desatam numa correria a cavalo para o mostrar nas diversas casas nobres da região e pelas ruas da aldeia.
E só quando os pajens regressam com o veredicto da comunidade é que a família da nossa estória pode dar início ao jantar.
Sob o lema “É uma refeição, não é uma competição”, a nova campanha “Let’s Relax”, da IKEA, pretende mostrar quão absurda é esta moda recente de fotografar a comida e procurar avidamente a sua aprovação na rede de amigos – em vez de simplesmente a saborear.
A campanha está bem conseguida e ninguém consegue evitar um sorriso perante a bizarra ideia de mandar fazer retratos a óleo do jantar.
Mas, dirão alguns, o que é que uma popular marca de móveis para o lar tem a ver com comida, e internet, e a moda de enviar fotos de uma através na outra?
Aparentemente, nada. Mas que de repente nos deu a todos uma enorme vontade de comer almôndegas, lá isso deu.
AEIOU