Uma refeição não é uma (absurda) competição

Quão absurda é esta moda nova de fotografar a comida e partilhar imagens do nosso repasto em tudo o que é rede social? Muito. E a mais recente campanha da IKEA mostra-o de forma categórica.

Algures no século XVII, uma aristocrática família prepara-se para saborear um apetitoso jantar. Mas eis que um contratempo surge – é preciso chamar o pintor de serviço, que se apressa a fazer o retrato da refeição.

Uma vez concluído, o retrato é passado aos pajens da família, que desatam numa correria a cavalo para o mostrar nas diversas casas nobres da região e pelas ruas da aldeia.

E só quando os pajens regressam com o veredicto da comunidade é que a família da nossa estória pode dar início ao jantar.

Sob o lema “É uma refeição, não é uma competição”, a nova campanha “Let’s Relax”, da IKEA, pretende mostrar quão absurda é esta moda recente de fotografar a comida e procurar avidamente a sua aprovação na rede de amigos – em vez de simplesmente a saborear.

A campanha está bem conseguida e ninguém consegue evitar um sorriso perante a bizarra ideia de mandar fazer retratos a óleo do jantar.

Mas, dirão alguns, o que é que uma popular marca de móveis para o lar tem a ver com comida, e internet, e a moda de enviar fotos de uma através na outra?

Aparentemente, nada. Mas que de repente nos deu a todos uma enorme vontade de comer almôndegas, lá isso deu.

AEIOU

PARTILHAR

RESPONDER

Vacina da gripe disponível para mais grupos. Farmácias temem não ter stock suficiente

A vacina da gripe está, a partir desta segunda-feira, disponível para mais grupos populacionais com o início da segunda fase da campanha, que estende a vacinação a pessoas com 65 ou mais anos e pessoas …

Franceses em protesto para homenagear professor decapitado. Autoridades procuram radicais islâmicos

Milhares de pessoas reuniram-se no domingo no centro de Paris numa demonstração de repúdio pela decapitação do professor que mostrou aos seus alunos desenhos do Profeta Maomé. Os manifestantes da Praça da República ergueram cartazes onde …

Proud Boys acreditam na vitória de Trump: "Vamos Ganhar". Voto antecipado começa hoje na Florida

O líder do grupo Proud Boys disse à Lusa, durante uma manifestação em Miami, que Donald Trump vai vencer as eleições presidenciais norte-americanas, e rejeitou a acusação de que é dirigente de uma organização extremista. …

Projeto desenvolve testes rápidos de baixo custo para detetar imunidade

Um consórcio de universidades e uma empresa querem desenvolver "testes rápidos e de baixo custo" para detetar a resposta imunitária ao vírus SARS-CoV-2. O projecto TecniCov, que "obteve um financiamento de 450 mil euros da Agência …

"Medo constante". Human Rights Watch denuncia tortura na Coreia do Norte

Uma organização não-governamental denunciou esta segunda-feira que o sistema norte-coreano de detenção pré-julgamento e de investigação é cruel e arbitrário, com ex-detidos a descreverem tortura sistemática, corrupção e trabalhos forçados não-remunerado. No relatório de 88 páginas, …

"Cibermáfia". Rede de criminosos "lavou" milhões de euros em Bancos portugueses

Uma rede de criminosos com origem na Europa de Leste montou um esquema de lavagem de dinheiro roubado em ataques informáticos através de Bancos de países como Portugal. Esta "cibermáfia", como é apelidada pelo Jornal de …

Diplomatas chineses e taiwaneses entram em confronto físico nas ilhas Fiji

Diplomatas da China e funcionários do Governo de Taiwan entraram em confronto físico durante uma receção nas ilhas Fiji, que marcou o dia nacional de Taiwan, ilustrando a crescente tensão entre Pequim e Taipé. A luta …

Mais 1.949 infetados, 17 mortes e 966 recuperados. Portugal passa barreira dos 100 mil casos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 1.949 casos de covid-19, 17 mortes associadas à doença e 966 recuperados, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde publicado esta segunda-feira. O número total de infeções …

Lagarde defende que o fundo de recuperação se torne permanente (e admite mais estímulos)

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, defendeu, em entrevista ao Le Monde, que o Fundo de Recuperação se torne uma ferramenta permanente. Em entrevista ao jornal francês Le Monde, citada pela Bloomberg, Christine …

Reino Unido acusa Bruxelas de não querer acordo pós-Brexit

O Reino Unido acusa Bruxelas de não querer iniciar um projeto de acordo pós-Brexit, mas espera que União Europeia "mude de posição". O Governo britânico acusa Bruxelas de não querer intensificar os contactos com o Reino …