A partir de setembro, o grupo Inditex vai apostar num novo plano estratégico ambiental que prevê implementar até 2020.
O objetivo do grupo, do qual fazem parte marcas como a Zara, Bershka e Pull and Bear, é construir um modelo de economia circular para o ciclo de produção nos próximos quatro anos.
Desde 2011 o grupo tem levado a cabo um plano ambiental, apostando num modelo de eco-eficiência implementado em 3.700 das suas lojas, mas desta vez as marcas terão coleções feitas a partir de peças recicladas e reutilizadas.
Para tal, já a partir de setembro, a Zara vai passar a fazer a recolha de peças usadas aos clientes que façam compras online com entrega ao domicílio.
“Este teste piloto – que está a ser conduzido em colaboração com a Cáritas espanhola e a transportadora Seur – vai estar disponível em Madrid mas a ideia é alargá-lo a toda a Espanha”, descreve a empresa em comunicado.
Além disso, os clientes vão poder também deixar as suas roupas num dos dois mil contentores que o grupo vai espalhar por Espanha, o único país onde por agora esta campanha vai funcionar.
As peças serão doadas ou utilizadas na reciclagem têxtil.
A Inditex fez ainda uma parceria com a Lenzing, produtora austríaca de fibra têxtil a partir de plantas chamada lyocell tencel, a quem vai doar três mil toneladas de roupa usada até 2020, suficientes para produzir 48 milhões de peças.
ZAP / Espalha-Factos
vender LIXO não é o que a ZARA faz atualmente ? onde está a novidade ? só se for no aumento do lixo visual ao encher as nossas ruas com 2000 caixotes .