Zara vai reciclar peças de roupa

A partir de setembro, o grupo Inditex vai apostar num novo plano estratégico ambiental que prevê implementar até 2020.

O objetivo do grupo, do qual fazem parte marcas como a Zara, Bershka e Pull and Bear, é construir um modelo de economia circular para o ciclo de produção nos próximos quatro anos.

Desde 2011 o grupo tem levado a cabo um plano ambiental, apostando num modelo de eco-eficiência implementado em 3.700 das suas lojas, mas desta vez as marcas terão coleções feitas a partir de peças recicladas e reutilizadas.

Para tal, já a partir de setembro, a Zara vai passar a fazer a recolha de peças usadas aos clientes que façam compras online com entrega ao domicílio.

“Este teste piloto – que está a ser conduzido em colaboração com a Cáritas espanhola e a transportadora Seur – vai estar disponível em Madrid mas a ideia é alargá-lo a toda a Espanha”, descreve a empresa em comunicado.

Além disso, os clientes vão poder também deixar as suas roupas num dos dois mil contentores que o grupo vai espalhar por Espanha, o único país onde por agora esta campanha vai funcionar.

As peças serão doadas ou utilizadas na reciclagem têxtil.

A Inditex fez ainda uma parceria com a Lenzing, produtora austríaca de fibra têxtil a partir de plantas chamada lyocell tencel, a quem vai doar três mil toneladas de roupa usada até 2020, suficientes para produzir 48 milhões de peças.

ZAP / Espalha-Factos

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. vender LIXO não é o que a ZARA faz atualmente ? onde está a novidade ? só se for no aumento do lixo visual ao encher as nossas ruas com 2000 caixotes .

RESPONDER

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …