Zara vai reciclar peças de roupa

A partir de setembro, o grupo Inditex vai apostar num novo plano estratégico ambiental que prevê implementar até 2020.

O objetivo do grupo, do qual fazem parte marcas como a Zara, Bershka e Pull and Bear, é construir um modelo de economia circular para o ciclo de produção nos próximos quatro anos.

Desde 2011 o grupo tem levado a cabo um plano ambiental, apostando num modelo de eco-eficiência implementado em 3.700 das suas lojas, mas desta vez as marcas terão coleções feitas a partir de peças recicladas e reutilizadas.

Para tal, já a partir de setembro, a Zara vai passar a fazer a recolha de peças usadas aos clientes que façam compras online com entrega ao domicílio.

“Este teste piloto – que está a ser conduzido em colaboração com a Cáritas espanhola e a transportadora Seur – vai estar disponível em Madrid mas a ideia é alargá-lo a toda a Espanha”, descreve a empresa em comunicado.

Além disso, os clientes vão poder também deixar as suas roupas num dos dois mil contentores que o grupo vai espalhar por Espanha, o único país onde por agora esta campanha vai funcionar.

As peças serão doadas ou utilizadas na reciclagem têxtil.

A Inditex fez ainda uma parceria com a Lenzing, produtora austríaca de fibra têxtil a partir de plantas chamada lyocell tencel, a quem vai doar três mil toneladas de roupa usada até 2020, suficientes para produzir 48 milhões de peças.

ZAP / Espalha-Factos

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. vender LIXO não é o que a ZARA faz atualmente ? onde está a novidade ? só se for no aumento do lixo visual ao encher as nossas ruas com 2000 caixotes .

RESPONDER

Afinal, grupo de trabalho para a vacinação no Parlamento não vai existir

Afinal, ao contrário do que foi avançado esta terça-feira, o grupo de trabalho que devia coordenar o processo de vacinação dos deputados não vai existir. A Assembleia da República esclareceu esta tarde, em comunicado, que não …

Novo estudo indica que coronavírus pode sobreviver na roupa até 72 horas

De acordo com um estudo britânico, o novo coronavírus pode sobreviver na roupa ao longo de até 72 horas. Os especialistas alertam que pode ainda ser transferido da roupa para outras superfícies. Um estudo da universidade …

Polícia espanhola apreende 387 quilos de cocaína em navio chegado do Brasil

A polícia espanhola apreendeu 387 quilos de cocaína no porto de Santa Cruz de Tenerife, nas ilhas Canárias, numa inspeção feita a um camião que viajava num navio chegado do Brasil. O Ministério do Interior (Administração …

SEF detém suspeito de auxiliar pessoas a emigrar ilegalmente para a Irlanda

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, na segunda-feira, um cidadão europeu por suspeitas da prática do crime de auxílio à imigração ilegal. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, em Lisboa, um cidadão …

Afinal, primeira morte por covid-19 na Europa foi na Sérvia

Um trabalhador da construção civil morreu de covid-19 em fevereiro de 2020 em Belgrado, 10 dias antes de outra pessoa ter morrido em França, podendo ter sido afinal a primeira morte pela doença no continente, …

Vacina da Johnson & Johnson considerada eficaz pelos Estados Unidos

O regulador norte-americano, a Food and Drug Administration, aprovou a vacina produzida pela Johnson & Johnson para utilização de emergência em todo o país. A vacina de dose única da Johnson & Johnson contra a covid-19 …

Banco de Portugal alerta sobre investimento em Bitcoin e outras criptomoedas

O Banco de Portugal (BdP) lançou esta quarta-feira um novo aviso aos consumidores sobre os riscos relativos ao investimento em bitcoin e outras criptomoedas, devido à "recente volatilidade observada nos preços de determinados ativos virtuais". "Não …

Sismo de magnitude 5,7 perto da capital da Islândia

O epicentro do terramoto, registado às 10:05 (mesma hora em Lisboa), situa-se perto do Monte Keilir, na Islândia. Um sismo de magnitude 5,6 abalou esta manhã o sudoeste da Islândia, incluindo a capital, Reiquejavique, sem vítimas …

Portugal terá de pedir mais fundos a Bruxelas, diz Durão Barroso

O antigo primeiro-ministro e antigo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, acredita que Portugal terá de pedir mais fundos a Bruxelas, considerando que a crise será mais grave que o que está atualmente previsto. Em entrevista …

Maioria dos portugueses quer manter escolas fechadas (e quase metade defende encerramento até à Páscoa)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias, Diário de Notícias e TSF revela que a maior parte dos portugueses defende o prolongamento do encerramento das escolas. A eventualidade de voltar a reabrir as escolas …