A agência aeroespacial norte-americana NASA está a testar uma aeronave da sua série X-plane com 14 motores eléctricos.
O ano passado, a NASA anunciou a intenção de inovar a indústria da aviação, aderindo à tecnologia de aviões totalmente eléctricos.
Na altura, a ideia era de que os voos comerciais neste tipo de aeronave pudessem ser iniciados dentro de 20 anos.
Num pequeno passo em direcção a esse objectivo, a agência espacial acaba de revelar os seus planos para o novo X-57, um avião eléctrico da famosa série X-plane.
A aeronave, baptizada de “Maxwell”, apresenta ideias fundamentais de engenharia que poderiam ser incorporadas nos mais ambiciosos protótipos livres de carbono do futuro.
A principal das inovações do X-57 Maxwell é o seu original sistema de propulsão, que consiste em nada menos que 14 motores eléctricos posicionados nas asas da aeronave.
A ideia é que os motores sejam alimentados por baterias que podem ser carregadas no solo, usando células solares, seguindo os recentes desenvolvimentos tecnológicos de outros veículos eléctricos.
Todos os motores deverão ser utilizados durante a decolagem e pouso, mas apenas dois dos motores, os principais, serão necessários para manter o avião em voo.
A expectativa é que através da distribuição de energia eléctrica em toda a asa, o avião reduza a energia necessária para todo o trajecto.
De acordo com um comunicado da agência espacial, o X-57 será construído a partir da modificação de uma aeronave bimotor de design italiano, a Tecnam P2006T.
Caso o projecto tenha bons resultados, o “Maxwell” marcará provavelmente o início de grandes mudanças na indústria aeronáutica: aviões mais silenciosos, mais baratos e livres de poluentes.