NASA anuncia o seu primeiro avião totalmente elétrico

Advanced Concepts Lab, AMA, Inc. / NASA Langley

Conceito artístico do X-57 Maxwell, o primeiro avião 100% eléctrico da NASA

Conceito artístico do X-57 Maxwell, o primeiro avião 100% eléctrico da NASA

A agência aeroespacial norte-americana NASA está a testar uma aeronave da sua série X-plane com 14 motores eléctricos.

O ano passado, a NASA anunciou a intenção de inovar a indústria da aviação, aderindo à tecnologia de aviões totalmente eléctricos.

Na altura, a ideia era de que os voos comerciais neste tipo de aeronave pudessem ser iniciados dentro de 20 anos.

Num pequeno passo em direcção a esse objectivo, a agência espacial acaba de revelar os seus planos para o novo X-57, um avião eléctrico da famosa série X-plane.

A aeronave, baptizada de “Maxwell”, apresenta ideias fundamentais de engenharia que poderiam ser incorporadas nos mais ambiciosos protótipos livres de carbono do futuro.

A principal das inovações do X-57 Maxwell é o seu original sistema de propulsão, que consiste em nada menos que 14 motores eléctricos posicionados nas asas da aeronave.

A ideia é que os motores sejam alimentados por baterias que podem ser carregadas no solo, usando células solares, seguindo os recentes desenvolvimentos tecnológicos de outros veículos eléctricos.

Todos os motores deverão ser utilizados durante a decolagem e pouso, mas apenas dois dos motores, os principais, serão necessários para manter o avião em voo.

A expectativa é que através da distribuição de energia eléctrica em toda a asa, o avião reduza a energia necessária para todo o trajecto.

De acordo com um comunicado da agência espacial, o X-57 será construído a partir da modificação de uma aeronave bimotor de design italiano, a Tecnam P2006T.

Caso o projecto tenha bons resultados, o “Maxwell” marcará provavelmente o início de grandes mudanças na indústria aeronáutica: aviões mais silenciosos, mais baratos e livres de poluentes.

Canaltech

RESPONDER

É um "disparate do tamanho do Mosteiro da Batalha" proibir refeições em panteões

O presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, considerou hoje que seria um "disparate do tamanho do Mosteiro da Batalha" restringir totalmente "qualquer serviço de refeições nos panteões". "Concordo com as restrições, mas não na …

Surto de Legionella pode resultar em acusações por homicídio

A Veolia Portugal, responsável pela manutenção das torres de refrigeração do Hospital de São Francisco Xavier negou responsabilidade no surto de 'legionella', garantindo que "todos os procedimentos foram implementados corretamente". "Todos os procedimentos foram implementados corretamente …

Rui Santos "paineleiro com feitio de gaja", Bruno de Carvalho "machista preconceituoso"

A associação Capazes não poupou críticas ao presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, que acusa de "machismo, misoginia e homofobia", depois das violentas críticas que o presidente do Sporting endereçou a Rui Santos, comentador …

Detido diretor nacional do Tesouro angolano por suspeita de desvio de verbas

O diretor nacional do Tesouro angolano foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no âmbito de uma investigação policial a alegados desvios de verbas do Estado através de contratos celebrados com empresas fictícias. De acordo …

Milhares de contas russas no Twitter foram usadas para influenciar referendo do Brexit

Investigadores concluíram que nos dias anteriores à votação do referendo sobre o Brexit, centenas de contas falsas no Twitter com origem russa tentaram influenciar a decisão da saída do Reino Unido da União Europeia. De acordo …

Submarino militar argentino desapareceu com 44 pessoas a bordo

A Marinha da Argentina confirmou esta sexta-feira que está à procura de um submarino militar com 44 tripulantes, com o qual perdeu todo o o contacto há mais de 72 horas. O submarino militar argentino o …

Secretária de Estado desvaloriza "jantarinho" da Web Summit no Panteão

A secretária de Estado da Indústria desvalorizou o polémico jantar no Panteão Nacional e garante que nenhum membro do Governo esteve presente. "Não temos nada a ver com isso", afirmou à agência Lusa. A secretária de Estado …

Primeiro-ministro demissionário libanês acolhido em França

O primeiro-ministro demissionário libanês, que chegou este sábado a Paris procedente da Arábia Saudita, vai regressar ao Líbano na próxima quarta-feira para participar na festa nacional, informou a Agência Nacional de Notícias. Saad Hariri, que se …

Corte no subsídio de desemprego acaba em Janeiro

O fim do corte de 10% aplicado ao subsídio de desemprego vai entrar em vigor já a partir de Janeiro de 2018 e irá abranger todos os desempregados, incluindo os que já estão a receber …

Neblina de hidrocarbonetos de Plutão mantém planeta anão mais frio do que o esperado

A composição gasosa da atmosfera de um planeta geralmente determina a quantidade de calor que fica aí preso. No entanto, para o planeta anão Plutão, a temperatura prevista com base na composição da sua atmosfera …