NASA anuncia o seu primeiro avião totalmente elétrico

Advanced Concepts Lab, AMA, Inc. / NASA Langley

Conceito artístico do X-57 Maxwell, o primeiro avião 100% eléctrico da NASA

Conceito artístico do X-57 Maxwell, o primeiro avião 100% eléctrico da NASA

A agência aeroespacial norte-americana NASA está a testar uma aeronave da sua série X-plane com 14 motores eléctricos.

O ano passado, a NASA anunciou a intenção de inovar a indústria da aviação, aderindo à tecnologia de aviões totalmente eléctricos.

Na altura, a ideia era de que os voos comerciais neste tipo de aeronave pudessem ser iniciados dentro de 20 anos.

Num pequeno passo em direcção a esse objectivo, a agência espacial acaba de revelar os seus planos para o novo X-57, um avião eléctrico da famosa série X-plane.

A aeronave, baptizada de “Maxwell”, apresenta ideias fundamentais de engenharia que poderiam ser incorporadas nos mais ambiciosos protótipos livres de carbono do futuro.

A principal das inovações do X-57 Maxwell é o seu original sistema de propulsão, que consiste em nada menos que 14 motores eléctricos posicionados nas asas da aeronave.

A ideia é que os motores sejam alimentados por baterias que podem ser carregadas no solo, usando células solares, seguindo os recentes desenvolvimentos tecnológicos de outros veículos eléctricos.

Todos os motores deverão ser utilizados durante a decolagem e pouso, mas apenas dois dos motores, os principais, serão necessários para manter o avião em voo.

A expectativa é que através da distribuição de energia eléctrica em toda a asa, o avião reduza a energia necessária para todo o trajecto.

De acordo com um comunicado da agência espacial, o X-57 será construído a partir da modificação de uma aeronave bimotor de design italiano, a Tecnam P2006T.

Caso o projecto tenha bons resultados, o “Maxwell” marcará provavelmente o início de grandes mudanças na indústria aeronáutica: aviões mais silenciosos, mais baratos e livres de poluentes.

Canaltech

PARTILHAR

RESPONDER

PSD ouviu empresários em greve de fome e apela a Governo que os receba

O líder do grupo parlamentar do PSD apelou esta quarta-feira ao Governo para que receba os empresários da restauração e da animação noturna em greve de fome em frente ao Parlamento, depois de se ter …

China acusada de violar sanções à Coreia do Norte. EUA oferecem recompensa de 5 milhões

A China está a ser acusação de uma “violação flagrante” da obrigação de aplicar sanções internacionais à Coreia do Norte. Os Estados Unidos estão a oferecer uma recompensa de cinco milhões de dólares por informações. De …

Fabricante de aeronaves Embraer revela ter sido vítima de ataque informático

A fabricante aeronáutica brasileira Embraer informou esta terça-feira, em comunicado, que sofreu um ataque informático aos seus sistemas. A Embraer frisou, em comunicado divulgado aos acionistas, que o ataque “resultou na divulgação de dados supostamente atribuídos …

Filho de Michael Schumacher ascende à Fórmula 1 em 2021

O alemão Mick Schumacher, filho do antigo piloto Michael Schumacher, ascende à Fórmula 1 na próxima temporada, para pilotar um dos carros da escuderia Haas, anunciou esta quarta-feira a equipa norte-americana. Atual líder do campeonato de …

Costa diz que ilegalização do Chega não é resposta, mas sim solucionar problemas

O primeiro-ministro considerou esta terça-feira que a resposta política mais eficaz ao Chega não passa pela sua ilegalização, mas por solucionar os problemas sociais que alimentam o populismo e explicam a existência do partido. António Costa …

Após atropelamento que fez 5 mortos na Alemanha, polícia exclui hipótese de terrorismo

O condutor que ontem provocou cinco mortes ao atropelar várias pessoas numa zona pedonal, em Trier, mostra sinais de "distúrbios psiquiátricos", afirmou o procurador dessa cidade do oeste da Alemanha, com a polícia a descartar …

Sonangol admite sair do Millennium BCP se surgir uma "boa oportunidade"

A petrolífera angolana Sonangol, segundo maior acionista do Millennium BCP com cerca de 20%, admitiu aproveitar alguma “boa oportunidade” que surja para vender a sua participação. A informação foi transmitida pela Sonangol de Sebastião Gaspar Martins, …

Portugal com mais 68 mortos e 3.384 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quarta-feira mais 68 mortos relacionados com a covid-19 e 3.384 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal já registou 4.645 …

Tribunal de Contas usa inteligência artificial para controlar entidades

O Tribunal de Contas (TdC) começou a utilizar um sistema baseado em inteligência artificial para controlar as contas de cerca de 6.500 entidades que estão sob a sua alçada. Segundo noticiou esta quarta-feira o Correio da …

Açores decreta cerca sanitária em Rabo de Peixe

O governo regional decretou que vai implementar uma cerca sanitária em Rabo de Peixe, devido ao crescimento dos casos de covid-19. A freguesia de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, nos Açores, vai ficar …