NASA lança novo programa experimental de aviões “X”

NASA

Os novos X-planes da NASA serão aviões mais verdes, mais eficientes, mais amigos do ambiente

Os aviões experimentais das séries X da NASA são aviões carregados de história e tradição entre os fãs da aviação, e agora a NASA prepara-se para criar uma nova geração de aviões experimentais, que poderão servir para mostrar o rumo para o futuro da aeronáutica.

Para os que não conhecem de cor os modelos destes aviões nem viram The Right Stuff uma centena de vezes, basta relembrar que foi precisamente o avião experimental X-1, pilotado por Chuck Yeager, que superou a velocidade do som pela primeira vez , em Outubro de 1947.

Ao longo dos anos, muitos outros aviões X serviram para experimentar tecnologias inovadoras como as asas móveis, descolagem na vertical, aviões sem asas, e muito mais – sendo que o último dos quais, o X-56, em 2013, foi um avião que serviu para testar voos de alta-altitude e duração para aeronaves sem piloto.

Agora, a NASA quer relançar o programa X com uma nova série de aviões experimentais que possam avançar a indústria aeronáutica neste novo século, e que agora têm muitas outras preocupações que no século passado eram secundárias – coisas como o barulho produzido, ou o consumo de combustível, por exemplo.

NASA

Conceito d QueSST, ou Quiet Supersonic Technology, o primeiro avião-X com que a NASA vai testar o voo supersónico "silencioso"

Conceito do QueSST, ou Quiet Supersonic Technology, o primeiro avião-X com que a NASA vai testar o voo supersónico “silencioso”

Não será por acaso que um dos primeiros aviões X desta nova geração será o QueSST, ou Quiet Supersonic Technology, o primeiro avião-X com que a agência espacial norte-americana vai testar o voo supersónico “silencioso”, que potencialmente poderá permitir a criação de aviões supersónicos capazes de voar sobre o solo.

Actualmente, as normas internacionais de aviação restringem o voo supersónico a sobrevoar a água, devido ao sonic boom.

Venham então mais umas dezenas de aviões X, para juntar à família dos que já são conhecidos. E, por outro lado, preparemo-nos para um aumento do número de avistamentos de OVNIs nos próximos anos.

PARTILHAR

RESPONDER

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …

"Emergência nacional". Deputados pedem a Boris que convoque imediatamente o Parlamento

Mais de 100 deputados britânicos pediram, numa carta divulgada este domingo, ao primeiro-ministro Boris Johnson para convocar imediatamente o Parlamento e voltar a debater o Brexit. As férias de verão do Parlamento terminam normalmente a 03 …

Rambo Luso. Há um português a viver na selva venezuelana há 25 anos

Há 25 anos que o português António Pestana Drumond realiza expedições às regiões de selva do Delta Amacuro e do Parque Nacional Canaima, leste da Venezuela, onde é conhecido pelos indígenas locais como o Rambo …

Já é possível saber se alguém está a mentir. Basta olhar nos olhos

Os olhos não mentem. Pelo menos é o que acham os investigadores da Universidade de Stirling, na Escócia, que criaram uma prova que diz se a pessoa está a mentir ou não com a monitorização …

A NASA detetou (e mediu) o primeiro choque interplanetário

A Multiscale Magnetospheric Mission (MMS) da agência espacial norte-americana conseguir fazer as primeiras medições de um choque interplanetário. Em comunicado, a NASA explica que os choques interplanetários são um tipo de choque sem colisão, no …

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …