NASA lança novo programa experimental de aviões “X”

NASA

Os novos X-planes da NASA serão aviões mais verdes, mais eficientes, mais amigos do ambiente

Os aviões experimentais das séries X da NASA são aviões carregados de história e tradição entre os fãs da aviação, e agora a NASA prepara-se para criar uma nova geração de aviões experimentais, que poderão servir para mostrar o rumo para o futuro da aeronáutica.

Para os que não conhecem de cor os modelos destes aviões nem viram The Right Stuff uma centena de vezes, basta relembrar que foi precisamente o avião experimental X-1, pilotado por Chuck Yeager, que superou a velocidade do som pela primeira vez , em Outubro de 1947.

Ao longo dos anos, muitos outros aviões X serviram para experimentar tecnologias inovadoras como as asas móveis, descolagem na vertical, aviões sem asas, e muito mais – sendo que o último dos quais, o X-56, em 2013, foi um avião que serviu para testar voos de alta-altitude e duração para aeronaves sem piloto.

Agora, a NASA quer relançar o programa X com uma nova série de aviões experimentais que possam avançar a indústria aeronáutica neste novo século, e que agora têm muitas outras preocupações que no século passado eram secundárias – coisas como o barulho produzido, ou o consumo de combustível, por exemplo.

NASA

Conceito d QueSST, ou Quiet Supersonic Technology, o primeiro avião-X com que a NASA vai testar o voo supersónico "silencioso"

Conceito do QueSST, ou Quiet Supersonic Technology, o primeiro avião-X com que a NASA vai testar o voo supersónico “silencioso”

Não será por acaso que um dos primeiros aviões X desta nova geração será o QueSST, ou Quiet Supersonic Technology, o primeiro avião-X com que a agência espacial norte-americana vai testar o voo supersónico “silencioso”, que potencialmente poderá permitir a criação de aviões supersónicos capazes de voar sobre o solo.

Actualmente, as normas internacionais de aviação restringem o voo supersónico a sobrevoar a água, devido ao sonic boom.

Venham então mais umas dezenas de aviões X, para juntar à família dos que já são conhecidos. E, por outro lado, preparemo-nos para um aumento do número de avistamentos de OVNIs nos próximos anos.

PARTILHAR

RESPONDER

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …

Os furacões podem provocar atividade sísmica tal como um terramoto

Uma equipa de cientistas descobriu um novo fenómeno geofísico no qual furacões ou fortes tempestades podem produzir vibrações no fundo do oceano tão fortes quanto um terramoto de magnitude 3.5. "As tempestades, furacões ou ciclones extratropicais …

Quem anda mais devagar pode envelhecer mais rapidamente

A velocidade a que caminham as pessoas aos 45 anos pode ser um indicador de como é que o cérebro e o corpo envelhecem, revela um novo estudo levado a cabo por uma equipa de …