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TAAG já pode voar outra vez para qualquer país da UE

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Joao Carlos Medau / Flickr

Boeing 777-200 da TAAG, Angola Airlines

A transportadora aérea angolana TAAG voltou a estar em condições de voar para os países da União Europeia, com a nova licença de Operador de País Terceiro, anunciou hoje a companhia de bandeira angolana em comunicado enviado à Lusa.

De acordo com a mesma informação, a transportadora aérea, que já voa para Lisboa e Porto, recebeu a aprovação da Agência de Segurança Aérea da União Europeia, atribuindo a licença TCO, para todos os países daquele espaço.

A TAAG está agora livre para se candidatar a qualquer licença comercial para operar em qualquer dos estados-membros da União Europeia e está no mesmo nível que qualquer grande companhia aérea estrangeira a voar para a Europa”, lê-se.

A empresa, detida pelo Estado angolano e gerida pelos árabes da Emirates desde 2015, explica tratar-se do “resultado de um processo de inspeção e auditoria no início do ano em curso”, a qual permitiu aprovar “que todo o tipo de aeronaves propriedade da TAAG” possam voar para o espaço aéreo e territórios dos estados-membros da União Europeia, nomeadamente os Boeing 777-200 ER, 777-300ER e 737-700.

“Este é um marco significativo para a história da companhia aérea nacional de Angola em restabelecer-se como um veículo de qualidade internacional. Esta Licença nos permite ir para qualquer lado dentro da Europa, sujeitos a direitos de tráfego”, refere o presidente do conselho de administração da TAAG, o britânico Peter Hill, citado no mesmo comunicado.

O administrador acrescenta que a atribuição da licença TCO permite uma “garantia adicional” aos clientes de que aquela companhia aérea – que chegou a estar impedida de voar para a Europa há cerca de dez anos – “é gerida com os mais altos padrões de segurança possíveis” e significa que pode figurar na lista das “companhias aéreas aprovadas” internacionalmente.

“É uma evidência tangível da mudança que o acordo com a Emirates esta a trazendo para a TAAG”, sustenta Peter Hill.

O Governo angolano e a Emirates Airlines assinaram em 2015 um contrato de gestão, prevendo a introdução de uma “gestão profissional de nível internacional” na TAAG, a melhoraria “substancial da qualidade do serviço prestado” e o saneamento financeiro da companhia angolana, que em 2014 registou prejuízos de 99 milhões de dólares (cerca de 87 milhões de euros).

Peter Hill admitiu em maio que ainda não será em 2016 que a transportadora aérea angolana pública inverte os resultados negativos, algo que só espera que aconteça num horizonte de três anos.

“A companhia já opera com resultados negativos há algum tempo, o nosso objetivo a três anos é, pelo menos, atingir o ‘break-even’. É um grande desafio”, disse Peter Hill, questionado pela agência Lusa, em Luanda.

No âmbito do Contrato de Gestão da transportadora pública angolana celebrado com a Emirates para o período entre 2015 e 2019, prevê-se dentro de cinco anos resultados operacionais positivos de 100 milhões de dólares.

/Lusa

1 Comment

  1. Cuidado; conheço um técnico que trabalhou lá na manutenção e disse que nunca iria voar naquela companhia…
    Quando os funcionários tem medo de voar na própria empresa…

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