A GNR e a Segurança Social estão, esta segunda-feira, a encerrar um lar em Alfena, concelho de Valongo, a funcionar em instalações ilegais.
“A operação está em curso”, confirmou uma fonte policial, que falava à agência Lusa pouco depois das 15h, apontando que se trata de uma instalação em residência localizada na rua de Baguim, onde estão 14 utentes.
A mesma fonte indicou que técnicos da Segurança Social, bem como o delegado de saúde de Valongo, distrito do Porto, estão a acompanhar a situação.
Já fonte da Segurança Social confirmou a “necessidade de encerrar instalações ilegais”, mas remeteu para mais tarde novos esclarecimentos.
O Correio da Manhã descreve que “as condições do lar eram verdadeiramente degradantes. Quatro idosos dormiam numa cave, separados apenas por cortinas. Havia um idoso a dormir no chão, com apenas um colchão, e outros na garagem”.
Os idosos foram encaminhados durante a tarde para outros lares e para unidades de saúde.
ZAP / Lusa
Esquecem-se daqueles lares que apesar de terem instalações legais (alvará) não têm condições para os idosos. Há muito “fechar de olhos” nestas coisas…