Mais 98 novos casos e 9 mortes por covid-19 em Portugal

António Cotrim / Lusa

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 98 novos casos de infeção por covid-19. Nove pessoas morreram, num total de 1.144 óbitos no país.

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), há 98 novos casos, num total de 27.679 casos confirmados desde o início do surto – um aumento de 0,4% em relação ao dia anterior, que é a taxa de crescimento mais baixa de sempre.

Há 74 novos casos na Região de Lisboa e Vale do Tejo e mais 56 novos casos no Norte do País. Já na zona Centro, há menos 36 casos sem ter aumentado o número de recuperados.

Estão internadas 805 doentes (mais 8), destes 112 encontram-se em serviços de cuidados intensivos (o mesmo número que no dia anterior).

O número de mortes está pelo segundo dia consecutivo abaixo dos dois dígitos, tendo o número de óbitos aumentado para 1.144 (mais nove).

A taxa de letalidade global do país é novamente de 4,1%, sendo que sobe aos 15,2% no caso das pessoas acima dos 70 anos – as principais vítimas mortais.

O número de pessoas recuperadas mantém-se igual (2.549). Em relação ao acompanhamento aos doentes recuperados, Graça Freitas explica que os “protocolos estão a ser pensados nesta altura”, em que se entra da fase de “estudar o que se passa com essas pessoas”, ultrapassada a fase de “tratar”, nos casos que já tiveram alta hospitalar.

“Vão surgir protocolos de follow up destes doentes, com dois tipos: mais perto da saída do hospital, vão ser acompanhados pelos médicos dos hospitais que seguiram a patologia no hospital; depois, com o retorno à vida comunitária e dependendo das sequelas, serão seguidos pelos próprios médicos de medicina geral e familiar”, explicou a diretora-geral da Saúde.

Aguardam-se ainda resultados laboratoriais 2.642 pessoas e estão em vigilância pelas autoridades de saúde mais de 28 mil. O sintoma mais comum entre os infetados é a tosse (42% dos doentes), seguida da febre (30%) e de dores musculares (21%).

Sobre a atualização do valor do Rt, o número que calcula quantas pessoas são contagiadas por outra, Graça Freitas explicou que Lisboa e Vale do Tejo continua a ter o Rt “um bocadinho mais elevado” mas tem agora uma “tendência decrescente”.

“Há pessoas que testam positivo passado por muito tempo”

“Sabemos que há pessoas que testam positivo passado muito tempo, depois de já não ter sintomas”. Contudo, “não há prova que essas pequenas partículas originem novos casos concretos”. Por causa disso, está em estudo os impactos, mas “a ciência está ainda a analisar”, disse Graça Freitas.

Relativamente às creches, Graças Freitas disse que sabem “que são um sítio para brincar e que estas crianças são muito pequeninas e não é possível impor a estas crianças regras de comportamento”. Contudo, “devemos fazer tudo, mas tudo, o que for possível”.

Graça Freitas referiu o “desdobrar turmas”, evitar que o “máximo número de meninos se juntem”; “podemos pedir que cada menino tenha o próprio colchão”, entre outras medidas.

Não vamos impedir o normal desenvolvimento dos meninos”, referiu. “Não podendo os meninos utilizar uma máscara, os adultos devem fazê-lo sempre”.

Em relação ao regresso ao futebol, Graça Freitas disse que isso tem a ver com “futurologia”, que é algo que não gosta de fazer. “Esses planos com a FPF é para minimizar o aumento de casos positivos”, afirmou. “Isso faz-se com medidas de maior isolamento social possível”.

“Quanto à responsabilização é óbvio que em qualquer processo em que o risco não é zero todos os autores têm nível de responsabilização”.

Já António Sales afirma: “Resta reforçar a mensagem da senhora ministra. Foi feito um trabalho muito próximo entre a DGS e FPF, ontem realizámos um parecer técnico onde estão explanadas as nossas precupações relativamente a esta matéria”. “À federação cabe responder ao seu trabalho. Os níveis de responsabildiade estão muito bem definidos”.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal é o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels"

Portugal foi o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels", que reconhece um compromisso com a segurança, informou esta quinta-feira o Governo. A distinção, atribuída pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), pretende certificar …

Ventura reforça poder no Chega. Direção pode suspender militantes

No dia 30 de maio, foram aprovados dois regulamentos que dão poder à direção do Chega para suspender militantes do partido. Segundo avança a revista Sábado, no passado fim de semana, o Conselho Nacional do partido …

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …