Mais 98 novos casos e 9 mortes por covid-19 em Portugal

António Cotrim / Lusa

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 98 novos casos de infeção por covid-19. Nove pessoas morreram, num total de 1.144 óbitos no país.

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), há 98 novos casos, num total de 27.679 casos confirmados desde o início do surto – um aumento de 0,4% em relação ao dia anterior, que é a taxa de crescimento mais baixa de sempre.

Há 74 novos casos na Região de Lisboa e Vale do Tejo e mais 56 novos casos no Norte do País. Já na zona Centro, há menos 36 casos sem ter aumentado o número de recuperados.

Estão internadas 805 doentes (mais 8), destes 112 encontram-se em serviços de cuidados intensivos (o mesmo número que no dia anterior).

O número de mortes está pelo segundo dia consecutivo abaixo dos dois dígitos, tendo o número de óbitos aumentado para 1.144 (mais nove).

A taxa de letalidade global do país é novamente de 4,1%, sendo que sobe aos 15,2% no caso das pessoas acima dos 70 anos – as principais vítimas mortais.

O número de pessoas recuperadas mantém-se igual (2.549). Em relação ao acompanhamento aos doentes recuperados, Graça Freitas explica que os “protocolos estão a ser pensados nesta altura”, em que se entra da fase de “estudar o que se passa com essas pessoas”, ultrapassada a fase de “tratar”, nos casos que já tiveram alta hospitalar.

“Vão surgir protocolos de follow up destes doentes, com dois tipos: mais perto da saída do hospital, vão ser acompanhados pelos médicos dos hospitais que seguiram a patologia no hospital; depois, com o retorno à vida comunitária e dependendo das sequelas, serão seguidos pelos próprios médicos de medicina geral e familiar”, explicou a diretora-geral da Saúde.

Aguardam-se ainda resultados laboratoriais 2.642 pessoas e estão em vigilância pelas autoridades de saúde mais de 28 mil. O sintoma mais comum entre os infetados é a tosse (42% dos doentes), seguida da febre (30%) e de dores musculares (21%).

Sobre a atualização do valor do Rt, o número que calcula quantas pessoas são contagiadas por outra, Graça Freitas explicou que Lisboa e Vale do Tejo continua a ter o Rt “um bocadinho mais elevado” mas tem agora uma “tendência decrescente”.

“Há pessoas que testam positivo passado por muito tempo”

“Sabemos que há pessoas que testam positivo passado muito tempo, depois de já não ter sintomas”. Contudo, “não há prova que essas pequenas partículas originem novos casos concretos”. Por causa disso, está em estudo os impactos, mas “a ciência está ainda a analisar”, disse Graça Freitas.

Relativamente às creches, Graças Freitas disse que sabem “que são um sítio para brincar e que estas crianças são muito pequeninas e não é possível impor a estas crianças regras de comportamento”. Contudo, “devemos fazer tudo, mas tudo, o que for possível”.

Graça Freitas referiu o “desdobrar turmas”, evitar que o “máximo número de meninos se juntem”; “podemos pedir que cada menino tenha o próprio colchão”, entre outras medidas.

Não vamos impedir o normal desenvolvimento dos meninos”, referiu. “Não podendo os meninos utilizar uma máscara, os adultos devem fazê-lo sempre”.

Em relação ao regresso ao futebol, Graça Freitas disse que isso tem a ver com “futurologia”, que é algo que não gosta de fazer. “Esses planos com a FPF é para minimizar o aumento de casos positivos”, afirmou. “Isso faz-se com medidas de maior isolamento social possível”.

“Quanto à responsabilização é óbvio que em qualquer processo em que o risco não é zero todos os autores têm nível de responsabilização”.

Já António Sales afirma: “Resta reforçar a mensagem da senhora ministra. Foi feito um trabalho muito próximo entre a DGS e FPF, ontem realizámos um parecer técnico onde estão explanadas as nossas precupações relativamente a esta matéria”. “À federação cabe responder ao seu trabalho. Os níveis de responsabildiade estão muito bem definidos”.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Novo recorde: SNS24 recebeu mais de 23 mil chamadas só esta segunda-feira

O centro de contactos SNS24 bateu um novo recorde de atendimentos no dia 19 de outubro, com 23.373 chamadas atendidas, revelaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) ao Público. Os picos de chamadas …

Israel descobre túnel escavado desde a Faixa de Gaza

"O túnel, com várias dezenas de metros de comprimento, foi escavado em Khan Younès, no sul da Faixa de Gaza, e entra no território israelita", afirmou o porta-voz do exército, Jonathan Conricus, durante uma conferência …

Lei aprovada no Parlamento pretende facilitar prescrições de multas a partidos políticos

O projeto foi aprovado na generalidade no Parlamento, e está em discussão na especialidade. A Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) teme os efeitos da nova legislação sobre as prescrições de multas a partidos …

Noiva de Khashoggi processa príncipe herdeiro saudita

Hatice Cengiz, noiva de Jamal Khashoggi, colocou um processo contra o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e outros alegados mentores do assassínio. A noiva do jornalista Jamal Khashoggi, assassinado na Turquia em outubro de …

Papa Francisco defende pela primeira vez uniões de facto para casais homossexuais

O Papa Francisco defendeu a regulação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, afirmando que os homossexuais têm direito a constituir família. "Homossexuais têm o direito de constituir família. São filhos de Deus", defendeu o …

“Uma desgraça completa”. Ex-ministro do PSD arrasa atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia

O antigo governante do PSD Fernando Leal da Costa acusou esta quarta-feira o Ministério da Saúde de “falta de liderança” na gestão da pandemia de covid-19, e falou até de “uma desgraça completa” do ponto …

Ministro defende que investimento nas Forças Armadas “é tão relevante” como na saúde

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, destacou o papel das Forças Armadas no combate à pandemia de covid-19 e defendeu que o investimento público nesta área “é tão relevante” quanto na saúde ou …

Giro. João "Rosa" Almeida segura liderança da geral

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) manteve esta quarta-feira a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 17.ª etapa ganha pelo australiano Ben O'Connor (NTT). O'Connor, de 24 anos, cumpriu os 203 quilómetros entre Bassano del …

Investimento público atinge máximo de uma década em 2021

Dados do relatório do Orçamento do Estado mostram que o Governo conta terminar 2020 com um investimento público de 4.884 milhões de euros (75 milhões de euros a menos do que a previsão do Orçamento …

Audições urgentes pedidas pelo PS sobre StayAway Covid são por escrito ou em dezembro

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, a audição de entidades e personalidades sobre a obrigatoriedade da aplicação Stayaway Covid, proposta pelo PS, "com caráter de urgência", por escrito ou em dezembro, após o debate do Orçamento …