98% discordam do IVA da sopa a 23%

Jack Zalium / flickr

foto:  Jack Zalium / flickr

foto: Jack Zalium / flickr

A quase totalidade dos 20 mil portugueses inquiridos pela AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal discorda que o IVA da sopa seja igual ao de um artigo de luxo.

“Os resultados do inquérito ultrapassaram as nossas expectativas. Sabíamos que a maioria não concordava que os serviços de alimentação e bebidas fossem taxados 23%, mas receber o apoio de 98% dos inquiridos ultrapassou a nossa expectativa”, afirmou o secretário-geral da associação, José Manuel Esteves.

A amostragem do inquérito foi recolhida nos últimos quatros dias, nas vésperas da votação do Orçamento do Estado para 2014, no qual o Governo propõe manter as taxas de imposto de valor acrescentado (IVA) e recusar os apelos da associação.

A AHRESP diz ainda que o inquérito concluiu que 97% dos inquiridos acha que o IVA cobrado deve voltar a ser de 13% (9% Açores, 12% Madeira).

Nas zonas do Saldanha, Baixa-Chiado/Rossio e Praça de Espanha, na cidade de Lisboa, equipas da associação promoveram uma campanha de rua explicando aos consumidores os problema do IVA no setor.

“Surpreendentemente, 1/3 dos clientes da restauração não tinha presente que o IVA era uma taxa paga pelo consumidor”, contou o José Manuel Esteves.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. chulos. Ate na sopa com o dinheiro que ja pagou impostos estes chulos de me… chulam mais 23 % para dar aos chulos dos emprestadores de dinheiro, que esmifram os esfomeados para continuarem a ser cada vez mais ricos. Querem juros mais altos do que a produtividade . As empresas nao podendo pagar mais de juro do que a sua rentabilidade sao fechadas para pagar aos chulos dos empretadores com o corpo( fechando-se) . Sera< proibido dizer esta verdade de la palisse aos chulos e a todos os que os apoiam. Se nao se pode pagar eles tantos juros que fiquem com o dinheiro debaixo do colchao. Tambem ja estou farto de liçoes de economia de 4 classe do professor victor bento na tv. E estou farto da sua linguagem para putos do portarmos-nos bem.
    Tenham juizo e nao sejam chulos.
    Deixem comer sopa a quem tem fome. Chulos

RESPONDER

Na resposta a uma crise, ligações humanas podem piorar ainda mais as coisas

Um novo estudo sugere que a conexão humana nem sempre é uma coisa boa, sobretudo quando se trata de ultrapassar uma crise com sucesso. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 2480 voluntários …

Brasil ultrapassa Itália e torna-se no terceiro país com mais mortes

O país sul-americano, que tem uma população estimada em 210 milhões de habitantes, contabiliza 34.021 vítimas mortais e 614.941 casos confirmados. O Brasil ultrapassou a Itália e tornou-se no terceiro país do mundo com mais mortes …

PCP é o primeiro partido a retomar comícios ao ar livre

O PCP foi o último partido a fazer um comício, em março, antes de o país "parar" devido à pandemia de covid-19 e vai ser o primeiro a organizar uma iniciativa deste tipo, no domingo, …

Asteróide que matou os dinossauros criou uma província hidrotermal nove vezes maior do que Yellowstone

O asteróide que dizimou os dinossauros da face da Terra criou uma província hidrotermal nove vezes maior do que a caldeira do supervulcão Yellowstone, localizado nos Estados Unidos, conclui um novo estudo agora divulgado. De acordo …

Encontrar uma agulha num palheiro cósmico. Astrónomos resolvem mistério do primeiro Anel de Einstein

Determinados a encontrar uma agulha num palheiro cósmico, um par de astrónomos viajou no tempo através dos arquivos de dados antigos do Observatório W. M. Keck em Mauankea e do Observatório de Raios-X Chandra da …

As pequenas (e estranhas) estrelas quentes são atormentadas por manchas gigantes e explosões

Há uma classe de estrelas que perplexa os cientistas há seis décadas, conhecidas como estrelas de ramos horizontais extremos (EHB). Apesar de terem metade da massa do Sol, são quatro a cinco vezes mais quentes …

Cientistas capturaram em vídeo explosão de um enorme buraco negro

Uma equipa de astrónomos capturou o momento exato em que um buraco negro lança material quente para o Espaço à velocidade da luz. O telescópio espacial de raios-X Chandra captou a explosão de um buraco negro. …

Vitória SC 2-2 Sporting | Emoção, erros e golos no Castelo

Vitória de Guimarães e Sporting empataram 2-2 no “Castelo”, num bom jogo de futebol, com golos, emoção, bons lances colectivos, erros individuais e recuperações. Andraz Sporar, com dois golos, foi a figura da partida, o …

A seis meses das eleições, taxa de desaprovação de Trump atinge novo recorde

Mais de metade dos norte-americanos (54,2%) está insatisfeita com a liderança de Donald Trump, segundo as recentes pesquisas de opinião. De acordo com o jornal online Independent, que cita o site especializado em análise de pesquisas de …

O Uruguai passou no teste: a quantidade de idosos não parece tê-lo penalizado

O Uruguai tem quase 1.000 quilómetros de fronteira com o Brasil e a população mais envelhecida da América do Sul. Ainda assim, é o país sul-americano que melhor faz frente à pandemia de covid-19 na …