Portugal regista 973 novos casos e duas mortes

Mário Cruz / Lusa

Nas últimas 24 horas, houve 973 novos casos positivos de covid-19 e morreram duas pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas 24 horas, 973 novos casos positivos de covid-19 e dois óbitos. O número de novas infeções é o mais elevado desde dia 6 de março, altura em que foram identificados 1.007 casos.

A região de Lisboa e Vale do Tejo contabiliza 629 do total de novos casos, o que representa praticamente dois terços (64,64%). Segue-se a região Norte com 147 novas infeções, a região Centro com 89, o Algarve com 36, Alentejo com 32, Açores com 28 e Madeira com 12 novos casos.

Os dois óbitos foram registados em Lisboa e Vale do Tejo e no Norte.

Há agora 346 pessoas internadas no país (mais 6 do que na segunda-feira). Destas, 79 estão em Unidades de Cuidados Intensivos (mais duas do que ontem).

Esta terça-feira, registam-se mais 881 recuperados da doença, num total de 816.503 desde o início da pandemia. O número de casos ativos subiu para 25.493, mais 90 do que no dia anterior.

A nível nacional, Portugal está com uma incidência a 14 dias de 84,5 casos por 100 mil habitantes e um índice de transmissibilidade R(t) de 1,09.

No continente, a incidência está nos 83,4 casos de infeção e o índice de transmissibilidade R(t) é de 1,10.

A DGS avança que, na segunda-feira, mais de metade dos surtos ativos registavam-se na região de Lisboa e Vele do Tejo, com 168, enquanto a região Norte tinha 30 surtos, o Algarve 23, o Alentejo 13 e a região Centro sete,.

De acordo com os dados revelados à agência Lusa, 84 surtos ativos eram em estabelecimentos de educação e ensino dos setores público e privado, que englobam escolas, ensino superior, creches e demais equipamentos sociais.

“À data do reporte [segunda-feira], existiam 514 casos de covid-19 acumulados nesses surtos ativos, que dizem respeito a alunos, profissionais e coabitantes dos mesmos, parte dos quais já estarão recuperados”, sublinha.

De acordo com a DGS, trata-se de “um número significativamente inferior ao início do ano”, no período em que as atividades letivas presenciais ainda decorriam e em que se chegaram a registar 190 surtos.

Os dados mostram ainda a existência de cinco surtos em estruturas residenciais para idosos ou instituições particulares de solidariedade social, que resultaram em 23 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, parte dos quais já estarão igualmente recuperados.

“Também neste setor a redução do número de surtos tem sido significativa”, afirma a DGS, lembrando que no pico da pandemia, em fevereiro, havia 405 surtos ativos nestas instituições.

Para a DGS, “a diminuição drástica neste contexto demonstra a importância que a vacinação tem tido no controlo da pandemia e na proteção da população mais vulnerável”.

Observa ainda que o número total de surtos ativos (241) “contrasta drasticamente” com o máximo de surtos ativos registado em fevereiro de 2021, quando chegaram a existir em Portugal continental 921 surtos ativos.

Liliana Malainho, ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pessoal, eu hoje comi ao pequeno-almoço pão com manteiga e muesli!.. Amanhã volto a informar, e assim sucessivamente até ao fim dos meus dias.

  2. 973 infetados… mas o Marcelo diz que, enquanto for Presidente, não há volta atrás! Vamos lá a ver se o Sars-Cov-2 não “manda” mais que ele…

RESPONDER

A "Capela Sistina" está a chegar aos EUA (e vai ser possível ver de perto os frescos de Michelangelo)

A famosa Capela Sistina de Michelangelo está a chegar a várias cidades dos Estados Unidos, graças a reproduções de alta resolução, quase em escala real, dos famosos quadros do artista. Michelangelo’s Sistine Chapel: The Exhibition é …

Há uma nova Barbie inspirada na cientista que criou uma das vacinas contra a covid-19. Mas não é a única

Sarah Gilbert, uma das cientistas que desenvolveu a vacina britânica contra a covid-19, juntou-se a Beyoncé, Marilyn Monroe e Eleanor Roosevelt — há uma Barbie que foi inspirada em si. Sarah Gilbert, professora da Universidade de …

Bangladesh. Trabalhadores retornam às confeções, apesar do recorde de mortes por covid-19

Centenas de milhares de trabalhadores regressaram às confeções em Bangladesh, após o governo permitir a sua reabertura, apesar do elevado número de mortes por covid-19. As autoridades ordenaram o encerramento de fábricas, escritórios, transportes e lojas …

Harry Kane falha jogo do Tottenham contra...o Manchester City

Nuno Espírito Santo ainda não conta com o avançado, que agora decidiu prolongar as suas férias. Foi recordado o caso de Steven Gerrard. Harry Kane estará a forçar a sua saída do Tottenham, clube que representa …

Bill e Melinda Gates oficializam divórcio sem divulgar partilha de bens

Um juiz do Tribunal Superior do condado de King, no estado norte-americano de Washington, assinou na terça-feira o decreto de dissolução do casamento de Bill e Melinda Gates, sem divulgar detalhes sobre como o casal …

Mais do que um robô de duas rodas. A mota Da Vinci DC100 equilibra-se sozinha

A empresa chinesa Da Vinci Dynamics revelou recentemente a DC100, uma mota elétrica com um amplo alcance, muitos recursos e a impressionante capacidade de se auto-equilibrar. O New Atlas escreve que a Da Vinci DC100 é …

Spartak 0 - 2 Benfica | Gaiola russa pequena demais para águia

O Benfica deu um passo importante, mas não decisivo, para chegar ao “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. No duelo de treinadores portugueses (Rui Vitória e Jorge Jesus), a formação “encarnada” foi …

Em Lisboa, há portas a mais de um metro do chão (e já foram motivo de picardia entre Medina e Rio)

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse a Rui Rio para prosseguir com a "silly season" — época da parvoíce, em tradução livre. Em causa está uma publicação do líder do PSD sobre …

Crianças "raramente" são afetadas por sintomas prolongados da Covid-19

Apenas 4.4% das crianças que integraram o estudo manifestavam sintomas da doença quatro semanas após o diagnóstico. Investigadores encontraram uma relação entre os sintomas prolongados e a idade das crianças, já que a duração dos …

Incêndio em Loulé tem duas frentes ativas e levou 53 pessoas a sair de casa

O incêndio que deflagrou esta quarta-feira no concelho de Loulé está com duas frentes ativas em zona de mato e vegetação e já levou 53 pessoas de 30 habitações a sair de casa "por precaução", …