Estáveis e assintomáticos. 90% dos utentes de lar em Leiria estão infetados

Cerca de 90% dos utentes de um lar de terceira idade no distrito de Leiria estão infetados com o novo coronavírus, de acordo com a revista Sábado. Porém, todos se encontram estáveis e assintomáticos.

Na quarta-feira, confirmou-se que 25 dos 27 utentes e nove em 17 funcionários revelaram testes positivos para o novo coronavírus. Em causa está, de acordo com a revista Sábado, o lar Solar Dona Maria, em Carvalhal, freguesia de Maçãs de Dona Maria.

“Tendo em conta o quadro estável dos utentes do lar Solar Dona Maria, as autoridades de saúde decidiram manter os idosos infetados na instituição e colocar em isolamento os dois utentes que testaram negativo”, explicou a presidente do Município de Alvaiázere, Célia Marques.

Célia Marques afirmou que o Município, em colaboração com as autoridades de saúde e com o Centro Distrital de Leiria do Instituto da Segurança Social, procuraram encontrar as “melhores soluções para garantir a prestação de todos os cuidados aos utentes”.

“Uma vez que o enfermeiro da instituição também está infetado e os utentes necessitam de cuidados de enfermagem, encetámos contactos com vários profissionais, que se mostraram disponíveis para assegurar o serviço”, revelou a presidente.

Os colaboradores infetados encontram-se em isolamento domiciliário desde que conheceram os resultados, estando todos os cidadãos que contactaram com esses profissionais a serem identificados pela autoridade de saúde.

Para libertar os funcionários que não estão infetados de outras tarefas e direcioná-los para a prestação de cuidados aos utentes do lar, o Município “tentou ajudar no contacto com entidades externas que vão garantir os serviços de refeições e de lavandaria“, informou ainda Célia Marques.

Com necessidade de reforçar o número de recursos humanos no lar, o Município tentou “agilizar a possibilidade de contratação pelos proprietários do lar para reforçar o quadro de recursos humanos”.

A Câmara contactou o Instituto do Emprego e Formação Profissional de Figueiró dos Vinhos, que “vai verificar, dentro da bolsa de inscritos, se existem pessoas que possam reforçar a equipa do lar”.

O Município também salvaguardou a entrega de equipamentos de proteção individual a todos os funcionários do lar.

Célia Marques garantiu que os idosos têm acompanhamento permanente de um médico, pelo que se houver alteração do seu quadro clínico outras medidas serão tomas.

Numa nota de imprensa, a Câmara esclarece ainda que “aos 27 utentes que se encontram atualmente na entidade, acrescem outros dois idosos internados nos Hospitais da Universidade de Coimbra, com covid-19”.

“Há ainda a lamentar o falecimento de um outro idoso, na passada sexta-feira, que também estava diagnosticado com a doença”, refere a mesma nota.

Governo pede a hotéis que recebam idosos de lares

De acordo com o semanário Expresso, que cita uma nota do Turismo de Portugal, o Governo apelou para que os hotéis recebessem idosos que residem em lares.

Segundo a nota, o ministério liderado por Ana Mendes Godinho “pretende identificar empreendimentos turísticos que possam estar disponíveis para acolher: Idosos a residir em ERPI- Estrutura Residencial para Idosos, relativamente às quais seja imperativo a aplicação do plano de contingência que implique a mobilização dos idosos covif negativos, com capacidade física independente e/ou autónomos e excecionalmente dependentes”.

No processo de seleção, são privilegiados os hotéis e outros empreendimentos turísticos “com quartos em pisos térreos ou andares baixos, com acessibilidade adequadas a pessoas idosas, acamadas e de mobilidade reduzida”, mas também a proximidade geográfica com os lares abrangidos por um plano de contingência.

O Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, através dos lares abrangidos, fica responsável pelo pagamento do valor de 50 euros, por dia, por cada quarto, que apenas pode alojar um idoso. As equipas dos lares ficam responsáveis das “tarefas de higienização diárias do quarto e instalações sanitárias”.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …