Há 800 anos, um géiser de Yellowstone “adormeceu” (e pode acontecer de novo)

dhilung / Flickr

Géiser Old Faithful em Yellowstone

As explosões de água quente e vapor, alimentadas pela atividade geotérmica do supervulcão Yellowstone, surgem com tanta pontualidade que podem até ser previstas, uma característica que lhe valeu a alcunha de Relógio da Eternidade. Mas o géiser Old Faithful nem sempre foi assim tão fiel.

Há 800 anos, o géiser Old Faithful, o mais famoso do Parque Nacional de Yellowstone, parou de entrar em erupção durante décadas devido a uma forte seca que afetou aquela área.

De acordo com o Russia Today, o géiser do parque norte-americano era conhecido pelos seus jatos de água quente com dezenas de metros de altura, que eram projetados em intervalos regulares de cerca de 90 minutos.

Agora, um novo estudo sugere que o aquecimento global pode colocá-lo “em espera” outra vez. As descobertas foram publicadas no dia 7 de outubro na Geophysical Research Letters.

Recentemente, um grupo de geólogos descobriu madeira petrificada no monte Old Faithful. Como as árvores não sobrevivem às rajadas de água alcalina lançadas pelo géiser, a descoberta sugere que as erupções regulares pararam, provavelmente no final da chamada Anomalia Climática Medieval, uma época em que muitas partes do mundo passaram por logos períodos de clima quente e seco.

“Sabemos que Yellowstone era mais quente e seco. A linha superior das árvores era mais alta nas encostas e há evidências de mais incêndios durante este período”, explicou Cathy Whitlock, paleoclimatologista da Universidade Estadual de Montana, nos EUA. “Os fluxos também foram mais pequenos e as secas extremas na região duraram décadas.”

“Encontramos copas de raízes no topo do monte, o que significa que quando as árvores cresceram, o monte Old Faithful tinha quase a mesma estrutura que tem atualmente”, acrescentou o hidrólogo Shaul Hurwitz.

Os resultados da investigação sugerem que, devido às mudanças climáticas e às secas cada vez mais constantes no oeste dos Estados Unidos, o Old Faithful poderia entrar em erupção com menos frequência no futuro – ou até parar completamente.

“Os modelos climáticos projetam secas cada vez mais severas e grandes incêndios em meados do século, que irão levar a uma grande transformação dos ecossistemas de Yellowstone”, rematou a equipa.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Estado de emergência vai manter-se até março. Marcelo admite confinar mais o país

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve este domingo no Hospital Santa Maria, em Lisboa, onde admitiu confinar mais o país devido à pressão nos hospitais. Em declarações aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa, …

"São dores de crescimento". CNE admite problemas no voto antecipado, mas promete solução no futuro

Domingo foi dia de voto antecipado para 246.880 eleitores, um número recorde desde que esta modalidade foi introduzida no país. As longas filas e alguns ajuntamentos, numa altura em que o país vive um novo …

Costa convoca Conselho de Ministros extraordinário. Café ao postigo em risco (e ATL até 12 anos podem reabrir)

O Governo convocou um Conselho de Ministros extraordinário para decidir novas medidas de confinamento. Em cima da mesa estará a hipótese de acabar com o café ao postigo e a possível abertura dos ATL até …

Sérgio Oliveira, Luis Díaz e Evanilson testam positivo e vão falhar clássico

Os três jogadores azuis e brancos testaram positivo à covid-19, este domingo, e falham assim o jogo frente ao Sporting na meia-final da Taça da Liga. De acordo com o jornal A Bola, os jogadores do …

Papagaios, lémures, golfinhos e cães. Há vários animais que se auto-medicam

Há vários animais que, à semelhança do Homem, procuram determinadas substâncias na natureza para tratar a dor, prevenir o sofrimento ou simplesmente para se sentirem melhor - é uma espécie de auto-medicação do mundo animal.  Este …

Morreu Phil Spector, o produtor de “Let it Be” dos The Beatles

O produtor Phil Spector, um dos mais conhecidos da indústria discográfica desde a década de 1960, criador da designada "parede de som", morreu no sábado aos 81 anos, informaram este domingo os serviços prisionais …

Quão escuro é o Universo? Mais do que pensávamos, apurou a New Horizons

Novas medições levadas a cabo pela sonda espacial não tripulada da NASA New Horizons mostram que o Universo não é tão escuro como pensávamos. A escuridão do Universo é um fenómeno conhecido e estudado, sendo …

Listrada ou com manchas? Encontrados ventos e correntes na anã castanha mais próxima

Uma equipa de investigadores liderada pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, encontrou bandas e listras na anã castanha mais próxima da Terra. A descoberta sugere a existência de processos que agitam a atmosfera da …

Encontradas fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico

Investigadores encontraram fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico. As evidências sugerem que lavar as nossas roupas está a contribuir para esta contaminação. Há muito tempo que o Ártico provou ser um barómetro da saúde …

Campus universitários nos Estados Unidos podem tornar-se super-propagadores da covid-19

Os campus universitários podem tornar-se super-propagadores do novo coronavírus, que causa a covid-19, para toda a sua área de abrangência, concluiu uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos. Analisando os 30 campus universitários …