Há 800 anos, um géiser de Yellowstone “adormeceu” (e pode acontecer de novo)

dhilung / Flickr

Géiser Old Faithful em Yellowstone

As explosões de água quente e vapor, alimentadas pela atividade geotérmica do supervulcão Yellowstone, surgem com tanta pontualidade que podem até ser previstas, uma característica que lhe valeu a alcunha de Relógio da Eternidade. Mas o géiser Old Faithful nem sempre foi assim tão fiel.

Há 800 anos, o géiser Old Faithful, o mais famoso do Parque Nacional de Yellowstone, parou de entrar em erupção durante décadas devido a uma forte seca que afetou aquela área.

De acordo com o Russia Today, o géiser do parque norte-americano era conhecido pelos seus jatos de água quente com dezenas de metros de altura, que eram projetados em intervalos regulares de cerca de 90 minutos.

Agora, um novo estudo sugere que o aquecimento global pode colocá-lo “em espera” outra vez. As descobertas foram publicadas no dia 7 de outubro na Geophysical Research Letters.

Recentemente, um grupo de geólogos descobriu madeira petrificada no monte Old Faithful. Como as árvores não sobrevivem às rajadas de água alcalina lançadas pelo géiser, a descoberta sugere que as erupções regulares pararam, provavelmente no final da chamada Anomalia Climática Medieval, uma época em que muitas partes do mundo passaram por logos períodos de clima quente e seco.

“Sabemos que Yellowstone era mais quente e seco. A linha superior das árvores era mais alta nas encostas e há evidências de mais incêndios durante este período”, explicou Cathy Whitlock, paleoclimatologista da Universidade Estadual de Montana, nos EUA. “Os fluxos também foram mais pequenos e as secas extremas na região duraram décadas.”

“Encontramos copas de raízes no topo do monte, o que significa que quando as árvores cresceram, o monte Old Faithful tinha quase a mesma estrutura que tem atualmente”, acrescentou o hidrólogo Shaul Hurwitz.

Os resultados da investigação sugerem que, devido às mudanças climáticas e às secas cada vez mais constantes no oeste dos Estados Unidos, o Old Faithful poderia entrar em erupção com menos frequência no futuro – ou até parar completamente.

“Os modelos climáticos projetam secas cada vez mais severas e grandes incêndios em meados do século, que irão levar a uma grande transformação dos ecossistemas de Yellowstone”, rematou a equipa.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Em abril, o vírus matava 6 vezes mais do que agora. Mas estes números podem mudar em breve

O número de infetados já bateu recordes durante o mês de outubro, mas o mesmo não de pode dizer em relação ao número de mortos. O dia com mais óbitos em Portugal ocorreu a 3 …

Orçamento não reflete "trabalho notável" dos profissionais de saúde, diz bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 não corresponde às "expectativas dos profissionais de saúde e dos portugueses" nem investe no Serviço Nacional …

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …