Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

António Cotrim / Lusa

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos.

O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total de 11.278, mais 754 do que no sábado, o que representa um aumento de 7%. Há 1.084 pessoas internadas e 267 na Unidade de Cuidados Intensivos. – aumentos de 1.075 e 267, respetivamente.

A zona norte do país continua a ser a zona mais afetada, mas registou-se um aumento percentual mais expressivo na zona de Lisboa e Vale do Tejo. Destaca-se, também, um aumento percentual mais rápido do número de confirmações no Alentejo e no Algarve.

Até ao último sábado, havia 1.332 profissionais de saúde com casos confirmados, dos quais 231 eram médicos, 339 enfermeiros e 662 outros profissionais de saúde.

Em relação a crianças internadas, Graça Freitas garantiu, em conferência, que “mesmo com quadro clínico grave têm recuperado muito bem”. Maioria já está no domicílio e muitas foram mesmo dadas como curadas”.

Em idades pediátricas, “a situação tem evoluído muito bem” e nos adultos jovens o internamento tem “sido sobretudo determinado pela sua condição clínica”.

O número de mortos em Portugal aumentou para 295, mais 29 do que no sábado – aumento de 10,9% nas últimas 24 horas.

Os dados divulgados este domingo registam o segundo maior número de mortes num só dia – 29, só ficando abaixo das 37 mortes do boletim divulgado na última sexta-feira.

A mortalidade atinge, sobretudo, as idades mais avançadas: 20 das 29 mortes ocorreram na faixa etária dos mais de 80 anos. A taxa de mortalidade nessa faixa etária superou os 14%.

O número de recuperados mantém-se nas 75 pessoas. Há 4.962 pessoas a aguardar resultados de testes laboratoriais (menos 10% do que no boletim anterior) e cerca de 23.200 pessoas sob vigilância.

Já se encontra disponível o Relatório de situação de hoje, 5 de abril, que pode ser consultado integralmente…

Publicado por Direção-Geral da Saúde em Domingo, 5 de abril de 2020

Capacidade ventilatória” “mais do que duplicou”

A “capacidade ventilatória” em Portugal “mais do que duplicou” desde o início de março, disse a ministra da Saúde, onde fez questão também de assinalar que, com o aumento de casos de infeção, “a pressão sobre o internamento hospitalar está a crescer”.

“No início de março, o SNS tinha uma capacidade de 1.142 ventiladores para o apoio a doentes a covid-19 adultos”, recordou Marta Temido. “Entretanto foram realizados dois movimentos e foram recuperados vários equipamentos que não estavam a ser utilizados e estão agora a uso.” No total, o SNS tem à disposição mais 1.538 ventiladores: “1151 comprados, 227 doados, e 140 por empréstimo da Air Liquid”. 85% dos aparelhos têm capacidade invasiva, detalhou.

6, 13 e 30 de abril são as datas previstas para a chegada a Portugal dos restantes equipamentos, nomeadamente ventiladores.

A ministra realçou a capacidade de internamento hospitalar “apenas para os doentes que necessitem de resposta hospitalar”, frisando que há “um conjunto significativo de doentes” que podem ser tratados em casa.

Relativamente a prazos longos no agendamento dos testes, Marta Temido destaca que há dois tipos de repostas: do setor público e laboratórios privados que estão a trabalhar com o SNS, além da academia. A ministra admite que “há laboratórios que estão a marcar a realização de testes laboratoriais para períodos mais distantes” daqueles que são garantias do SNS. Além disso houve “avarias” em equipamentos dos laboratórios e escassez de zaragatoas.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …