Mais 6087 novos casos de covid-19 em Portugal. Este é o maior número da semana

Portugal registou este sábado 6087 novos casos e 73 mortes por covid-19. No total, mais de 318 mil pessoas já foram infetadas com o novo coronavírus e 4876 morreram. Nas últimas 24 horas, mais 6165 recuperaram da doença.

Depois de, no passado sábado, o país contabilizado 4868 infetados, Portugal registou hoje uma nova subida, pois nas últimas 24 horas foram registados 6087 casos positivos de covid-19, o número mais alto da semana.

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) dá ainda conta de que morreram mais 73 infetados, elevando o número total de mortes para 4876.

Desde o início da pandemia, recuperaram da infeção mais de 240 mil cidadãos, 6165 dos quais incluídos nos números deste sábado.

A região Norte é a que apresenta maior aumento de casos de infeção: 3000. Segue-se Lisboa e Vale do Tejo, com 1980 novos contágios. Na região Centro há mais 866, no Alentejo 106 e no Algarve 88. O arquipélago dos Açores regista 27 novos casos e o da Madeira mais 20.

Após dois dias consecutivos com 79 mortes, o boletim deste sábado contabiliza mais 73, sendo que 43 destes foram no Norte.

Em relação às idades, 39 pessoas tinham mais de 80 anos (18 homens e 21 mulheres), 19 tinham entre 70 e 79 anos (14 homens e cinco mulheres) e 15 tinham entre 60 e 69 anos (11 homens e quatro mulheres).

Relativamente aos internamentos hospitalares, o boletim epidemiológico da DGS revela que estão internadas 3.229 doentes, menos 66 do que no dia anterior, dos quais 517 em cuidados intensivos, menos nove face a sexta-feira.

ZAP //

PARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

  1. As medidas do Estado de emergência e o uso compulsivo da máscara estão a dar muito bons resultados conforme vamos vendo. Lol lol lol

    • Provavelmente sem as medidas o situação estaria muito pior, mas para perceber isso convém tirar a cabeça da areia, colocar a ideologia de lado e olhar para os dados. Olhando para o resto do mundo, existe uma correlação directa entre a agressividade das medidas e nível de controlo da doença, portanto aquilo que diz não faz qualquer tipo de sentido.

      • Terei que defender o Miguel José.
        Para começar, as medidas anunciadas pelo governo sempre foram insuficientes no combate à pandemia.
        Há pouco tempo, o vigarista costeiro fez descer os números do vírus, para justificar a implantação de medidas estúpidas (o vírus come leitão no Natal, e ataca no Ano Novo – esta desgraça faz algum sentido?!!!!??!!!)… e não apresentou motivos, porque faz e pode fazer, e ninguém o impede, nem sequer estas leis, despidas de sentido.
        Ao criticar a ideologia de outrem, está a inferiorizar a sua própria pessoa, porque é um comunista que está do lado da corrupção, e o Miguel José apenas quer apresentar a nulidade da ação governamental.
        A sua ideologia deve estar no Lixo Orgânico. Pense bem nisto tudo.

        Obrigada!!

        • Eu cingi-me aos factos e aos dados. O facto é que o uso de máscara e o distanciamento social reduzem a transmissão do vírus. O Miguel José aparentemente defende o contrário, metendo o estado ao barulho (ideologia). A resposta da cara Ana, até pela forma como se dirige a um político em particular, nada tem que não seja ideologia. O vosso argumento parece ser que não usam máscara porque o estado é corrupto e o político em questão comunista. E hoje morreram mais 87 pessoas de covid (incluindo o jornalista da Visão, Pedro Camacho, de 59 anos), muitas das quais devido a comentários, ideologias e pensamentos os vossos. O que os srs. não percebem ou não querem perceber é que este problema não tem nada a ver com ideologias. É mesmo muito triste.

          • Pois, o político em questão se não comunista, anda lá muito perto. Já o pai dele o era. E o braço dado com o PCP praticamente o afirma. O PS anda a comer sapos quase diariamente por causa deste indiano corrupto e oportunista. O triste Portugal continua triste e em quase agonia.

            • Muito bem, Anacleto.
              Considera, então, que os partidos estão divididos entre o cofre e a saúde pública?

              Obrigada.

    • Não fui eu que coloquei o comentário acima. O facto de alguém se fazer passar por mim fazer tal comentário só me dá mais razão, pois significa que não têm capacidade para argumentar com base nos factos. Larguem o Facebook e procurem tentar fazer sentido, por vocês próprios, dos dados que estão à nossa disposição. Cumprimentos.

      • Poderia ter ficado quieto, para deixar transparecer algo bom sobre si mesmo. Mas prefere esconder a crueldade, e não pensa em pedir desculpa por ignorar pontos de vista diferentes do seu… isso é vergonhoso!
        Todas as opiniões são importantes, independentemente do seu conteúdo!

        Está a perceber, Osório?!

        • Cara Ana, portanto na sua opinião é aceitável alguém fazer passar-se por outrém para mentir e lançar a confusão? Também é da opinião que a ideologia deve sobrepor-se aos factos e à ciência? E também acha que não devemos usar máscaras porque o António Costa é comunista? E ainda acha que eu devo de alguma forma pedir desculpa por discordar deste tipo de opiniões e comportamentos?
          De facto percebi Ana. Fiquei completamente esclarecido quanto à sua seriedade e capacidade de argumentação.
          Cumprimentos.

    • Novamente, não fui eu que escrevi isto. Como não sabe argumentar, lança a confusão. É triste. Pessoas tristes e mal formadas.

        • Cara Ana, pode indicar-me onde é que lhe atribuí culpa por se ter feito passar por mim? Obrigado.
          No entanto o facto é que aparentemente aprova este tipo de atitudes inqualificáveis. Juntando ao ataque Ad hominem que fez neste último comentário, não está de facto a “deixar transparecer algo bom sobre si mesmo(a)”.
          Terei todo o gosto em continuar a discussão quando apresentar algum tipo de argumento digno de resposta. De resto não me darei mais ao trabalho de responder a ataques pessoais nem a quaisquer covardes que se tentam passar por mim e sem capacidade para ter uma discussão séria e honesta (e repare que não estou a dizer que é você — sinceramente não faço ideia quem possa ser, nem tenho qualquer interesse em saber).
          Obrigado e cumprimentos.

RESPONDER

Treino de força reduz a ansiedade em jovens adultos

De acordo com um estudo recente, o treino de força pode ajudar o reduzir os níveis de ansiedade subclínica. A investigação sobre ansiedade e depressão tende a centrar-se em indivíduos com sintomas de nível clínico — …

Futebol europeu com perdas de quase 4 mil milhões de euros

Relatório da Deloitte indica que, só nas cinco maiores ligas europeias da modalidade, a quebra nas receitas foi de 11%. Calendários alterados, campeonatos adiados ou mesmo cancelados, jogos sem público. Como se esperava, a pandemia que …

O asteróide que dizimou os dinossauros veio de um lugar inesperado

O asteróide que extinguiu os dinossauros provavelmente veio da metade externa do cinturão de asteróides principal, uma região que se pensava produzir poucos asteróides.  Investigadores do Southwest Research Institute, no Texas, Estados Unidos, mostraram que os …

Há três anos, uma tempestade de poeira em Marte desencadeou a primavera no polo sul

Em 2018, Marte foi palco de uma fortíssima tempestade de areia que destruiu um vórtice de ar frio em torno do polo sul do planeta, desencadeando uma primavera precoce. Já no hemisfério norte, a tempestade …

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …