Mais 6087 novos casos de covid-19 em Portugal. Este é o maior número da semana

Portugal registou este sábado 6087 novos casos e 73 mortes por covid-19. No total, mais de 318 mil pessoas já foram infetadas com o novo coronavírus e 4876 morreram. Nas últimas 24 horas, mais 6165 recuperaram da doença.

Depois de, no passado sábado, o país contabilizado 4868 infetados, Portugal registou hoje uma nova subida, pois nas últimas 24 horas foram registados 6087 casos positivos de covid-19, o número mais alto da semana.

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) dá ainda conta de que morreram mais 73 infetados, elevando o número total de mortes para 4876.

Desde o início da pandemia, recuperaram da infeção mais de 240 mil cidadãos, 6165 dos quais incluídos nos números deste sábado.

A região Norte é a que apresenta maior aumento de casos de infeção: 3000. Segue-se Lisboa e Vale do Tejo, com 1980 novos contágios. Na região Centro há mais 866, no Alentejo 106 e no Algarve 88. O arquipélago dos Açores regista 27 novos casos e o da Madeira mais 20.

Após dois dias consecutivos com 79 mortes, o boletim deste sábado contabiliza mais 73, sendo que 43 destes foram no Norte.

Em relação às idades, 39 pessoas tinham mais de 80 anos (18 homens e 21 mulheres), 19 tinham entre 70 e 79 anos (14 homens e cinco mulheres) e 15 tinham entre 60 e 69 anos (11 homens e quatro mulheres).

Relativamente aos internamentos hospitalares, o boletim epidemiológico da DGS revela que estão internadas 3.229 doentes, menos 66 do que no dia anterior, dos quais 517 em cuidados intensivos, menos nove face a sexta-feira.

ZAP //

PARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

  1. As medidas do Estado de emergência e o uso compulsivo da máscara estão a dar muito bons resultados conforme vamos vendo. Lol lol lol

    • Provavelmente sem as medidas o situação estaria muito pior, mas para perceber isso convém tirar a cabeça da areia, colocar a ideologia de lado e olhar para os dados. Olhando para o resto do mundo, existe uma correlação directa entre a agressividade das medidas e nível de controlo da doença, portanto aquilo que diz não faz qualquer tipo de sentido.

      • Terei que defender o Miguel José.
        Para começar, as medidas anunciadas pelo governo sempre foram insuficientes no combate à pandemia.
        Há pouco tempo, o vigarista costeiro fez descer os números do vírus, para justificar a implantação de medidas estúpidas (o vírus come leitão no Natal, e ataca no Ano Novo – esta desgraça faz algum sentido?!!!!??!!!)… e não apresentou motivos, porque faz e pode fazer, e ninguém o impede, nem sequer estas leis, despidas de sentido.
        Ao criticar a ideologia de outrem, está a inferiorizar a sua própria pessoa, porque é um comunista que está do lado da corrupção, e o Miguel José apenas quer apresentar a nulidade da ação governamental.
        A sua ideologia deve estar no Lixo Orgânico. Pense bem nisto tudo.

        Obrigada!!

        • Eu cingi-me aos factos e aos dados. O facto é que o uso de máscara e o distanciamento social reduzem a transmissão do vírus. O Miguel José aparentemente defende o contrário, metendo o estado ao barulho (ideologia). A resposta da cara Ana, até pela forma como se dirige a um político em particular, nada tem que não seja ideologia. O vosso argumento parece ser que não usam máscara porque o estado é corrupto e o político em questão comunista. E hoje morreram mais 87 pessoas de covid (incluindo o jornalista da Visão, Pedro Camacho, de 59 anos), muitas das quais devido a comentários, ideologias e pensamentos os vossos. O que os srs. não percebem ou não querem perceber é que este problema não tem nada a ver com ideologias. É mesmo muito triste.

          • Pois, o político em questão se não comunista, anda lá muito perto. Já o pai dele o era. E o braço dado com o PCP praticamente o afirma. O PS anda a comer sapos quase diariamente por causa deste indiano corrupto e oportunista. O triste Portugal continua triste e em quase agonia.

            • Muito bem, Anacleto.
              Considera, então, que os partidos estão divididos entre o cofre e a saúde pública?

              Obrigada.

    • Não fui eu que coloquei o comentário acima. O facto de alguém se fazer passar por mim fazer tal comentário só me dá mais razão, pois significa que não têm capacidade para argumentar com base nos factos. Larguem o Facebook e procurem tentar fazer sentido, por vocês próprios, dos dados que estão à nossa disposição. Cumprimentos.

      • Poderia ter ficado quieto, para deixar transparecer algo bom sobre si mesmo. Mas prefere esconder a crueldade, e não pensa em pedir desculpa por ignorar pontos de vista diferentes do seu… isso é vergonhoso!
        Todas as opiniões são importantes, independentemente do seu conteúdo!

        Está a perceber, Osório?!

        • Cara Ana, portanto na sua opinião é aceitável alguém fazer passar-se por outrém para mentir e lançar a confusão? Também é da opinião que a ideologia deve sobrepor-se aos factos e à ciência? E também acha que não devemos usar máscaras porque o António Costa é comunista? E ainda acha que eu devo de alguma forma pedir desculpa por discordar deste tipo de opiniões e comportamentos?
          De facto percebi Ana. Fiquei completamente esclarecido quanto à sua seriedade e capacidade de argumentação.
          Cumprimentos.

    • Novamente, não fui eu que escrevi isto. Como não sabe argumentar, lança a confusão. É triste. Pessoas tristes e mal formadas.

        • Cara Ana, pode indicar-me onde é que lhe atribuí culpa por se ter feito passar por mim? Obrigado.
          No entanto o facto é que aparentemente aprova este tipo de atitudes inqualificáveis. Juntando ao ataque Ad hominem que fez neste último comentário, não está de facto a “deixar transparecer algo bom sobre si mesmo(a)”.
          Terei todo o gosto em continuar a discussão quando apresentar algum tipo de argumento digno de resposta. De resto não me darei mais ao trabalho de responder a ataques pessoais nem a quaisquer covardes que se tentam passar por mim e sem capacidade para ter uma discussão séria e honesta (e repare que não estou a dizer que é você — sinceramente não faço ideia quem possa ser, nem tenho qualquer interesse em saber).
          Obrigado e cumprimentos.

RESPONDER

Há uma nova explicação para o facto de bebés amamentados terem sistemas imunitários mais saudáveis

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriu que o leite materno promove o crescimento de importantes células imunitárias que ajudam a controlar eventuais inflamações. De acordo com o site …

PS diz que Marcelo deve vitória aos socialistas (e cobra-lhe apoio em tempos difíceis)

"A democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado". É desta forma que o presidente do PS, Carlos César, comenta os resultados das eleições presidenciais ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa, …

"Liberdade para a Dinamarca". Novos incidentes em manifestação contra restrições

Uma manifestação contra as restrições impostas para conter a pandemia, organizada por um grupo radical, em Copenhaga, originou novos incidentes na noite de sábado e resultou em cinco detenções, relataram a polícia e os meios …

Pela primeira vez, um restaurante vegan ganha uma estrela Michelin em França

Um restaurante de comida totalmente vegan em França foi o primeiro do país a receber a desejada estrela Michelin. Localiza-se perto de Bordéus. A concessão da estrela ao ONA (Origine Non-Animale) é mais uma evidência de …

Onze mineiros resgatados com vida de uma mina de ouro na China

Onze mineiros presos há duas semanas dentro de uma mina de ouro na China, devido a uma explosão, foram hoje trazidos em segurança para a superfície, informou a televisão estatal chinesa. No dia 10 de janeiro, …

Multimilionário oferece 1 milhão em prémios por evidências de vida após a morte

Um empresário de Las Vegas, nos Estados Unidos, está a oferecer um milhão de dólares em prémios em troca de evidências de que existe vida após a morte. O investidor imobiliário e empresário espacial Robert Bigelow, …

Marcelo reeleito com 55% a 62% dos votos. Ana Gomes em segundo lugar

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito para um segundo mandato como Presidente da República, após vencer as eleições deste domingo com 55% a 62% dos votos.  Segundo as primeiras projeções, Ana Gomes deverá ficar em …

Itália vai processar Pfizer e AstraZeneca devido a atrasos nas vacinas. UE pede "transparência"

A Itália vai processar a Pfizer Inc e a AstraZeneca devido aos atrasos na entrega das vacinas contra a covid-19 e para garantir os fornecimentos – não para obter compensações, disse neste domingo o ministro …

Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos. As células específicas do …

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …