/

Arqueólogos descobrem mais de 600 moedas da era romana na Turquia

3

(dr) Aizanoi Excavation Archive

Arqueólogos descobriram numa antiga cidade grega, na Turquia, um jarro enterrado nas margens de um riacho cheio de moedas de prata da era Romana.

De acordo com o site Live Science, que cita Elif Özer, arqueóloga da Universidade Pamukkale, na Turquia, as 651 moedas têm cerca de 2100 anos mas, apesar disso, o texto e as imagens nelas gravados ainda são bem legíveis.

O jarro com as moedas estava enterrado nas margens de um riacho em Ezani, uma antiga cidade grega localizada no que hoje é Çavdarhisar, na província turca de Kütahya, e foi descoberto em setembro de 2019.

Depois de terem examinado este tesouro, os investigadores identificaram 439 peças como denários, pequenas moedas de prata de grande circulação no Império Romano, e 212 como cistóforos, moedas de prata do antigo Pérgamo (outra antiga cidade grega no noroeste da Turquia).

“Foi uma descoberta extremamente emocionante. É provável que um soldado de alta patente tenha estado em Ezani e tenha enterrado estas moedas aqui por algum motivo que ainda não sabemos qual é”, disse Özer ao mesmo site.

A arqueóloga adianta que muitas das moedas foram cunhadas no sul de Itália e todas elas datam do período entre o ano 75 A.C. e 4 A.C. Muitas estão decoradas com retratos de líderes políticos Romanos, como Júlio César, Brutus e Marco António.

Depois de a equipa ter finalizado o inventário deste raro achado, as moedas foram enviadas para o Museu das Civilizações da Anatólia, em Ancara, onde serão exibidas.

ZAP //

3 Comments

  1. Júlio César, Brutus e Marco António não foram imperadores. Foram politicos, governantes e militares. Deviam corrigir esse erro.
    O primeiro imperador romano foi Augusto.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.