A Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) já recebeu mais de 50 queixas devido à publicação na qual o deputado do Chega sugeria devolver Joacine Katar Moreira ao seu país de origem.
Em entrevista à rádio Observador, a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, avançou que já foram apresentadas 58 queixas à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) na sequência dos comentários de André Ventura sobre Joacine Katar Moreira no Facebook.
A secretária de Estado garantiu que “houve um volume muito grande de queixas” e que estas “estão a ter o devido tratamento”.
Questionada sobre uma eventual condenação formal, Rosa Monteiro explicou à rádio do jornal online que “abrindo-se o processo de contraordenação, são apurados os factos e é apresentada uma proposta de decisão à comissão permanente da CICDR”.
“A deliberação será tomada em consonância com a proposta de deliberação que é apresentada pelos juristas da comissão”, acrescentou.
No final de janeiro, o deputado do Chega sugeriu que a ex-deputada do Livre — agora deputada não inscrita — “devia ser devolvida ao seu país de origem“, depois de Joacine Moreira ter proposto que o património das ex-colónias em museus portugueses fosse devolvido.
“Eu proponho que a própria deputada Joacine seja devolvida ao seu país de origem. Seria muito mais tranquilo para todos… inclusivamente para o seu partido! Mas sobretudo para Portugal!”, escreveu Ventura no Facebook.
Há por aí muita gentinha com as prioridades todas trocadas!…
O Ventura é um palerma populista, mas acerta muitas vezes; neste caso acertou em cheiro!!
Também ainda estou para perceber onde está o racismo nas declarações do Ventura!…
Concordo consigo, apenas discordo na forma como adjectivou o André Ventura, precisamos de mais como ele, e lembre-se que tal comentário, do José Ventura, foi feito com ironia.
É André Ventura e, obviamente que ele estava a ser irónico.
Mas, precisamos de mais como ele para quê?
Para fazer barulho e constatar o óbvio, mas sem apresentar soluções concretas para os problemas do país?
E ele só se lembrou disso agora, depois de fazer parte do tal sistema que tanto critica – tendo sido até candidato pelo PSD/CDS à Câmara de Loures?
Acordou agora depois de andar anos a fazer cenas na CMTV (ainda há pouco faltou à Assembleia para ir para lá comentar a “palhaçada” do futebol!) e depois de andar a escrever livros para a carneirada fanáticas e alienada do futebol (com a vigarista, perdão, vidente bruxa Maya)?!
Lamento mas ele vai ter que fazer muito mais e melhor para eu deixar de o considerar um palerma!!
Embora, como é natural, há situações (como esta) em que eu concordo com ele!
E eu tenho de concordar consigo, por vezes a nossa memória é convenientemente curta, foi o meu caso.
Ainda bem que concorda.
Dificilmente alguma vez votarei no Ventura mas, quando ele tem razão, tem razão!
E este é um desses casos.