//

552 raios registados em 12 horas na Galiza

dpnsan / Flickr

-

Um total de 552 raios foram registados nas últimas 12 horas no território galego devido a um temporal que ultrapassou os 40 litros de chuva por metro quadrado em algumas zonas, noticiou hoje a Efe.

De acordo com fontes da Meteogalicia, as algumas rajadas de vento chegaram a superar os 130 quilómetros por hora.

A elevada atividade radioelétrica foi registada especialmente nas províncias da Corunha e Pontevedra durante a noite passada, disse à Efe o meteorologista Lino Naranjo.

Em algumas autarquias do interior de Pontevedra registou-se a queda de 40 litros de água em 12 horas, de 15 a 20 litros em alguns pontos da Corunha e de 16 litros em Santiago de Compostela, algo que “não supõe um volume de chuva muito elevado”, embora esta tenha caído “num curto espaço de tempo”, com “momentos de grande intensidade”, acrescentou.

Nas próximas horas, adiantou o meteorologista, prevê-se a continuação de instabilidade nas zonas marítimas, embora em terra esteja prevista uma melhoria das condições do tempo, embora com chuva menos intensa e com neve a partir dos 800 metros.

O mau tempo também se faz sentir em Portugal, tendo provocado 50 desalojados no Norte do país.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma ligeira melhoria do estado do tempo a partir da tarde de hoje e até segunda-feira, quando a chuva e o vento fortes vão regressar.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.