Mais de 500 crianças sofreram abusos em coro católico alemão

Lawrence OP / Flickr

Pelo menos 547 crianças do famoso coro católico alemão de Regensburg (Ratisbona) foram vítimas de maus-tratos, incluindo violações, cometidos entre 1945 e os anos de 1990, segundo um relatório de investigação divulgado esta terça-feira.

Cerca de cinco centenas de crianças do coro “Regensburger Domspatzen (os “pardais” da catedral de Regensburg)” foram vítimas de maus-tratos físicos e 67 foram agredidas sexualmente, incluindo violações, segundo as declarações feitas por Ulrich Weber, advogado nomeado pela Igreja para esclarecer este caso, que foi denunciado em 2010.

Estes números estão bem acima dos publicados em janeiro de 2016, quando um relatório provisório apontou 231 vítimas. Em fevereiro de 2015, as autoridades católicas locais só haviam reconhecido 72 vítimas.

Os fatos referem-se a delitos e a crimes que vão desde a violação à privação de comida, passando ainda por espancamentos e agressões sexuais.

A maioria dos casos, no entanto, já estão prescritos e os 49 alegados autores identificados no relatório não devem ser processados. Cada vítima deverá receber até 20 mil euros de indemnização.

Segundo Weber, as vítimas descreveram a sua passagem por este coro milenar e mundialmente conhecido como “uma prisão, um inferno e um campo de concentração” (…), o pior momento das suas vidas, “marcado pelo medo, pela violência e sofrimento”.

O irmão do papa emérito Bento XVI, monsenhor Georg Ratzinger, dirigiu o coro de crianças entre 1964 e 1994. O religioso, hoje com 93 anos, assegurou que não tinha conhecimento dos abusos sexuais no seio do coro, fundado no ano de 975.

Segundo Weber, o irmão de Bento XVI sabia e teria “fechado os olhos“, perpetuando a “cultura do silêncio” que reinava no coro e para proteger a instituição, que era muito premiada.

Em 2010, um antigo membro do coral, o chefe de orquestra e compositor alemão Franz Wittenbrink, revelou à revista alemã Der Spiegel a violência de que era capaz Georg Ratzinger, sugerindo ainda um “sistema de punições sádicas que estavam ligados ao prazer sexual”.

Este escândalo é um dos muitos que sacudiram nos últimos anos a Igreja Católica. Bento XVI e o seu sucessor, o papa Francisco, pediram perdão pelos casos de pedofilia que abalaram o clero católico.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …

Cerca de 40% dos hospitais têm ruturas diárias de medicamentos

Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento. Quase 40% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam ter diariamente ruturas no fornecimento …

Secretário de Estado: despenalizações como a que absolveu o Benfica vão terminar. "Será inapelável"

João Paulo Rebelo assegurou que a entrada em vigor da lei de combate à violência no desporto evitará situações como a que levou à recente anulação do castigo imposto ao Benfica. O secretário de Estado da …

Morales quis dialogar. Presidente interina da Bolívia mandou-o calar-se

O ex-Presidente Evo Morales ofereceu-se para regressar à Bolívia para "ajudar a pacificar o país, não para ser candidato", mas Jeanine Añez, que assumiu a presidência interina do país, respondeu que Morales não pode participar …

Cientistas reconstruiram a cara mutilada de uma guerreira Viking

Um esqueleto encontrado num cemitério Viking em Solør, na Noruega, tinha sido identificado como sendo de uma mulher há vários anos, mas os especialistas não tinham a certeza se tinha sido verdadeiramente uma guerreira. Agora, a …

Banco de Portugal vai pagar ao Estado valor recorde em dividendos em 2020

O Banco de Portugal deverá pagar ao Estado cerca de 550 milhões de euros em dividendos em 2020. Este é o montante que está em cima da mesa, mas ainda é prematuro calcular o valor. A remuneração …

Governo aprova salário mínimo de 635 euros para 2020

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o aumento do salário mínimo para 635 euros a partir de janeiro de 2020, medida que o Governo estima que poderá abranger 720 mil trabalhadores, foi anunciado. Em conferência …