Mais de 500 crianças sofreram abusos em coro católico alemão

Lawrence OP / Flickr

Pelo menos 547 crianças do famoso coro católico alemão de Regensburg (Ratisbona) foram vítimas de maus-tratos, incluindo violações, cometidos entre 1945 e os anos de 1990, segundo um relatório de investigação divulgado esta terça-feira.

Cerca de cinco centenas de crianças do coro “Regensburger Domspatzen (os “pardais” da catedral de Regensburg)” foram vítimas de maus-tratos físicos e 67 foram agredidas sexualmente, incluindo violações, segundo as declarações feitas por Ulrich Weber, advogado nomeado pela Igreja para esclarecer este caso, que foi denunciado em 2010.

Estes números estão bem acima dos publicados em janeiro de 2016, quando um relatório provisório apontou 231 vítimas. Em fevereiro de 2015, as autoridades católicas locais só haviam reconhecido 72 vítimas.

Os fatos referem-se a delitos e a crimes que vão desde a violação à privação de comida, passando ainda por espancamentos e agressões sexuais.

A maioria dos casos, no entanto, já estão prescritos e os 49 alegados autores identificados no relatório não devem ser processados. Cada vítima deverá receber até 20 mil euros de indemnização.

Segundo Weber, as vítimas descreveram a sua passagem por este coro milenar e mundialmente conhecido como “uma prisão, um inferno e um campo de concentração” (…), o pior momento das suas vidas, “marcado pelo medo, pela violência e sofrimento”.

O irmão do papa emérito Bento XVI, monsenhor Georg Ratzinger, dirigiu o coro de crianças entre 1964 e 1994. O religioso, hoje com 93 anos, assegurou que não tinha conhecimento dos abusos sexuais no seio do coro, fundado no ano de 975.

Segundo Weber, o irmão de Bento XVI sabia e teria “fechado os olhos“, perpetuando a “cultura do silêncio” que reinava no coro e para proteger a instituição, que era muito premiada.

Em 2010, um antigo membro do coral, o chefe de orquestra e compositor alemão Franz Wittenbrink, revelou à revista alemã Der Spiegel a violência de que era capaz Georg Ratzinger, sugerindo ainda um “sistema de punições sádicas que estavam ligados ao prazer sexual”.

Este escândalo é um dos muitos que sacudiram nos últimos anos a Igreja Católica. Bento XVI e o seu sucessor, o papa Francisco, pediram perdão pelos casos de pedofilia que abalaram o clero católico.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …